sábado, agosto 06, 2016

Brasil, meu Brasil brasileiro...




















Nada parece correr bem aos nossos irmãos brasileiros, embora, por cá, não vivamos em mar de rosas.

As pessoas com mais estudos – onde é que eu já ouvi isto?... – estão a deixar o Brasil, os produtos estão muito caros, os serviços de atendimento são ruins e as pessoas estão impreparadas para receberem um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos.

O Brasil de hoje não é, infelizmente, aquele que se esperava que fosse quando, em 2009, lhe foi confiada a organização dos Jogos Olímpicos.

Pensava-se que estes poderiam ajudar na economia e no emprego mas, na realidade, não é isso que está a acontecer.

Os 120.000 postos de trabalho criados no Rio de Janeiro são de carácter precário e representam uma gota de água para a população de 6 milhões de pessoas na cidade e a inflacção provocada não serve a economia com a super valorização dos imóveis.

Assim, em vez de ajudar, os Jogos Olímpicos desajudam.

Não adianta esperar que estes grandes acontecimentos desportivos sejam solução para problemas económicos.

Em todos os países em que ocorreram gerou-se uma expectativa e, no caso do Brasil, não parece que a promoção turística que lhe estão associados, tornem muito mais conhecido um país que tem o seu grande cartão de visita ligado ao samba, Carnaval e às Passagens de Fim de Ano, na marginal de Copacabana, no Rio de Janeiro, das quais, tive a oportunidade de assistir a uma, em 1995.

É certo que houve infra-estruturas, 6,2 mil milhões de euros investidos, que geraram postos de trabalho, especialmente na construção, mas uma vez terminadas, esgota-se o trabalho a elas directamente ligadas, e muitas não vieram a aproveitar a ninguém.

No Hospital Miguel Couto, havia pacientes à espera no corredor, situação trivial por esse mundo fora, enquanto que, ao lado, havia uma ala fechada construída para os Jogos Olímpicos e fechada por falta de verba.

 Não fosse uma Acção Judicial, o povo só viria a saber dela depois do Jogos, povo que vai pagar com os seus impostos esta festa que, no fundo, é mais para estrangeiros.

Site Meter