sábado, fevereiro 07, 2009

NEIL DIAMOND - CRAKLIN ROSE



ABBA - DANCING QUEEN



CONNIE FRANCES - WHO'S SORRY NOW




Tieta do Agreste

EPISÓDIO 43



- É verdade, Tieta, o que os jornais dizem? Que a poluição em São Paulo está ficando intolerável?

- Uma coisa medonha. Tem lugares, nas zonas mais afectadas onde as crianças estão morrendo e os adultos ficando cegos. A gente passa dias e dias sem enxergar a cor do céu.

- Com tudo isso era lá que eu queria viver, desafia Elisa.

Tímida, Leonora contradiz, a voz mansa:

- Pois eu adoraria viver aqui. Se pudesse, não saía daqui nunca mais. Aqui, eu respiro, vivo, sonho. Lá não, lá se trabalha dia e noite, noite e dia. Trabalha e morre.

Ascânio tem vontade de pedir bis: repita essas palavras, são favos de mel. Ah! se ao menos ela fosse pobre…

Tão embevecido a contemplá-la, nem toma conhecimento do debate acalorado, filosófico e empolgante travado entre dona Carmosina, Barbozinha e o Comandante Dário sobre o objecto não identificado, visto pelos pescadores quando sobrevoava as dunas de Mangue Seco e o coqueiral sem fim.

Barbozinha se exalta, em explicações exotéricas, enquanto o Comandante se exibe vasta cultura de ficção científica e dona Carmosina fala em ilusão colectiva, fenómenos no corriqueiro.

O corte da luz, às nove horas, o badalar do sino da Matriz mandando o povo ordeiro para a cama, interrompe a discussão, todos se põem de pé, em despedida. Mas Tieta rompe a tradição:

- Nada disso, não são horas de ninguém dormir. Vamos conversar. Perpétua mande acender as placas. Onde já se viu dormir a essa hora? Ainda bem que o nosso jovem perfeito vai trazer a luz de Paulo Afonso. Para acabar com esses horários de galinheiro. Vamos tomar mais uma cervejinha, um refrigerante. A prosa está boa…

Rejubila-se Ascânio, prefeito ainda não, apenas provável candidato. Volta a sentar-se. Mas o Comandante e dona Laura preferem deixar a continuação da conversa para o dia seguinte e levam dona Carmosina, vão acompanhá-la até casa. Do bar chegam Aminthas, Osnar, Astério.

- Cuidado, prima, para o lobisomem não lhe pegar – recomenda Aminthas a dona Carmosina.

- Se assunte, malcriado.

Elisa e Peto acompanham o grupo dos sonolentos, de má vontade. Elisa arvora ar de vítima, melancólica; Peto pensa em fugir mais tarde em busca de Osnar. Prometeu levá-lo à caça, não cumpre o prometido.

Tieta convida os dois compadres:

- Entrem, não fiquem aí na porta. Venham tomar um gole de cerveja.

Osnar e Aminthas são notívagos, aceitam. Ricardo acabou de acender e colocar lampiões de querosene na sala. Perpétua ordena-lhe:

- Cardo vá dormir. Já passou da hora.

- Boa noite para todos, com a graça de Deus. A bênção Mãe.

Perpétua dá-lhe a mão a beijar, o rapaz dobra o joelho em ligeira genuflexão.

- A bênção, tia.

- Venha aqui para eu te abençoar. Nada de beija-mão. Meu beijo quero no rosto. Dois, um de cada lado.

Agarra com as mãos a cabeça do sobrinho enfarpelado na batina, beija-o nas duas faces, beijos estalados, deixam a marca do batom.

- Meu padreco!

Também Perpétua se despede:

- Boa noite. Fiquem à vontade. A casa é sua Tieta, Tieta.

Tão gentil, nem parece a mesma, irreconhecível.

- Tieta está domando a fera… - confia Osnar a Aminthas enquanto as irmãs trocam abraço e beijo, - Você já tinha visto dona Perpétua beijar alguém?

- Perpétua não beija, oscula – rectifica Aminthas.


SHERLOCK HOLMES E O SEU AMIGO WATSON




O grande detective Sherlock Holmes convidou o seu inseparável amigo e companheiro, Dr. Watson para acamparem.

Montaram a tenda e depois de uma boa refeição deitaram-se a dormir.

Algumas horas depois, Holmes acorda e diz ao seu fiel amigo:

- Meu caro Watson olhe para cima e diga-me o que vê.

Watson responde:

- Vejo milhares e milhares de estrelas.

- E Holmes pergunta:

- E o que é que isso significa?

Watson pondera um minuto, depois enumera:

- 1º - Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, biliões de planetas;

- 2º Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte;

- 3º Temporalmente, deduzo que sejam 03 horas e 15 minutos pela a altura em que se encontra a estrela polar;

- 4º Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e nós pequenos e insignificantes;

- 5º Meteorologicamente, suspeito que teremos um dia lindo.
Correcto?

Holmes fica um minuto em silêncio e por fim diz:

- Porra!... Watson, não vê que nos roubaram a puta da tenda?

Moral da história: … a vida é simples, nós é que a complicamos.

ELVIS PRESLEY - ARE YOU LONESOME TONIGHT



IVETE SALGADO/ JORGE ARAGÃO - LOUCURAS DE UMA PAIXÃO



SHIRLEY BASSEY - YESTERDAY WHEN I WAS YONG



sexta-feira, fevereiro 06, 2009


A Crise é Má Conselheira





Nada fará mudar a natureza humana quando se trata de sobreviver.

São comportamentos ou reacções, talvez mais estas, instintivas que obedecem a leis que se inscrevem em padrões de sobrevivência muito anteriores à própria civilização.

Quando se trata de sobreviver parece que o mundo é demasiado pequeno… os horizontes estreitam-se.

De certa forma, parece que foi isso que os trabalhadores ingleses apoiados pelos respectivos sindicatos nos quiseram dizer há dias, quando se manifestaram e fizeram greves de protestos contra a contratação de portugueses e italianos para uma empreitada de uma empresa francesa a operar no Reino Unido:

-… “Desculpem lá, isto não tem nada de pessoal, mas estamos na nossa terra e temos que defender os nossos empregos…” dizia o trabalhador inglês ao ser entrevistado para a televisão, a modos de quem pede desculpa.

