sábado, julho 30, 2016















Um casal está de férias em Macau. Passeando pela zona do mercado, a ver as coisas que por lá se vendem, passam por uma pequena loja de calçado, mais propriamente de sandálias, e ouvem uma voz lá de dentro num linguajar meio por meio, a dizer:

-  Vocês, estlangeilos! Entlem, entlem na minha humilde loja!
O  casal entra na loja e o chinês diz-lhes:

-  Tenho aqui umas sandálias especiais que penso que estalão intelessados.   Elas fazem ficale selvagem no sexo que nem um glande camelo do deselto,  quem as calçal ficalá  maluco.
A  esposa, mostra-se curiosa e interessada. O marido não se interessa nada por  elas, mas por descargo de consciência pergunta ao homem:

-  Como é que estas sandálias nos tornam muito mais activos  sexualmente?
O  Chinês explica:
-  É só explimentale...
O  marido depois de discutir um pouco com a mulher, cede e displicentemente  experimenta-as. Calça as sandálias e imediatamente ganha um olhar selvagem,  algo que a mulher não via há muitos anos.

Era o poder sexual cru e nu! Num  piscar de olhos, o marido corre para o Chinês, atira-o para cima da mesa  rasga-lhe as calças e... o Chinês começa a berrar:

-  Calçou ao contlálio!!! ... Calçou ao contlálio!!!...

Só e em silêncio...
Senhor, perdão

por tanta crueldade
















A figura do Papa, sentado numa cadeira, só e em silêncio, num pátio do campo de Awschwitz onde foram mortas, torturadas, assassinadas, milhares de pessoas vítimas de uma política execrável de um louco sanguinário que conseguiu chamar a si a capacidade de mandar em milhões de homens, é uma imagem que não me agradou muito.

Por quê, sozinho? – Apenas por que é Papa e Papa só há um?

O repúdio e a vergonha por tudo aquilo que ali se passou pertencem a toda a humanidade, a todos os homens e mulheres, europeus ou de qualquer outro continente, desta ou daquela religião, crentes ou não crentes.

O Papa Francisco pretendeu obter a atenção do mundo sobre a sua pessoa, na qualidade de Chefe da Igreja Católica, como se a sensibilidade à dor que ele ali representava, fosse mais forte do que a dos outros, os que não se fazem fotografar ali sentados, sozinhos, a rezar ou simplesmente a meditar.

É isto que me irrita no comportamento das pessoas religiosas. Querem sempre parecer mais do que os outros, melhor do que os outros, em nome de uma religião que professam ou representam, esquecendo-se que a história dessa religião, também ela, está cheia de atrocidades que foram cometidas em nome do seu Deus, com uma cruz na mão, de braço bem levantado, para que ninguém tivesse dúvidas do autor moral e material dessas mortes.

No entanto, o seu representante máximo, aparece agora, isolado, em silêncio, a penitenciar-se perante o mundo pelas atrocidades que outros cometeram.

Pode não ter sido essa a intenção mas também pode ser visto como um acto de propaganda religiosa sem pôr em causa, é evidente, o carácter de um homem bom que o Papa Francisco é e muitos dos seus antecessores, ao longo da história, não foram, mas as conclusões são livres e cada um toma aquela que mais lhe convier. 

A favor da paz mundial e do bem-estar dos povos, não sei se o Papa Francisco poderá fazer alguma coisa de concreto para além de rezar e meditar ali sentado, sozinho, deixando-se fotografar no campo de Awschwitz,  e assim correr mundo.

Infelizmente, hoje em dia, os políticos, aqueles que tomam decisões sobre o destino dos povos, nos mais variados campos do mundo que não aquele, não estão nada preocupados com a opinião do Papa, com o que ele pensa ou deixa de pensar, sobre o que ele medita ou deixa de meditar.

São apenas interesses materiais ambições políticas de carácter pessoal que vão decidindo sobre o mundo e as nossas vidas, como foi agora o caso do Brexit, provocado por homem político, o Sr. David Cameron, cuja ambição o levou a prometer “coisas” que viriam a redundar na saída da Inglaterra da Comunidade Europeia.

A política é, na verdade, a profissão mais perigosa do mundo pelas repercussões que podem ressaltar para todos de uma atitude tomada, muitas vezes, por um homem que não tinha a noção das consequências que ela podia ter.

O Sr. Cameron não pretendia os efeitos que o seu Referendo obteve, ele próprio o confessou, e é precisamente esta incapacidade de prever desfechos de uma decisão, que faz com que haja políticos bons e outros que não prestam.

O Sr. David Cameron, não prestava mesmo...

Quando, em vez de apenas uma simples decisão, aparentemente inócua, estamos perante um conjunto delas, de uma política, em suma, veja-se no que pode dar... um Papa, sentado numa cadeira, só, em silêncio, a meditar sobre as crueldades cometidas!   

domingo, julho 24, 2016


FÉRIAS




O Memórias Futuras, afinal, ainda vai mais uma semana de férias. Espero e desejo que durante esses poucos dias mais nenhum louco desate para aí a matar pessoas, por ser apenas desequilibrado ou por obediência e inspiração desses assassinos do Daesh, que também é uma forma de loucura.

Site Meter