segunda-feira, agosto 22, 2011

TEREZA

BATISTA


CANSADA


DE



GUERRA



Episódio Nº 185




Completamente céptica a respeito de devotamento e afeição, Nina não acredita no amor de Tereza pelo doutor, não passando a fidelidade, o desvelo, o carinho, de hipocrisia e representação com o objectivo de meter a mão na herança. Agora, rica e independente, fará a sabidória o melhor que lhe der na telha. Quem sabe, pode até manter o interesse demonstrado pelos dois meninos, sobrando algo para eles da maquia surripiada aos Guedes, tudo é possível.

Por via de dúvidas, Nina enche a voz de simpatia e lástima:

- Coitada de siá Tereza, gostava tanto dele…

- Nina, por favor me deixe só.

Estão vendo? Já começa a pinóia a mostrar as unhas, a arreganhar os dentes.

16

Um dia Alfredão veio despedir-se:

- Vou embora siá Tereza, Misael vai ficar em meu lugar, é bom rapaz.

Tereza soubera pelo doutor do pedido de Alfredão: trazido por um mês, numa emergência, estava há seis longe da família e da usina, onde sempre vivera sem serviço definido, à disposição de Emiliano, pau para toda a obra, bom no gatilho. Se não fosse pelos netos, ficaria em Estância, gostara daquela terra de gente boa, mais ainda de Tereza:

- Moça direita, seu doutor, não existe outra. Sendo tão moderna tem juízo de pessoa de maior, só sai de casa por necessidade e na rua não dá trela a ninguém. Vive de olho na porta, na agonia do senhor chegar, toda a hora me pergunta: será que ele chega hoje, Alfredão? Por essa eu afianço, é merecedora da protecção de seu doutor. Fora do senhor, só pensa em se instruir.

Fundamental para o definitivo julgamento de Tereza, Alfredão fornecera ao doutor dados, pesos e medidas, factos sucedidos nas contínuas ausências: desde as propostas da professora de corte e costura às tentativas de intriga da comadre Calu, passando pela corrida ainda hoje comentada do caixeiro viajante Avio Auler, espécie de Dan do Sindicato dos Comerciantes, sedutor de segunda ordem, catita na brilhantina e na loção barata.

Transferido do Sul da Bahia para Sergipe e Alagoas, deslumbrou-se com a fartura de moças bonitas de Estância, todas donzelas, infelizmente. Andava à cata de prato mais completo e suculento, mulher boa de cama, sem perigo de noivado e matrimónio, com o tempo livre e o peito em ânsia, inactiva amásia de um ricaço, enfim. Soube de Tereza e a enxergou saindo de uma loja, aquela formosura.

Pôs-se atrás dela a lhe dizer graçolas, possuía inesgotável sortimento de galanteios, cada qual mais supimpa. Tereza apressou o passo e o galante fez o mesmo e, tomando-lhe a frente, postou-se diante da moça a lhe impedir caminho.

Sabendo como seria desagradável para o doutor qualquer escândalo a chamar a atenção sobre ela, Tereza tentou desviar-se, mas o cometa abrindo os braços não lhe deixou passagem:

-Não passa se não me disser seu nome e quando podemos conversar…



(clik na imagem)

Site Meter