sábado, novembro 14, 2009


A MINHA IRMÃ ÁRVORE



Conta-se a história daquele homem que já muito velhinho, sentindo-se doente, saiu ao seu quintal e por momentos abraçou cada uma das suas árvores. Depois regressou a casa, deitou-se e morreu tranquilo.

Era irrelevante que as árvores fossem diferentes: uma figueira, uma laranjeira e uma oliveira. A todas, ao longo de uma vida, tratara de igual modo: regara-as de acordo com as suas necessidades e arrancara-lhes os ramos secos.

Elas, em troca, deram-lhe a sombra à qual se recolhia nas tardes solarengas de verão e os frutos:

- Figos pretos de tamanho médio, doces e saborosos;

- Laranjas grandes e sumarentas;

- Azeitonas que ele retalhava, demolhava para perderem o sabor acre e depois salgava e temperava com sal e orégãos. Com nacos de pão de trigo caseiro eram o melhor acompanhamento.

Naqueles momentos em que percebera que a vida o ia abandonar não conseguiu evitar vê-las mais uma vez, tocar-lhes com afecto, no fundo… despedir-se delas.

De certa forma, é uma falácia afirmarmos que somos donos das árvores…vivem muito mais tempo que nós, já cá estavam quando nascemos, cá ficam depois de morrermos e as suas vidas correspondem à vida de gerações de pessoas. Algumas mesmo mantém-se vivas durante muitas centenas de anos para não referir já o velho pinheiro chamado de “matusálém”, da espécie Pinus Longaeva, da Califórnia, que sobreviveu 4.800 anos.

Quanto ao seu tamanho, algumas deveriam ser consideradas Monumentos da Natureza:

- As Sequóias “Sempre Verdes” da costa norte-americana do Pacífico batem todos os recordes chegando a atingir, a mais alta de todas, 115,6 metros;

- A Sequóia “Gigante”, a maior árvore do mundo, tem 1.489 m3 de volume o que significa que seria necessário uma frota de quase 40 camiões TIR de 40 ton. para a transportar.

Este conjunto de Sequóias encontram-se hoje resguardado no Parque Nacional das Sequóias, na Califórnia.

Mas o homem, que se tem permitido destruir sem dó nem piedade esta herança fabulosa de vida, continua cego por interesses de “hoje” sacrificando o futuro das gerações que o seguem. No fundo, prevalece o egoísmo da geração presente numa postura que se traduz no tal: “quem vier atrás que feche a porta…”

Nem sempre terá sido assim:

- O homem do paleolítico vivia em comunhão com a natureza numa época em que predominavam as florestas.

No silêncio da noite, nos seus locais de dormida, ele ouvia os sons do vento perpassarem por entre as folhas dos ramos mais altos e sensíveis das árvores que o rodeavam.

Esses sons pareciam uma conversa em privado, umas vezes ligeiramente mais acalorada, outras em frases mais longas e monocórdicas interrompidas por silêncios intermitentes.

O homem do paleolítico ouvia, deitado, e pareceu-lhe a ele, ser primitivo, que eram os deuses que falavam com as árvores.

Humilde, frágil, dependente da natureza, mas muito sagaz e observador, pensou aproveitar aquele relacionamento entre árvores e deuses a seu favor utilizando aquelas como intermediárias entre ele e os deuses.

Assim, discretamente, levantou-se, dirigiu-se a uma das árvores mais altas, tocou-lhe com respeito e contou-lhe as suas angústias e receios e pediu-lhe que solicitasse aos deuses a protecção para si, para a sua família e para o seu grupo.

Passaram-se milénios e quase tudo aconteceu de então para cá: fomos compreendendo melhor as forças da natureza, domesticámos plantas e animais, construímos cidades e civilizações, progressivamente temos vindo a desenlear o fio do conhecimento científico e no entanto, apesar de um tão longo caminho percorrido desde então, eu próprio, que nem sequer sou crente, dou por mim a bater com os nós dos dedos da minha mão fechada na madeira do tampo da mesa – à falta de uma árvore - para afastar os mais presságios…

…. Por isso eu lhe chamo, de uma forma talvez menos veneranda que o meu antepassado do paleolítico: Minha Irmã Árvore.

