quinta-feira, outubro 29, 2015

Igreja de Nª. Sª. da Piedade no centro de Santarém

Lenda da Nª. Sª.


da Piedade















Constitui, esta, uma das mais recentes lendas de Santarém, ligada à Guerra da Restauração, à vitória das tropas portuguesas na batalha do Ameixial, e à fundação da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, por D. Afonso VI, no actual Largo do Seminário, em reconhecimento pelo sucesso milagroso atribuído à imagem de Nossa Senhora da Piedade, a qual hoje continua a venerar-se naquela igreja.

Conta a lenda que os de Santarém, ao verem aproximar-se os castelhanos do caminho de Lisboa (depois de terem tomado uma fortaleza fronteiriça no Alentejo), recorreram à imagem de Nossa Senhora existente numa ermida junto à Porta de Leiria, ao tempo de grande devoção e muito frequentada, para que a mãe de Cristo intercedesse e protegesse os Portugueses, pedindo-lhe um sinal para a sua fé.

E obtiveram tal sinal, porquanto a imagem de Nossa Senhora se inclinou sobre o rosto do Filho, enquanto que o rosto deste quase se uniu com o de sua Mãe, de tal modo que não cabia entre um e outro mais que uma mão travessa, depois um dedo e, no dia seguinte, a aproximação entre os rostos não possibilitava, sequer, que coubesse entre eles a fina toalha de Nossa Senhora.

Assim se juntaram as tropas que de Santarém saíram às tropas do Conde de Vila Flor, com destino ao Alentejo, onde em Ameixial venceram os castelhanos, obrigando-os a retirarem-se.

Foi nessa ocasião que D. Afonso VI ordenou a edificação do actual templo de Nossa Senhora da Piedade, com demolição da Porta de Leiria e no lugar onde já existia a antiga ermida.
  

Site Meter