Os trabalhadores portugueses regressaram a Portugal e ao falarem para a TV mostraram-se perfeitamente conformados, pensando lá para com eles:

- “…na nossa terra teríamos feito o mesmo.”

No fundo, é um procedimento de género idêntico ao que resulta das palavras do Presidente Obama quando pede ou estimula os seus concidadãos a comprarem americano e muitos outros países europeus a lançaram campanhas à aquisição de bens e serviços nacionais.

É verdade que a Comissão Europeia já assinalou que irá analisar a conformidade das novas regras americanas com os compromissos assumidos no âmbito da Organização Mundial do Comércio.

E também é verdade que no plano interno europeu irá ser prestada atenção às medidas que os Estados venham a tomar em violação do princípio da não descriminação.

É natural, portanto, que todas estas reacções proteccionistas com repercussões no mercado de trabalho venham a ocupar nos próximos tempos a agenda dos que têm que tomar decisões políticas.

O Dr. António Vitorino, face a estes comportamentos, afirma, com toda a razão que lhe assiste, que não só estamos a tornar mais difícil a saída da crise como, igualmente, a atentar contra valores civilizacionais.

Na verdade, uma medida proteccionista favorece no curto prazo mas prejudica no médio e longo prazo. A crise é global e tudo quanto possa contribuir para diminuir os fluxos comerciais internacionais de produtos e serviços, prolongará e agravará a crise.

No plano civilizacional é, realmente, um retrocesso, um voltar atrás, ao tempo do cada um por si mas, como resistir nestes tempos de sobrevivência a estas atitudes?

Lembramo-nos todos, quando ainda não há muitos meses, duas cidades no norte de Portugal disputaram duramente entre si, a instalação de uma fábrica que iria criar postos de trabalho em qualquer um dos concelhos em que viesse a instalar-se.

Estávamos no mesmo país, até na mesma região, mas nenhum cidadão de qualquer um dos dois Concelhos teria levado a bem que o seu Presidente não tivesse feito tudo para “ganhar a fábrica para si”.

É inevitável… a expressão do trabalhador inglês ao justificar a sua luta pelos postos de trabalho que iriam ser criados, ali, na sua terra, não demonstrava nenhuma animosidade contra os candidatos portugueses ou italianos, apenas uma reivindicação que a ele lhe parecia completamente justa.

O Dr. António Vitorino reconhece a delicadeza do momento e escreve:

- “A situação em causa espelha a angústia e insegurança dos trabalhadores britânicos perante o espectro do desemprego e revela que há dinâmicas que, uma vez desencadeadas não são facilmente reversíveis, além de abrirem as portas para práticas retaliatórias que, no limite, ainda agravarão mais a situação de crise em que vivemos”.

Por extensão, podemos dizer que uma crise financeira origina outras crises de natureza moral, perigosas, que têm a ver com princípios e até com a própria racionalidade. Nenhum país sairá sozinho da crise.

Graves responsabilidades para as Organizações Internacionais uma vez que as nacionais não têm força ou coragem para as verdadeiras soluções que nunca serão fáceis.

A Crise é Má Conselheira.


Tieta do Agreste
EPISÓDIO Nº 42

DE VISITAS E CONVERSAS, ONDE LEONORA

EXPRIME INESPERADO DESEJO



A sala de visitas cheia, à noite. A pedido de Tieta, Peto encomendara no bar volumoso carregamento de cerveja, guaraná, coca-cola. A tia Antonieta é o novo ídolo de Peto, desbancou os mocinhos do cinema, os heróis da histórias de quadradinhos. Sabino quebra uma pedra de gelo no quintal, enviada por Modesto Pires, do curtume. Na beira do rio, o moleque Sabino foi o único que conseguiu pescar com a vara nova, utilizando o molinete. Trouxe os peixes para Tieta e lhe pediu a bênção. Cardo e Peto vieram carregados de pitus.

A prosa se estende sem compromisso ao sabor dos assuntos mais diversos, a partir da sensação causada pelas modas de São Paulo, as perucas, a transparência dos tecidos, as calças justas, as sandálias.

Perpétua é contra as cafetãs transparentes, calças coladas modelando bundas, comprimindo ancas, shortes exibindo coxas, blusas amarradas sob os peitos, umbigos de fora, condena a devassidão que vai pelo mundo:

- Podem me chamar de atrasada. Moça solteira, moderninha, vá lá que use… – extrema concessão a Leonora. – Mas mulher casada, não acho decente. Viúva muito menos, Antonieta que me desculpe. Se eu fosse Astério não ia deixar não ia deixar Elisa usar a tal mini-saia que você deu a ela.

- Você encruou no passado, mana, - Antonieta desata em riso.

- Agreste inteiro vive no passado – Ascânio Trindade culpa a pasmaceira, responsável pela língua das beatas. – Até mesmo um homem viajado como o Comandante é contra o progresso. Quando eu falo em turismo para reerguer a economia do município, ele fecha a cara.

- Contra o progresso, amigo Ascânio. Não confunda as coisas. Sou a favor de tudo quanto seja útil a Agreste mas sou contra tudo o que venha roubar nossa tranquilidade, essa paz que não tem preço que pague. Não tenho nada contra a mini-saia desde que a pessoa a usá-la tenha condições para isso. Numa mulher de certa idade já não cai bem.

Por exemplo? – Desafia dona Carmosina.

- Cito o exemplo de duas lindas senhoras aqui presente: Laura e Antonieta. No meu entender, já passaram da idade.

Dona Laura nunca pensou em mini saias mas ameaça o marido, bem-humorado:

- Não sabia que você era tão entendido em mini-saia, Dário! Até parece que já viu muitas… Pois eu vou tomar a de Elisa emprestada e saio desfilando por aí, você vai ver.

- Para mim não é uma questão de idade e, sim, de físico. Mini-saia não vai com o meu corpo, com minhas abundâncias – lastima-se Tieta.

Barbozinha, a fumar literário cachimbo, quase sem apagado, consola:

- Tens o tipo clássico, Tieta. A beleza suprema, Vénus, era assim. Não suporto esses esqueletos que andam exibindo os ossos. Não me refiro a você Leonora. Você é uma sílfide.

- Obrigado, seu Barbozinha.

