quarta-feira, julho 13, 2016

Para os adultos aprenderem...
O Momento

mais lindo....

















O jogo tinha acabado, a França perdido, e os franceses, anestesiados pela surpresa, desgosto e o sabor amargo da derrota, só lhes restava chorar.

Foi o que fez um espectador francês que não resistiu à emoção e afastou-se em lágrimas sem ter compreendido o que lhe aconteceu... até que um menino português, de uns dez anos de idade, se aproximou com pudor, receoso, lhe pegou na mão para o consolar e quando o francês, reconhecido, parou para o abraçar, ele disse-lhe ao ouvido:

 - “Vocês jogaram bem, mereciam ganhar, só que o Patrício não deixou...”.

Coisa maravilhosa!

Naquele momento e naquela situação, o que de melhor ocorreu àquele menino português, de dez anos, fazer, com humildade e ternura, foi consular um adulto francês desgostoso, como que a pedir-lhe desculpa por ter ganho.

Esta cena ficou gravada, por sorte, e milhões de pessoas puderam vê-la e aprender com ela, ouvindo mais tarde aquela criança, já em entrevista na sua casa, dar uma autentica lição de moral ao mundo, especialmente àqueles franceses chauvinistas, que são antipáticos e sobranceiros, pelo menos com os portugueses, que se habituaram a desconsiderar por insistirem em ver neles apenas serventes de pedreiro e porteiras de prédio.

Reagiram à derrota da França dizendo mal da vitória dos portugueses e dificilmente poderia ter sido de outro modo, de acordo com aquilo que relatam os profissionais da Comunicação portuguesa que lá estiveram e acompanharam o desenrolar do evento.

Aquela criança, pelo seu comportamento, é esperança do mundo no futuro, e mesmo que essa esperança venha a ser gorada, como acontece quase sempre ao que é de muito bom e bonito no relacionamento dos homens, foi reconfortante tê-la conhecido.

O golo de calcanhar do Ronaldo e o da vitória do Éder, foram quase tão bonitos como o seu gesto...

Site Meter