sexta-feira, outubro 30, 2015

Assim Nasceu Portugal                          (Domingos Amaral)



Episódio Nº 97

















Onde posso encontrar o demónio branco?

A mulher abanou a cabeça.

 - Não tenteis matá-lo. Não sois forte como ele. Nem eu o consigo, mesmo com as minhas artes.

Mem duvidou dela e disse:

 - Todos os homens podem ser mortos, mesmo os mais perigosos.

A mulher abanou a cabeça outra vez, contrariando-o e declarou:

- Este só pode ser morto pelo califa. Ou por um rei.

Mem, espantado, perguntou:

- O califa vai voltar?

A mulher confirmou que outro Califa voltaria, mas só dali a muitos anos. E adiantou que, não havendo ainda rei naquelas terras, talvez fosse por enquanto impossível matar o homem que cortara a cabeça ao pai de Mem Ramires.

Depois acrescentou.

 - Mas outros virão à minha procura, sou a única que conhece o segredo do homem velho das barbas.

O almocreve estava cada vez mais baralhado e suspirou desolado.

 - Não compreendo o que dizeis.

Ela olhou para o céu onde uma leve luz clareava no já longínquo horizonte a leste e resmungou:

 - Um dia ireis compreender.

Depois, como se estivesse a falar consigo mesma, murmurou.

 - Eram três, o que já morreu e mais dois, mas outro morrerá em breve. O último não me pode ver senão vai recordar-se.

Calou-se, espevitou a fogueira e foi buscar um vaso de água, por onde bebeu. Só depois voltou a falar, olhando para Mem, como se lhe confidenciasse um segredo.

Se perguntarem por mim, dizei que sou louca.

Mem estava espantado. Aquela mulher sabia muito sobre ele e, no entanto, pedia-lhe ajuda, mostrando-se vulnerável, quase assustada.

Curioso, interrogou-a.

 - O homem que degolou o meu pai quer matar-vos?

A mulher suspirou, mas não respondeu à pergunta dele, como se a não tivesse escutado, pois disse:

 - Por uma razão ou por outra, todos vão querer matar-me, cristãos e mouros. Mas só um rei saberá a minha verdade, se as mouras não partirem daqui antes desse dia. 

Site Meter