- Infelizmente, meu poeta, ninguém pensa mais como você. És meu único eleitor, - Tieta volta-se para Ascânio – Turismo em Agreste? Acha possível?

- E porque não? A água é medicinal, os exames já foram feitos, Modesto Pires mandou as amostras para o genro que é engenheiro da Petrobrás. Os resultados foram formidáveis, tenho cópia na Prefeitura se quiser ver. Modesto Pires está estudando a possibilidade de engarrafamento. O clima é o que se vê, cura qualquer doença. Em matéria de praia, onde mais bonitas?

- Isso é verdade, praia igual à de Mangue Seco não vi em lugar nenhum.

Copacabana, as praias de Santos, nem chegam perto. Mas daí…Enfim, não digo nada, não quero pôr água fria nas suas esperanças. É preciso, porém, muito dinheiro, muito mesmo…

- Já disse a Ascânio: deixe Mangue Seco em paz enquanto a gente viver… - resume o Comandante.

- Vou comprar um terreno lá, fazer uma casinha de veraneio. Um dos motivos da minha viagem foi esse: adquirir um terreno em Mangue Seco e uma casa aqui na cidade, quero terminar meus dias em Agreste. Enquanto não vier de vez, Pai e Tonha ficam morando na casa, tomando conta. Vim por isso e para tirar esta pobre da fumaceira de São Paulo – aponta Leonora – Anémica como é, naquela podridão.

MICHAEL BOLTON - SAID I LOVED YOU BUT I LIED




DONNA SUMMER - LOVE TO LOVE YOU BABY (1975)



quinta-feira, fevereiro 05, 2009


Tieta do Agreste

Episódio nº 41



DA POLUIÇÃO E DOS OBJECTOS NÃO IDENTIFICADOS, CAPÍTULO MUITO INCREMENTADO OU A VISITA DO AREÓPAGO


Na porta da Agência dos Correios e Telégrafos, dona Carmosina estende as mãos em boas vindas:

- Entrem, meninas, estava esperando.

Comandante Dário levanta-se para cumprimentar as paulistas, logo volta à leitura da notícia da primeira página de A TARDE, comenta indignado:

- Não é possível que o governo vá permitir este absurdo. Os directores de uma fábrica igual a essa, igualzinha, para produzir dióxido de titânio, foram condenados à prisão, na Itália. O Juiz, um macho, meteu todos no xadrez.

- Fábrica de quê? Me explique, Comandante.

- Estou lendo na gazeta que acaba de ser constituída no Rio de Janeiro uma empresa para montar uma fábrica de dióxido de titânio no Brasil. Uma monstruosidade.

Por quê? Troque em miúdos.

- É a indústria mais poluidora que se conhece. Basta lhe dizer que só existem seis fábricas destas em todo o mundo. Nenhuma na América, nem do Norte, nem do Sul. Nenhum país quer essa desgraça em seus limites.

- É assim?

Dona Carmosina intervém:

- Traga o recorte do Estado para Tieta ler. O Estado de São Paulo, jornal de sua terra – ri da pilhéria – publicou um artigo contando que um juiz da Itália condenou os directores de uma fábrica dessas à cadeia por crime de poluição.

- Por crime de poluição? É o que precisa fazer em São Paulo: meter um bocado de gente no xadrez antes que a cidade acabe.

- O pior – acrescenta o Comandante – é que o jornal já adianta que as autoridades não vão permitir a instalação da fábrica no Sul do país. Querem situá-la no Nordeste. É sempre assim: o que é bom, fica no sul. Para o Norte sobra o refugo.

- É que em São Paulo, Comandante, a poluição já está de uma forma que ninguém suporta mais.

- Onde iremos parar? Felizmente, nosso pequeno paraíso privado, Agreste, está longe de tudo isso…

Leonora aproveita para o elogio:

- Mãezinha sempre me falava que aqui era bonito à Bessa mas não pensei que fosse tanto. É uma coisa!

- Você ainda não viu nada… - dona Carmosina se inflama – Agreste, em matéria de paisagem, não perde nem para a Suiça. Me fale depois de ir a Mangue Seco.

- Quando vão a Mangue Seco? Ficarão connosco na Toca da Sogra, eu e Laura fazemos questão – oferece o Comandante.

Muito obrigado. Aceito, até comprar terreno, levantar minha palhoça. Vai ser logo, logo – responde Tieta. – Tínhamos pensado ir nesse sábado, passar o Domingo. Mas Perpétua encomendou uma missa para Felipe e vai entronizar o sagrado coração de Jesus na sala.

- Tieta Trouxe um Sagrado Coração para Perpétua que é um colosso. Pode ser que na Baía tenha outro igual mas eu duvido – conta dona Carmosina.

- Verei hoje à noite, penso ir com Laura fazer nossa visita de boas vindas.

Quanto a Mangue Seco, a casinha está às ordens quando quiserem. Lá, todo o dia é dia de Domingo.

O grupo aumenta com a chegada de Aminthas e Seixas. Os olhos gulosos varam a transparência dos longos cafetãs das duas elegantes. Seixas só falta babar. Aminthas pergunta ao Comandante:

- Mestre Dário, que história é essa que está correndo por aí? Me disseram que apareceu um disco voador em Mangue Seco, todo mundo viu.

- Eu soube, os pescadores me contaram. Alguns garantem ter visto um objecto estranho e ruidoso sobrevoando a praia e o coqueiral. Pensei que fosse um avião mas eles juram que não, já viram passar muitos aviões, não iam se enganar.

- Devem ser os amigos de Barbozinha vindos do outro mundo para visitar nosso poeta. Ele diz que se comunica com todo o espaço, pela telepatia.

- Você brinca com o Barbozinha mas ele é sincero em tudo o que diz. Acredita piamente nessas coisas – atalha dona Carmosina.

- Um homem tão inteligente – lastima Seixas.

- Para mim, diverte-se Aminthas, o que os pescadores viram foi o reflexo de alguma lancha de contrabando… essa história de disco é pura tapeação.

- Não – contesta Dário, - Os pescadores não são tolos e por que haviam de querer me enganar? Estou farto de saber do contrabando e, quando acontece, é á noite. Alguma coisa eles viram ou ouviram. O quê, não sei, mas bem que podia ser um disco voador. Ou você não acredita na existência deles? Eu acredito. Não nos espíritos de Barbozinha mas em seres de outros problemas. Por que só na Terra há de se encontrar vida e civilização?