CARLOS MENDES - AMÉLIA DOS OLHOS DOCES


CANÇÕES ROMÂNTICAS BRASILEIRAS
THE FEVERS - CÂNDIDA


TIETA DO
AGRESTE

EPISÓDIO Nº 279



Ainda embatucada, Tieta força o riso:

- Se fardou para isso? Ou vai me levar presa?

O militar não a acompanha no riso e na pilhéria:

- Não brinque com coisa séria, Tieta. A única maneira de prevenir a catástrofe, de salvar Agreste, é impedir a eleição de Ascânio.

- Impedir? De que jeito?

- Elegendo outro candidato.

- Qual? – repentina suspeita altera-lhe a voz – Não venha me dizer que você e a maluca da Carmô me escolheram…

- Essa seria a solução ideal se você não vivesse em São Paulo – O Comandante retira o boné, limpa o suor, coça a cabeça – Você me conhece, sabe que não sou homem de mentiras. Deixei a marinha e voltei para Agreste porque desejo viver em paz o resto da minha vida, tranquila, ao lado da minha mulher, neste pedaço de paraíso. Você sabe que não tenho outras ambições, sou feliz assim – Era como se tivesse despido a farda, novamente simples e cordial, despretensioso.

- E quem não sabe? Também eu, certos dias em São Paulo, tenho vontade de largar tudo e vir de vez para Agreste. Por isso comprei casa e terreno. Um dia vou fazer o mesmo que você.

- Com uma fábrica de dióxido de titânio funcionando aqui, nem vale a pena pensar nisso, nosso paraíso vai virar uma lata de lixo, como aconteceu na Itália. Enfrentamos uma situação excepcional, Tieta – Formaliza-se, a voz composta, o gesto firme, o olhar beligerante – Tão excepcional que me dispus a aceitar minha candidatura, proposta por um grupo de amigos. De patriotas. Para que essa candidatura deixe ser apenas um gesto, para que tenha possibilidade de vitória, é necessário que você se disponha a tomar a frente da campanha. Todos são de opinião que o povo apoiará seu candidato. Tudo depende de você. Vim lhe convocar, em nome do futuro de Agreste, para lutar por uma causa sagrada.

Tieta escuta, os olhos postos na face crispada do amigo. Pobre Comandante a comandar uma batalha perdida. Fanático pelo clima de Agreste, pela beleza selvagem de Mangue Seco, largara a carreira, despira a farda para ali esperar a morte desfrutando por muitos e longos anos vida sadia e tranquila. Tudo isso terminou, Comandante. Não adianta retirar a farda do guarda-roupa, colocar a medalha na túnica.

- Você acredita que nós, de Agreste, podemos influir para que a fábrica não se instale aqui? Eu não creio. Sei como essas coisas se passam. São decididas à revelia do Zé-povinho, não pedem a opinião da gente. Você vai sair dos seus cómodos, vai…

- Vou cumprir o meu dever. É nossa obrigação, a minha, a sua, dos que sabem o que significa essa indústria. Mesmo se tivesse de ficar brigando sozinho… Eu lhe disse, se lembra, que farei tudo para evitar a poluição de Agreste.

- Me lembro…

Ricardo intervém, a voz em borbotões:

- Me desculpe, tia mas o Comandante tem razão. Frei Timóteo falou que a gente deve agir sem perguntar pelo resultado. Pedro também pensa assim.

Tieta revê a figura magra do grade, a fisionomia franca e simpática do engenheiro, volta a ouvir a branda e fervorosa voz do religioso, o acento vibrante e apaixonado do ateu, um e outro referindo-se a crime e obrigação, perturbando-lhe o “dolce far niente”, fazendo-a sentir-se a última das ociosas, das inúteis, das imprestáveis. Agora aparece o Comandante, fardado, solene, exigindo o cumprimento do dever. Para se viver bem, repetia Felipe, homem sábio, é necessário antes de tudo abolir a consciência. A merda é que nem sempre se consegue.

