terça-feira, maio 16, 2006

A etologia estuda o comportamento animal




A Etologia é a ciência que estuda o comportamento dos animais e que nos revela coisas muito curiosas passíveis de interpretações relacionadas com os intrincados mecanismos de selecção natural nem sempre são fáceis de compreender, mas quem sabe bem disto é o Sr. Prof. Dawkins e, por isso, fiquemo-nos apenas pelo relato de um caso de canibalismo do mundo animal que ele nos revela e que é talvez dos mais conhecidos da generalidade das pessoas.

Refiro-me ao canibalismo macabro das fêmeas do Louva-a-Deus, predador implacável do mundo dos insectos e em que as fêmeas, consideravelmente maiores do que os machos e dotadas de grande ferocidade e apetite, não se coíbem, caso tenham oportunidade, de comer o amante, arrancando-lhe a cabeça durante o próprio acto sexual ou imediatamente a seguir. Aliás, muitos dos seus gestos e movimentos deram origem a práticas das artes marciais, sendo que o Kung-Fu é uma réplica de toda essa comportamentalidade da Louva-a-Deus.

Muita gente sabe disto, eu próprio já o sabia e o que mais contribuía para a minha perplexidade nem era propriamente o acto de canibalismo em si, porque o que há mais são mulheres que sem chegarem a esses extremos batem nos amantes e, recentemente, na Alemanha, um indivíduo a pedido de outro, matou-o e comeu-o e, por isso, foi condenado a prisão perpétua. E não foi certamente apenas uma questão de dieta...

O que me causava mais estranheza era o facto da fêmea do louva-a-deus começar a comer a cabeça do “esposo” durante o acto sexual não esperando, sequer, que ele terminasse a relação. Um pouco, passe a analogia, como se nas relações sexuais entre seres humanos, a mulher esfaqueasse e decepasse o marido, o namorado ou o amante ainda antes de ela atingir o orgasmo.

Parecia-me, da parte da “bicha”, apetite e ferocidade a mais e bom senso a menos para não dizer outra coisa, mas, afinal, a explicação surgiu agora como a revelação de um mágico:

- A cabeça do louva-a-deus macho é sede de alguns centros nervosos que são inibidores e por isso o que acontece é que ele em vez de cair para o lado, numa cena patética, no estertor da morte, gritando já a custo… “maldita, o que fizeste”!!!!… em vez disso ele continua a relação com uma perfomance muito superior à anterior porque a perda da cabeça não prejudica o resto do corpo do macho, antes melhora a sua cadência sexual… Oxalá as nossas mulheres só conheçam a aficácia desta teoria noutro tempo que não o nosso.

…É razão para dizer que ele estava mesmo a pedir que lhe comessem a tola ou então que a natureza tem justificações que não lembravam ao diabo…E isto eu não sabia nem me passava pela cabeça e por falar em cabeça…lagarto, lagarto, lagarto.
  • PS: Terá isto alguma relação com a teoria do lacrau aplicada ao Kissinger no Macroscópio?

Site Meter