A pequena Araci chega correndo:

- Dona Antonieta, sinhá Perpétua mandou chamar vosmicê e a dona moça. Seu Modesto está lá com dona Aida, para visitar.

- Que pena, a prosa estava gostosa. Vamos, Leonora. Apareçam à noite. Até logo, Comandante. Carmô, não falte.

Descem o degrau do passeio, lá se vão rua afora. O sol poente ilumina as duas mulheres, lambe-lhes os corpos e os revela doirados e desnudos, como se a luz do crepúsculo houvesse dissolvido o vaporoso tecido dos cafetãs, fascinante moda importada das terras de sonho e fantasia onde nasceu Chalita.

SHIRLEY BASSEY - THIS IS MY LIFE



ROBERTO CARLOS - TEM COISAS QUE A GENTE NÃO TIRA DO CORAÇÂO



DEAN MARTIN - VOLARE



quarta-feira, fevereiro 04, 2009




TIETA DO AGRESTE

EPISÓDIO Nº40




De shorte, à mostra as longas pernas, as modeladas coxas, a blusa amarrada sob os seios, o umbigo de fora (ai, esses costumes de S. Paulo, os meninos vão perder a virgindade dos olhos! Perpétua toca com os dedos as contas do terço no bolso da saia), Leonora sorri, acalma Tieta:

- Vamos à praia noutro dia, Mãezinha. Dona Perpétua tem razão, a missa é mais importante. – sorri para Perpétua – Mãezinha veio falando em Mangue Seco a viagem toda. Mas a missa é sagrada.

Muito bem, assim fala uma boa filha, mesmo sendo paulista, pouco atenta ao rigor do luto, aos prolongados ritos da morte, obrigatórios e rígidos em Agreste. Se Leonora se vestisse com decência, Perpétua só encontraria elogias a lhe fazer. Que necessidade tem de exibir o umbigo, que beleza existe num umbigo, pelo amor de Deus? Quem sabe, Peto poderia responder pois o olho apreciador vai e volta, das coxas para o umbigo, para a barriga de bilha, torneada.

- Tem razão, Nora. Continuo cabeçuda como uma cabra velha. Quando quero uma coisa não vejo nada à minha frente.
Iremos a Mangue Seco no outro fim-de-semana.

Conduzidas por Ricardo – vista a batina, acompanhe sua tia – foram à tarde conhecer a casa de Elisa. Barraco de pobre, mana, caro só o aluguel. Caro? Se fosse em São Paulo… Lá, para começar, só os multimilionários moram em casas, os demais vivem atulhados em apartamentos ou apodrecem em cortiços, sardinhas em lata. Em compensação, cada apartamento mais maravilhoso, não é? O de vocês, conte… Fica para depois, com tempo, agora precisamos ir. Não antes de comer uma fruta, um doce, tomar um cálice de licor senão me ofendo. Doce de araçá, raramente se faz, delicioso! Licor de jenipapo. O que eu vou engordar, meu Deus! Gulosa, de volta aos sabores da infância, Tieta repete a dose.

Na rua, encontram Ascânio Trindade. Por acaso ou de propósito, deixou ele a Prefeitura às moscas? Querem ir aonde? Tem um passeio bonito: ali adiante o rio se alarga e forma pequena bacia, reduto das lavadeiras, lugar lindo, chama-se Bacia de Catarina, nome certamente posto, por um literato, antepassado de Barbozinha. Ou por ele mesmo noutra encarnação. Hoje não, tem de visitar dona a Agência dos Correios, prometeram a Carmosina. Vão ao Aerópago? Ao quê? Aerópago, é o apelido de Giovani Guimarães, um jornalista da capital, botou na Agência dos Correios quando esteve em Agreste: ali se reúnem os sábios. Gozado! Leonora aberta em riso, cristal a romper-se nas ruas de Agreste.

Breve parada na porta do cinema para dizer boa tarde ao árabe Chalita – ainda se lembra de mim? Quem pode te esquecer, Tieta? Sorvete de Mangaba, Leonora não conhece, vai ver o que é bom. Hoje é de graça: o árabe se cobra lavando a vista em Tieta e na moça. Regala-se com a visão de mil e uma noites, sob o transparente tecido dos modelos, iluminados por um raio de sol. Combinação anágua? Isso não se usa mais, peças de museu. Sutiã? Para quê, se os seios são firmes, não precisam de armação de entretela a sustentá-los? Calçola? Minúsculo tapa sexo e basta. Viva a civilização e voltem sempre, suplica o árabe progressista.

Nas janelas, solteironas e mocinhas debruçam-se para enxergar melhor, observando cada passo, cada gesto, comentando os trajes. Você tinha coragem de usar? Eu? Acho que não. Pois eu teria se mamãe deixasse. Tieta trouxe para Elisa uma mini-saia mas ela ainda não se atreveu a estrear. Alvoroço na bar, a matilha nas portas, brechando. Até seu Manuel larga o balcão, também é filho de Deus. Leonora acha graça em tudo, soltos, o riso e os cabelos; Ascânio recolhe pela rua pedaços de cristal, recorda um verso ouvido não sabe: loira como um trigal maduro. Fica sabendo do adiamento da visita a Mangue Seco e é convidado para a missa pela alma do Comendador. Tieta deixa-o à vontade:

- Se não quiser, não vá. Essa história de missa de finado, só por obrigação. Aliás, Filipe tinha horror a tudo o que cheirasse a morte, defunto, cemitério, missa do sétimo dia. Pelo meu gosto ia a Mangue Seco. Mas Perpétua faz questão, paciência.

Ascânio não aprova nem desaprova, nessas divergências de opiniões entra as irmãs não dá palpite, mas quanto a ir à missa, isso com certeza:

- No próximo sábado? Comparecerei, sem falta. Já estarei de volta.

- Vai viajar? – surpreende-se Leonora.

- Para onde? – interessa-se Tieta.

