segunda-feira, maio 15, 2006

Judas Iscariotes...



Deu-me satisfação saber que gostaste do meu último texto que me foi sugerido exactamente pelo teu Comments no blog do Cãocompulgas (eu gostava de dar 20 valores ao nome deste Blog por ser, de todos, o mais divertido, imaginativo e certeiro num campo onde já não é fácil ser “mais”do que os outros pois quando me deparo com ele vejo logo a semelhança entre um cãozito, rafeiro, que se vira e revira incomodado com as malditas das pulgas e as ideias de um cérebro criador que também saltam desesperadas à espera que o seu dono as ponha no blog… delicioso!).

Agradeço-te a recomendação do livro S. Judas Iscariotes pois eu queria aprofundar um pouco o assunto e o artigo do National Geografic não adianta muito para além da história que tem a ver com o aparecimento do próprio documento e que já foi passado também em documentário no programa da NG da TV, embora nele não deixe de ser dito o que nesta história me parece ser o mais fundamental:

- É que à medida que o Cristianismo se distanciava das suas origens como seita judaica, os pensadores cristãos (eu gostava de lhes chamar os grandes estrategas do lançamento da doutrina da Igreja Católica), consideraram cada vez mais conveniente culpar os judeus como o povo responsável pela detenção e execução de Cristo.

- Esta traição de Judas é desmentida neste documento que o apresenta como um herói, o eleito entre os restantes apóstolos e que entrega o Senhor às autoridades a pedido deste e sob a advertência de que iria ser amaldiçoado e isto, convenhamos, é uma autêntica “bomba” a levantar imediatamente suspeitas de fraude sobre o documento e é aqui que entra a National Geographic Society, a tal que gosta de ganhar dinheiro fácil à custa da Igreja Católica, no entender do JCN, contribuindo para o restauro e tradução do manuscrito e mandando-o submeter, num famoso laboratório da Universidade do Arizona, ao teste da datação por carbono sendo que as 5 amostras de papiro e do couro que serve de encadernação indicam que foi produzido entre 220 a 340 d.C. (como é que se quer que o JCN não lhe mande farpas?)

Pela análise dos especialistas em língua copta o texto foi traduzido do grego, que era a língua em que a maioria dos textos cristãos foram originalmente redigidos, durante os séculos I e II d.C.

A acrescentar a tudo isto o facto do bispo de Lyon, Ireneu, (era o JCN à época) por volta do ano 180 d.C. ter escrito, num longo tratado “Contra as Heresias” e que no meio de todas as denúncias e ataques a todos quantos apresentavam pontos de vista diferentes dos da Igreja se refere a um grupo que venerava Judas, o “traidor” e que tinha produzido uma “história fictícia”a que eles chamavam “ Evangelho de Judas”, o que significa que este senhor Bispo Ireneu já conhecia o documento escrito na língua original, o grego, que haveria depois de ser traduzido para copta e guardado dentro de uns potes e ser revelado ao mundo 17 séculos mais tarde, não é isto um facto incrível?

Quem fala verdade? Os Evangelhos”oficiais” ou o de Judas? E o Judas foi traidor ou herói? E quanto à verdadeira ideologia é a ortodoxa ou a gnóstica? Era só Jesus que ao mesmo tempo era humano e Divino como queria o Ireneu e quer o JCN ou os homens comuns como alguns de nós - que também temos capacidades para estabelecer ligação com Deus?

- É indiscutível que isto é matéria muito interessante para os estudiosos mas eu acrescento ainda mais uma pergunta:

- Será que ela interessa aos milhões de crentes que por esse mundo fora, imbuídos de fé, peregrinam por todos os caminhos que desembocam nos locais das aparições sejam em Fátima ou em Lourdes?

- Alteraria alguma coisa no espírito dos crentes vir agora alguém dizer, 17 ou 18 séculos depois, que afinal o Judas parece que não foi o traidor que se dizia e a Igreja a insistir que foi sim senhor porque o que vale é o que está escrito nos 4 Evangelhos, do Mateus, Marcos, Lucas e João, até porque Evangelhos há muitos para além do de Judas ainda teríamos o do Tomé, da Maria, do Pedro, da Verdade, uns a dizerem coisas diferentes dos outros e de repente teríamos de voltar quase dois mil atrás para resolver um problema que desde então ficou resolvido.

Na Igreja Católica de Roma Judas é traidor e ponto final. Só faltou o JCN afirmá-lo... Mas para quê se nós sabemos que é isso exactamente o que o senhor pensa.

Em 181 d.C. o Bispo Ireneu tinha razões para não estar muito descansado porque ainda estava tudo muito fresco nessa data e nada assegurava que não pudesse haver um volte face …mas hoje, 1800 anos depois, o Sr. JCN pode estar perfeitamente descansado porque quem queira um Judas herói tem que arranjar outra religião porque a Católica já tem um e é traidor…

Na próxima 2ºFª já vou aqui à Caminho tratar de adquirir o livro S. Judas Iscariotes de Fátima Pinto Ferreira, Ed. Cosmos, 2006 - e um outro, O Gene “divertido” ou coisa parecida que explica muito daquilo que somos e porque o somos, como agora acaba de ser demonstrado cientificamente num estudo Sueco no que respeita à homossexualidade e que era aquilo que a gente já “sabia” para desespero dos que preferiam continuar a ver neles, pervertidos e delinquentes da moral e dos bons costumes ou então autenticas “anedotas”para divertirem o pessoal e engordar os cofres da TVI como o “conde” JCB que lá trabalha, eu ia dizer faz macacadas mas não quero ofender os nossos “primos.”

Nem uma coisa nem outra…vem já do gene.

Claro que me apercebi logo do parágrafo da autoria do macroscópio que teve toda a oportunidade porque a esta gente o que não lhes falta é lata, descaramento, sentem-se a si próprios num outro mundo, no das “stars,” no qual, o que se aplica aos outros não tem nada a ver com eles, que estão acima, pairam…olha, como dizia o outro que era muito mal-educado: “pavões de merda é o que eles são”.

Em certas situações não há nada melhor que a linguagem do povo para pôr cá fora o que nos vai por dentro.

E agora, que já desabafamos, nós, e o outro, o tal que é mal-educado, resta-me apenas desejar-Vos a todos uma boa semana.

Site Meter