terça-feira, abril 26, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 250



















Por esses tempos, a antipatia por ela já grassava no mosteiro o que também a ajudou a decidir-se. As monjas avisaram Maria de que se Chamoa fosse apanhada a roubar mais vinho das adegas, corria o risco de ser expulsa antes do Natal.

Minha esposa ainda tentou extrair da irmã uma promessa de bom comportamento, mas abandonou Vairão preocupada, embora paradoxalmente, esperançosa.

Talvez Chamoa se decidisse a deixar o Mosteiro antes de ser posta na rua...

Depois desse alerta a rebeldia da rapariga amainou um pouco, mas só em Setembro foi finalmente substituída pelo renascimento da vontade de mudar de vida.

Quando o primo Mem Tougues, desta vez sozinho, a veio visitar, Chamoa alegrou-se e teve até orgulho nele, pois considerou-o o único homem que nela pensava.

Passearam juntos no claustro de Vairão, e ao despedir-se do primo, no coração torturado de Chamoa, nasceu a imprevista possibilidade de uma alternativa.

Contente, a rapariga incentivou-o a voltar, e quando Mem Tougues regressou para nova visita, num dia soalheiro e ainda quente, em finais de Setembro, que lhe recordou a infância passada em Tui, Chamoa foi passear com ele pelos campos, quebrando mais uma regra do mosteiro, o que gerou novo incómodo das monjas.

A meio da tarde estavam ambos sentados em cima de uma manta, comendo e bebendo vinho que Mem Tougues trouxera e Chamoa sentiu-se ligeiramente embriagada, mas ao mesmo tempo animada e feliz. Coisa que não acontecia há muito.

De súbito, invadiu-a a total certeza de que não era capaz de permanecer mais em Vairão. Estava esgotada, farta daquela vida regrada e das embirrentas religiosas.

 - Não tenho feitio para isto – admitiu.

Mem Tougues, esperto e interesseiro, aplaudiu a conclusão, criticando as reclusas que ali viviam e distinguindo-as claramente da prima, que tinha tanta vida dentro dela.

Subtil, relembrou-lhe as faltas que ali sentia, a impossibilidade de ver as filhas e a família, mas também a solidão feminina, tão desprovida de encantos.

 - tendes de esquecer a viuvez, encontrar um marido, um homem que vos faça sentir emoções fortes de novo! – exclamou Mem Tougues.

Charmoso, gabou a beleza rara da prima, nada afectada pela existência recolhida, e o sucesso que fazia nos homens, contando que muitos lhe perguntavam por ela e não percebiam como uma mulher tão encantadora tinha sucumbido àquela agreste clausura.

Enfeitiçada pela lisonja hábil de Mem Tougues e tocada pelo vinho que já bebera, Chamoa começou a render-se e deixou-se ser beijada.

De repente, o contacto com o corpo, as mãos e a boca dele inebriaram-na, a tal ponto que se deixou ir, como nunca antes o fizera.


Amaram-se um pouco à pressa e de forma atabalhoada, pois era a primeira vez que o faziam, no passado só tinham trocado beijos picantes e carícias efusivas, mas nunca ela se entregara até ao fim.

Site Meter