- Vou a Paulo Afonso tratar do problema da luz. Estão colocando luz da Hidrelétrica nos municípios de toda essa zona do Estado, só deixaram de fora três cidades, uma delas é Agreste, uma discriminação sem justificativa, no meu entender. Estou vendo se consigo que voltem atrás e nosso município entre na relação dos beneficiados. Mandei ofícios para meio mundo, sem resultado. Alguns nem tiveram resposta. Decidi falar pessoalmente com o director da usina. Numa conversa cara a cara, quem sabe eu o convenço e deito abaixo essa injustiça.

- Vai demorar? – a pergunta de Leonora é um pedido: não demore, volte logo estou à espera. Assim dizem os olhos.

- Não, só dois dias. Pego a marinete amanhã, amanhã mesmo me toco de Esplanada para Paulo Afonso. Fico lá o dia de depois de amanhã, quinta-feira estou de volta. Talvez com uma boa notícia para Agreste.

Gosto de gente decidida como você – apoia Tieta: - Vá, brigue e convença o homem, traga essa luz que Agreste bem precisa.

- Vai conseguir! – exalta-se Leonora: - Vou ficar torcendo.

- Se eu já estava disposto a brigar, agora nem se fala.

Sente-se Ascânio armado cavaleiro andante, partindo para o campo de luta sob a inspiração da sua Dulcineia. Ao voltar vitorioso, tendo convencido os frios e distantes directores e técnicos da importância histórica e das possibilidades turísticas de Agreste, difícil tarefa, árdua batalha, colocará aos pés de Leonora o troféu conquistado: a refulgente luz da Hidrelétrica em substituição da bruxuleante iluminação actual devido ao motor instalado por seu avô Francisco Trindade, quando intendente, no tempo do onça.

Leonço, ex-soldado da Polícia Militar, ex-jagunço, actualmente paisano e capenga – um tiro casual na zona, há vários anos – funcionário municipal, pau para toda a obra, de faxineiro a moço de recados, de guardião a jardineiro, surge na esquina, arrastando a perna: reclamam a presença de Ascânio na Prefeitura.

- Me desculpem, preciso de ir, sei de que se trata. Até logo.

- Até quinta, não é? Fico esperando – diz Leonora, os doces olhos.

- Quinta, sim. Mas, se me permitem, passo hoje à noite por casa de dona Perpétua para me despedir.

- Não precisa de pedir licença, venha sempre que quiser – convida Tieta.

- Venha mesmo. Sem falta – reforça a moça.

Na esquina da Praça, Ascânio volta-se, Leonora levanta a mão, acena, ele responde. Tieta se diverte:

- Já conquistou a Prefeitura, hei, cabrita? Rapaz simpático.

- Um amor… - resume Nora, a voz de enleio.




Esta semana, o programa Prós e Contras, da DrªFátima versou o inevitável, incontornável e inesgotável tema da Freeport.

Os intervenientes, uma espécie de avençados, eram, por isso, quase todos conhecidos do público e as suas posições também.

Quase todos reproduziram opiniões que correspondem ou são influenciadas pelos interesses dos partidos a que pertencem, a que estão próximos ou a que já pertenceram.

Nestas coisas adianta sempre conhecermos o percurso político das pessoas que intervêm porque ajuda a compreender os seus discursos que nem sempre são claros quanto aos seus objectivos porque em política não há discursos grátis.

Mais uma vez o bombo da festa foi, como não podia deixar de ser, a Justiça que neste país, por ser demorada, ineficaz, inoperante, constitui o sector do Estado que mais desilude os cidadãos, com a agravante de que contribui para as desigualdades sociais na medida em que pune os pequenos, quando os pune, muitas vezes tarde e a más horas e, regra geral, não se faz sentir sobre os grandes.

Como dizia o ex-presidente da Câmara de Marco de Canavezes: “Não há nada que um bom advogado não resolva” e ele falava por experiência própria.

O caso agora é mais grave porque nem sequer se sabe se haverá um caso de justiça, estamos apenas na presença de uma investigação que parece ter tido origem em Inglaterra por causa de uns dinheiros que faltaram na contabilidade de uma empresa que teria comprado a Freeport, dinheiros estes que se pretendem relacionar com luvas que teriam sido pagas em Portugal.

Ora estas coisas de dinheiros estão hoje muito complicadas porque, normalmente, acabam em offshores e como o Dr. Vitorino explicou acerca deste mesmo assunto, há alguns que são herméticos e não colaboram em investigações sobre a origem dos dinheiros que lá vão parar e se assim for tudo poderá ser mais ou menos inconclusivo.

Como cidadão português custou-me ver o nome do 1º Ministro do meu país, ali, pespegado como suspeito, numa carta da polícia inglesa, como se Portugal não passasse de um Condado do norte de Inglaterra e Sócrates o seu Sherife.

Será que a Diplomacia, nestes casos, não deveria ser o meio de comunicação?... mas vindo de onde veio não é de admirar, sempre assim foi ao longo da história.

Voltando aos Prós e Contras desta semana, e para que aprendamos mais alguma coisa, vou dar a palavra ao Macroscópio cujo autor é especialista nestas coisas da política, na qualidade de Doutorado na matéria, mas que, infelizmente, não faz parte do pequeno grupo de “sempre os mesmos”a aparecerem.

Felizmente, o mundo da blogosfera integra cada vez mais pessoas, a sua dimensão atinge hoje foros de um novo mundo da comunicação e por isso, vozes como a do Rui do Macroscópio, adquirem cada vez mais importância e divulgação:

