sexta-feira, outubro 30, 2015

Herdara do pai a coragem e a valentia
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 376




















Assim sucede. Não se inclui nessa cáfila de frouxos aqueles que partiram para cumprir missão ou acompanhar feridos e crianças.

Zinho, além de amparar Lupiscínio, seu pai, ferido com gravidade ao fim da tarde, levava o encargo de espalhar a notícia da morte de Natário com o objetivo de afrouxar a vigilância do inimigo, conforme lhe confiara o mesmo Capitão.

Jãozé, com o braço na tipóia e o ombro em frangalhos, conduzira em direção às cabeceiras do rio das Cobras uma caravana de mulheres prenhas ou paridas e a filharada.

Deixava no cemitério de Tocaia Grande a mãe, os três irmãos, a cunhada e uma das filhas, afora o compadre José dos Santos.

Zinho, Lupiscínio, Jãozé e os demais feridos: Elói, Balbino,
Zé Luiz e Ressu figuram assim na lista dos valentes a ser proclamada em alto e bom som para que sejam recordados se para tanto houver ocasião, ensejo e empenho, duvidosa hipótese.

Mesmo porque, uma vez ao menos, Durvalino acertara em seus presságios, os que não morreram, sofreram ferimentos: Zé Luiz ficou aleijado de uma perna, um jagunço arrancou um olho de Ressu com o punhal.

Em honra a seu correto raciocínio, abre-se a relação dos destemidos com o nome do popular caixeiro Durvalino Leva-e-Traz, inscrevendo-se a seguir, no atropelo da peleja, os de Lupiscínio, Zinho, Balbino, Guido, o oleiro Zé Luiz, o tamanqueiro Elói, Pedro Cigano, Zé dos Santos, Jãozé, Agnaldo, Aurélio e Dodô Peroba, que pusera em liberdade os pássaros ensinados.

Treze viventes pouco afeitos a armas de fogo e a sarilhos, à exceção do sanfoneiro que já vira de um tudo e já correra de muitos tiroteios.

A eles se juntaram, a partir de certo momento, os estancianos
Vavá e Amando que, ao contrário dos demais membros da família, não abriram o chambre, não picaram a mula.

 O clã se reunira, após a visita do Capitão, e decidiu manter-se à margem do conflito pelo menos enquanto não fossem atacados: o problema da posse da terra e das condições da lavoura discutiriam mais adiante.

Sia Leocádia concordara a duras penas, se mordendo por dentro. Diante do sucedido com a gente de Vanjé, os estancianos se dividiram, a maioria arribou, indo se refugiar em fazendas das cercanias.

Sob as ordens de Castor Abduim, de Fadul Abdala e do capitão Natário da Fonseca, somariam dezoito ao todo, mas seria injustiça sem nome e sem medida não contar as mulheres entre os colhudos só por lhes faltarem os ovos.

Os ovos, não a valentia: em intrepidez ninguém se comparava com Jacinta Coroca.

Além dela, ali deixaram a vida sia Vanjé, a nora Lia, Paulinha
Marisca, uma revelação, e sia Leocádia. Cega de um olho, um lanho na cara, Ressu perdeu as feições de querubim, ficou parecendo uma visagem.

Ainda mais injusto seria esquecer Edu e Nando, devido à pouca idade. Nando chegara a Tocaia Grande menino de onze anos, crescera num adolescente femeeiro, dodói das putas; morrera junto aos seus.

Por igual, Mirinho, filho de Tarcísio, neto de sai Leocádia, que, à revelia dos pais e dos tios, veio colocar a esperteza dos irrequietos doze anos à disposição de Natário, tendo sido de real utilidade para espionar os movimentos do inimigo.

Capturado numa dessas idas e vindas, mataram-no a sangue-frio, arrancando - lhe as tripas. Edu caiu combatendo ao lado de Fadul: herdara do pai o desassombro e a pontaria.

O balanço final daquelas dez horas de tiroteio, de tocaias e de corpo-a-corpo, de paus-de-fogo e de armas brancas, acusou um total de quarenta e oito mortos, sendo vinte e dois habitantes de Tocaia Grande entre velhos, jovens e crianças, e vinte e seis assaltantes, entre os quais o cabo Chico Roncolho e o facinoroso Benaia Cova Rasa.

Site Meter