segunda-feira, agosto 22, 2011

INFORMAÇÔES ADICIONAIS



À 11ª ENTREVISTA SOBRE O TEMA:


“A ANUNCIAÇÃO DE MARIA” (1)







A Saga Maravilhosa de Nascimentos

O texto da Anunciação do Evangelho de Lucas - que interpretado como um relato histórico fundamenta o dogma da virgindade de Maria - está inspirado literalmente em várias profecias : Sofonias (3,14-18), Isaías (7.14 e 9, 5).

Todo o Antigo Testamento está cheio de crianças nascidas por um "milagre" maravilhoso, como um dom de Deus para suas mães, que eram inférteis ou velhas, já sem esperanças de engravidar: Isaque (Gênesis 18:9-14) Sansão (Jueces 13,1-7), Samuel (1 Samuel 1:1-18).

No Novo Testamento, João Batista (Lucas 1,5-25). Desde que são relatadas as vidas de grandes homens a partir do seu nascimento, os autores desses relatos sempre quiseram destacar que, para além do ato pelo qual seus pais os geraram, também foram um presente especial de Deus para o povo.

O Dogma da Virgindade

No ano 649, no Concílio de Latrão, foi proclamado que Jesus foi concebido "absque Spiritu Sancto ex Semine" (sem sêmen, pelo Espírito Santo). Séculos mais tarde, em 7 de Agosto de 1555, a Constituição Apostólica declarou assim o dogma da virgindade de Maria:

- “Em Deus, Pai, Filho Espírito Santo, com a autoridade apostólica, corrigimos todos aqueles que afirmam que Jesus Cristo não foi concebido por obra do Espírito Santo, mas apenas como os outros homens… ou que a mesma beatíssima Virgem Maria não seja Mãe de Deus permanecendo sempre perfeita ou na integridade virginal… antes do nascimento, durante o parto e perpetuamente depois do parto.”

Site Meter