Notas do Macroscópio sobre o Prós & Contras
José Miguel Júdice está farto de virar frangos, disse. Estou até desconfiado que é ele que me serve sempre que vou à churrascaria. Vende-me sempre as galinhas queimadas. Afinal, sempre é ele... Disse o que todos nós pensamos da Justiça em Portugal: é inoperante. Fez até a "quadratura do círculo" ao concordar com posições defendidas pelo actual bastonário da OA, Marinho Pinto. Já valeu a pena ter havido Outlet, pretexto para uma reconciliação. De preferência, com testemunhas...
O fiscalista Saldanha Sanches vê conluios e conspirações em todo o lado, até na cadeira onde estava sentado. É inteligente e lúcido, acerta numas coisas mas quando generaliza o seu raciocínio armadilha-se e cai. Chegou a defender que os deputados elaboram propositadamente mal as leis para que dessas deficiências os interessados recorram aos advogados, aos consultores, aos jurisconsultos, etc. Seria o mesmo que dizer que a Junta Autónoma das Estradas desenha mal o traçado das mesmas para as pessoas terem acidentes e, assim, darem emprego às oficinas e seguradoras. Imaginam este homem engenheiro a fazer pontes??!! Chumbaram-lhe as provas de agregação e ele ficou (mais) azedo, é compreensível. Daria um bom ministro da Justiça, qualquer coisa é melhor do que está. O problema de Sanches é que dispara em todas as direcções ao mesmo tempo, torna-se imprevisível e errático: um gerrilheiro. Assim, até baralha o Júdice. Não pode ser. Mesmo calado denuncia-se como ex-maoista. Sugira-se à Mizé que, para a próxima, lhe administre 7 Lexotans num copo d´ água antes de ir para stúdio. Mas cuidado com a miligramagem, não lhe vá suceder o que sucedeu ao Santana no Palácio da Ajuda em 2005, e depois foi o que se viu...
O dr. Subtil pôs ordem no debate pela clareza e determinação dos objectivos que devem presidir à Justiça. Parcerizou com Júdice na desgraça que é a Justiça e reclamou celeridade no processo, até como garantia para o cidadão comum que amanhã pode ser prejudicado como hoje o está a ser o próprio PM. Apontou as fugas ao segredo de justiça como uma erva daninha em Portugal - a que nem o PGR - pago com o dinheirinho de todos nós - soube explicar. No final, até elogiou os jornalistas, fez o pleno.
O problema é do "xistema". Para politólogo - "politologou" mal. Depois a (tentativa) da transposição das conclusões da Transparency International para o caso Freeport tinham tanta relação como as preocupações de Ferreira Leite com o encerramento de Guantánamo por Barack Obama. De resto, o politólogo citou sondagens e estatísticas e não conseguiu provar nada, salvo o desinteresse dos cidadãos pela política. Uma novidade sábia. Serviu para justificar a presença. O que prova uma coisa: quando a Ciência Política se deixa invadir por correntes quantitativas de expressão matemática ou matematizante duma certa sociologia eleitoral - até a realidade social fica mais confusa. Devo sublinhar que o doutor Manuel Marinho é doutorado em Ciência Política, creio, eu também. E em vez de procurar quantificar expressões nem sempre são quantificáveis na relação política, talvez fosse mais útil distinguir um facto dum factóide, circunstância que o ajudaria a compreender que nem toda a comunicação social em Portugal afinou pelo mesmo diapasão relativamente à catarse do momento: o freeport, o porta-aviões da oposição e das corporações em Portugal.
Rui Gonçalves é daquelas pessoas que deixam a impressão de ser sério, rigoroso e, mais ainda, trabalhador e responsável. Sempre que se explica fá-lo com rigor e não usa e abusa da demagogia e da imprecisão de conceitos e argumentos patentes noutros intervenientes no programa. De resto, fico sempre com a mesma impressão sempre que intervém na esfera pública. Espero que a razão de se explicar bem e ser convincente não decorra da razão de ter recebido luvas, de pele do rabinho da andorinha de 5 asas. Se assim for, ainda cai na Zona de Protecção Especial..., o que origina mais uma queixa a Bruxelas por parte da Quecús.
Este rapaz vai longe. Acertou na crítica à srª Procuradora Cândida Almeida. Esforçou-se por ver nos indícios luso-britânicos e nos factóides avulsos publicados pelos media instrumentos de prova incriminatórios do PM. O seu tom e o seu registo eram esses: inculpar.
Intervalou com momentos de maior tensão e serenidade. O que me leva a supôr que em 2013 é capaz de ser deputado pelo PSD e, com sorte, ainda vai a secretário de Estado da..., Justiça.
Atenção: Psd não esqueçam esta cara. Portou-se como um verdadeiro deputado da oposição. De resto, creio que ele não representava só o PSD, mas também o cds, o BE, o PCP. Ou seja, a tal coligação negativa que cabia dentro do "meu" porta-aviões. Apenas deixou de fora Os Verdes que, consabidamente, é um grupelho de duas ou três pessoas que parasitam o PCP e estão no Parlamento sem legitimidade própria. Ainda assim, pergunte-se ao dr. Amorim se, dans le esprit, ele não os estaria a representar.
PS: Depois de ouvir o dr. Amorim, até pela volumetria do seu pensamento, lembrei-se de quão felizes são os pais que não têm filhos. Mas adiante. Se, porventura, alguém encontrar os 4 milhões (e mais não sei quê, como diria o outro...) que a Carlyle anda à procura, e que se calhar o dr. Martins da Cruz é capaz de saber para onde foram, queiram ter a gentileza de o enviar em meu nome para este humilde espaço. Eu também "ando a virar frangos", como o José Miguel Júdice, já se vê...
PS1: Em 1976 aparece na tv em Portugal o Sandokan - um famoso pirata fictício de finais do século XIX. Foi protagonista de aventuras de romances e ficou celebrizado como O Tigre da Malásia. No vídeo abaixo, que fez as delícias da minha criancice, e parti muitas vezes o queixo à boleia dessas manias de voar, vemos Sandokan a matar o Tigre em pleno vôo para salvar a donzela em apuros.
Isto deve responder às angústias dr. Saldanha Sanches, que envolto numa nuvem de perdigotos, revelou a sua impotência acerca do melhor meio de escapar da crise e da catarse que estamos a viver. Ou seja, temos "um tigre" à solta entre nós, e agora alguém terá de assumir o papel de Sandokan. Mas, francamente, não estou a ver esse papel atribuído ao sr. PGR, Pinto Monteiro (que fala, fala, fala) muito menos à sua "assistente-de-locução" - que a semana passada deu uma entrevista que revelou bem o estado da "Justiça-lego" a que chegámos.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

OTIS REDDING - STAND MY ME



DECLAN GALBRAITH - EN ANGEL




DECLAN GALBRAITH - TELL ME WHY



BOA DISPOSIÇÃO


DISTRAÍDO:


É aquele que na hora de se deitar:

- Beija o relógio;

- Dá corda ao gato;

- E enxota a mulher pela janela.