Ferve a chaleira, Tieta passa o café, coloca xícaras na mesa. Ali Ascânio Trindade estendera o colorido desenho de Rufo, a deslumbrante visão do futuro. Escurecem novamente os olhos de Tieta recordando o asfalto derramado, soterrando o mangue, as vivendas erguidas sobre os escombros da povoação.

Choupanas, caranguejos, pescadores, sonhos adolescentes, dias de paixão, enterrados na podridão do dióxido de titânio. Nenhuma pastora
de cabras voltará a subir os cômoros, nunca
mais.

sexta-feira, novembro 13, 2009

CELINE DION - I AM YOUR ANGEL


CANÇÕES ROMÂNTICAS BRASILEIRAS

ROBERTO CARLOS - EU TE DAREI O CÉU



TIETA DO AGRESTE

A “TIETA” JÁ REGRESSOU DO PASSEIO À TURQUIA E AGORA, SEM MAIS INTERRUPÇÕES, SEGUEM-SE OS RESTANTES EPISÓDIOS DA HISTÓRIA.


EPISÓDIO Nº 278


DA PRIMEIRA VICTÓRIA DO CANDIDATO ECOLÓGICO, CONCEDENDO-SE AO LEITOR A REGALIA DE VER O COMANDANTE DÁRIO DE QUELUZ ENVERGANDO FARDA DE GALA



- Meu Deus, o que teria acontecido? Olhe para ele, Cardo… - Tieta aponta o comandante Dário de Queluz sentado na ponta da embarcação embicada na areia, enfiando meias e sapatos brancos, antes de pisar na praia.

- Nem que hoje fosse 7 de Setembro… - comenta o seminarista, não menos assombrado.

Uma vez por ano, no dia 7 de Setembro, em homenagem à festa da independência, o comandante Dário retira a farda do armário e da naftalina, mete-se nela e engalanado, comparece à solenidade comemorativa, no Grupo Escolar. Durante o resto do ano, gasta calça e camisa esporte na cidade, shorte e camiseta na praia. Por que cargas d’água aparece de uniforme, reluzindo ao sol de Mangue Seco? Jamais Tieta o vira assim trajado Fica diferente, sobranceiro e austero, parece outro, impõe respeito. Deve ter sucedido algo muito grave para o Comandante envergar a túnica de gala e ostentar a medalha do mérito naval. Tieta e Ricardo acorrem ao seu encontro:

- Cadê Laura? Ela está bem? – pergunta Tieta, preocupada.

- Está bem, mandou lembranças. Ficou em Agreste, eu volto em seguida. Vim aqui só para conversar com você, Tieta - A voz severa – Assunto sério e reservado.

Inquieto, Ricardo olha para a tia: terá a conversa a ver com eles? Vai-se afastando, o Comandante o retém:

- Não precisa ir embora, Ricardo, você já não é um menino. Mas fique avisado: nada do que for dito aqui pode transpirar. Conversa sigilosa.

A farda estabelece compostura e distância, firmeza de maneiras, pose quase arrogante. Chegam ao Curral, onde Tieta serve água de coco – uma das preferências do Comandante: não existe diurético igual, cara amiga! – põe a chaleira no fogo para passar um cafezinho.

- A data da eleição foi marcada, Tieta.

- Já se esperava, não? Carmô me disse que os jornais estavam falando…

Comandante Dário relata a visita do doutor Hélio Colombo, professor de Direito, advogado famosíssimo, um cérebro, uma capacidade, enviado a Agreste pela Brastânio. Sabem para quê? – pergunta, os olhos fuzilando de indignação, a voz funérea, como se denunciasse conspiração monstruosa, trama sinistra. Aliás, é o que está fazendo: tentando desmascarar e derrotar torva maquinação, abominável cabala. Ricardo escuta atento, olhos arregalados, indignado e solidário; Tieta ainda não entende o motivo da farda e da ênfase, da atitude heróica e dramática do Comandante.

- Sabe, minha amiga, qual será o primeiro acto de Ascânio após a posse? Não sabe? Vou lhe dizer: será desapropriar a área do coqueiral e em seguida cedê-la à Brastânio. Por isso estou aqui, Tieta, vim lhe buscar.

Site Meter