TIETA DO AGRESTE

EPISÓDIO Nº 39



ONDE PERPÈTUA, CUNHADA ATENTA, CUIDA DA ALMA DO COMENDADOR ENQUANTO TIETA E LEONORA, EM ELEGANTES MODELOS TRANSPARENTES, EMPOLGAM O BURGO E ASCÂNIO TRINDADE EXPLICA O PROBLEMA DA LUZ ELÉTRICA


Pela manhã, durante o café gordo – inhame, aipim, fruta-pão, banana cozida, cuscuz de puba mandado por dona Milú; como manter a linha e não engordar? – Perpétua comunica os horários da missa pela alma do Comendador e da entronização, a missa no sábado às oito horas, a entronização no Domingo, às onze. Antonieta se alarma; se não contiver a irmã mais velha passará a temporada de férias na igreja, adeus projectos de praias, de passeios.

- Missa? Já mandamos rezar em São Paulo, na igreja da Sé. DE sétimo dia, de mês. Várias.

- Isso não tem importância, quanto mais melhor para a alma dele. Como é que a gente ia ficar se não mandasse celebrar nem uma missa? Eu, Elisa, o Velho? O que o povo havia de dizer? Um comendador do Papa, um nobre da igreja, ainda hoje padre Mariano repetiu: temos de cuidar da alma dele. Fez uma carrada de elogios a você. Por causa do hostiário.

- Você já esteve com o padre, hoje? A que horas?

- Não perco a missa das seis. Nem eu nem Ricardo, quando está aqui. É ele quem ajuda.

Ricardo aproveita e pergunta se pode tirar a batina, botar o calção, ir ao rio, experimentar o molinete. Antonieta adianta-se:

- Pode, sim, meu filho. Vá brincar. E só volte na hora do almoço.

- Obrigado, tia – Sai rápido antes que a mãe proteste.

- Uma graça, esse teu filho estudante de padre, ainda não me acostumei. De dia de batina, de noite de camisolão. Tamanho homem, Perpétua! Vou comprar um par de pijamas para ele.

Vai começar a usar quando for para o seminário. Fiz uma promessa à Senhora de Sant’Ana: se, um dia, Deus me desse um filho, ele seria padre, Ricardo foi o primeiro, pusemos o nome do avô, do pai do Major. Gosta de estudar, tem temor a Deus, estou contente com ele.

Tieta volta ao assunto da missa:

- Que droga, eu tinha pensado passar o fim-de-semana em Mangue Seco, mostrar a praia a Leonora, ver se escolho um terreno para comprar. Ia combinar hoje com o Comandante, ele nos convidou quando chegámos.

Eu também vou tia. – De calção, segurando os pés de pato e a máscara de mergulhador, Peto espera o irmão.

Este sábado não vai dar jeito. Você não pode faltar na missa. Nem na entronização, foi você quem me deu o Sagrado Coração. Já pensou? São coisas santas mais importantes do que praia e banho de mar – força Perpétua.

Antonieta controla-se, engole o mau humor. Também que ideia a sua, vir carregada de troféus religiosos, ela que nunca fora de missa e sacristia! Culpa de Carmosina: Perpétua tem uma Santa Ceia na sala de jantar, se você trouxer um Coração de Jesus para a sala de visitas, a beata vai ficar maluca de contente. Não esqueça uma lembrança para a Matriz, padre Mariano só faltou lhe canonizar no sermão em que fez o seu epitáfio. Foi atrás dos conselhos de Carmô, o resultado é esse: um porre de igreja. Chegou sonhando com a praia de Mangue Seco, merda! Engole também o palavrão.

LoUIS ARMSTRONG - WHEN THE SAINTS GO MARCHING IN



ELVIS PRESLEY - LOVE ME TENDER



DONA SUMMER - I FEEL LOVE



segunda-feira, fevereiro 02, 2009


O PAPA E A EUTANÁSIA



Eluano Englano, vive em coma vegetativo desde 1992 quando foi vítima de um acidente e finalmente, após 16 anos em que o pai lutou nos Tribunais para que a sua filha fosse autorizada a morrer, a Suprema Corte de Itália autorizou a eutanásia, negando recurso para a sentença que permite ao pai não mais alimentar a filha.

Terminaram dezasseis anos durante os quais o pai, Beppino Englano, carregou a morte da filha que durante todos aqueles anos sobreviveu à própria morte.

Caritativamente, A Igreja Católica, comprovando todo o seu sadismo impôs-lhe essa tortura. Se lhe concedessem esse poder crucificaria, de uma forma ou de outra, todos os seres humanos… desabafou o Sr. Beppino. De vez em quando perde, graças a Deus.

O Papa Bento XVI afirmou hoje, durante a sua tradicional reza do Angelus dominical que a eutanásia é “uma falsa solução para o sofrimento, imprópria do ser humano” e que a verdadeira resposta perante a dor deve ser o amor”.

È difícil conceber maior cinismo e hipocrisia… e agora vem uma das grandes falácias; “Jesus morreu na cruz por amor. Desta forma ele deu sentido ao nosso sofrimento…” e a ele, sofrimento, condenou toda a humanidade.

“Foi Deus que nos deu a vida e, portanto, só ele a pode tirar…”

Com base nesta lógica infalível, tanta desumanidade por parte deste Deus só tem uma explicação:

- Ele foi concebido à imagem e semelhança de homens que não eram bons nem caritativos, mas inteligentes e grandes estrategas do poder.

Deixem que vos diga exactamente aquilo que penso pela boca de Steven Weinberg, com o peso que lhe advém de ser um físico norte-americano galardoado com o Prémio Nobel:

“A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela, haveria sempre gente boa a fazer o bem e gente má a fazer o mal. Mas é preciso a religião para pôr gente boa a fazer o mal”

Blaise Pascal disse algo semelhante: “Os homens nunca fazem o mal tão completa e alegremente como quando o fazem por convicção religiosa”… e se nos recordarmos de tudo quanto foram e continuam a ser “guerras santas”esta afirmação corresponde completamente à verdade.


Tieta do Agreste
EPISÓDIO Nº38




DO CAMISOLÃO, DA CAMISOLINHA, DO JARRO COM ÁGUA E DA ORAÇÃO


Pagara a promessa ainda no seminário, na semana dos exames, após receber carta de Perpétua com as novidades: a tia gozando saúde e os projectos de viagem. Morte houvera mas do Comendador, antes assim. Durante sete noites, Ricardo macerara os joelhos sobre grãos de milho, obtidos na despensa, e adquirira o hábito de rezar uma salve-rainha pela saúde da tia anciã, de tão velhinha avó.

A vida é um alforge de surpresas, afirma Dom José nos sermões dominicais, sobra-lhe razão. Ricardo ficou abobado quando viu tia Antonieta na porta da marinete, de anciã e avó não tinha nada. Nem parecia viúva, não pusera luto. Cabeleira loura, saindo do turbante, rolando nos ombros, o corpo apertado na blusa vermelha, na calça jean, a despertar exclamações. Não apenas o brado, o viva de Bafo de Bode, indecência! Ricardo ouvira igualmente o comentário de Osnar, em voz baixa, destinado a Aminthas:

- Que pedaço de mulher ela virou! Que ubre! Cabrona! – Elevava a voz:

- Uma fruta madura, Capitão Astério, parabéns pela cunhada. – Osnar distribuía patentes militares pelos amigos. Seu Manuel era Almirante. Dona Carmosina, Coronela da Artilharia Pesada.

Engraçado: não ficara nem desiludido nem frustrado com a brusca mudança da imagem concebida – surpreende-se Ricardo a pensar enquanto retira a batina, veste o camisolão, ajoelha-se para recitar as orações e bendizer o Senhor que fizera a tia adivinhar o presente desejado. Escondera a vara de pesca para impedir que fosse Peto o primeiro a usá-la, o irmão não tem o menor respeito pela propriedade alheia, um anarquista. Reza a Salve-Rainha pela saúde da tia, merecedora.

Estende-se na rede. Da alcova, a luz acesa ilumina o corredor em frente ao gabinete, a tia Antonieta fora ao banheiro. Em lugar de uma velhinha, de uma avó, uma verdadeira tia, alegre, flamante – e ele a imaginara mais idosa do que a mãe. Um absurdo. Ricardo a ouvira dizer a idade a Barbozinha: quarenta e quatro, meu poeta. Aqui não posso esconder, todos sabem. Fazem vinte e seis anos que fui embora, acabara de completar dezoito anos. Em São Paulo confesso trinta e cinco, pareço mais?

A mãe, ele sabe, diminui a idade. Devota e exigente, não admite mentiras e, no entanto, na hora de revelar a idade… A verdadeira está na certidão de casamento, trancada ali na escrivaninha junto com as escrituras das casas, a patente do pai, a caderneta militar, os louvores nas ordens de serviço. A tia não precisa de negar porque é bonita. Bonita não é bem o termo, Ricardo procura a palavra certa: bonitona. Nela tudo é grande e vistoso. Com que santa se parece? Com nenhuma das conhecidas, nem Santa Rita de Cássia, nem Santa Rosa de Lima. Tia Elisa quando melancólica, recorda Santa Maria Madalena. A mãe sempre de luto é Santa Helena com traje negro de viúva e véu de cinzas.

Mas a força a desprender-se da tia, qual delas a possui? Apenas chegou e imediatamente passou a comandar. Por ser rica e generosa, sim, certamente mas não só por isso. Há algo mais, indefinível, a impressionar Ricardo, a impor-se, não sabe explicar o que seja. Ele a enxerga cercada por um raio luminoso, como certos santos. Santa? Pela bondade, pela grandeza de alma, mas ela exibe outros atributos, carnais.

Humanos, não carnais, palavra maldita, os pecados carnais, pagos com as chamas do inferno durante a eternidade.

Passos no corredor, é a tia de volta do banheiro. A precedê-la chega o perfume, o mesmo dos envelopes, desprendendo-se a cada passo, anunciando-lhe a presença próxima. Ainda bem que o padre confessor lhe disse não haver pecado em perfume de velha tia. Velha? Madura.

Fruta madura fora a expressão usada por Osnar para classificá-la. Na hora confusa do desembarque, Cardo achara todo o palavreado de boas-vindas uma falta de respeito. Mas agora, ao ouvir os passos da tia, ao sentir-lhe o perfume, a comparação com uma fruta madura, rica de sumo, na plenitude da força, parece-lhe correcta, não vê desrespeito, despropósito, pecado. Desrespeito compará-la com as cabras, isso sim. Osnar não tem salvação.

Antonieta conduz o jarro esmaltado cheio de água. Nas sombras do corredor pisa a ponta do robe longo, tropeça, vacila, vai cair. Ricardo corre a tempo de sustê-la e tomar do jarro, levando-o para a alcova.

- Obrigado meu bem. – Com um sorriso gaiato, mede o sobrinho, enorme no camisolão de dormir: - Você ainda dorme de camisolão?

- No começo do ano, vou passar para a divisão dos maiores e dormir de pijama… - explica orgulhoso. – Mas mãe só vai comprar quando eu for para o seminário.

Por baixo do penhoar semi – aberto, a curta camisola cor-de-rosa mais revela do que esconde as graças da tia, Ricardo desvia os olhos, pousa o jarro na argola do lavatório.

Traga o lavatório para aqui e bote um pouco de água na bacia – pede Antonieta, sentada ante o espelho da penteadeira, cremes diversos em sua frente, vidros com líquidos coloridos, algodão, um exagero de frascos e potes. Tia Elisa não tem nem a metade, a mãe não se pinta desde a morte do pai.

Derrama a água, toma o rumo da porta. A tia observa-lhe os movimentos:

_ Vai embora sem me pedir a bênção?

- A bênção, tia. Deus lhe dê boa noite. – Dobra o joelho: - Obrigado pela vara de pesca.

- Assim. Não. Aqui perto e com um beijo.

Cardo beija-lhe a mão, ela toma-lhe o rosto e o beija em cada face. O perfume sobe dos seios. Mesmo sem querer, Ricardo os vislumbra, ou os adivinha, sobrando da camisola. Ubre, dissera Osnar.

Deita-se na rede, a luz permanece acesa no quarto da tia a desfazer a maquiagem, entra uma fresta da porta. Ricardo, de sono fácil – apenas cai na cama e os olhos se fecham – hoje, não consegue adormecer. Estranha a rede, quem sabe? Confusão igual à do desembarque quando viu a tia na porta da marinete, o oposto da imagem concebida na hora do anúncio da morte. O melhor é rezar. Desce da rede, ajoelha-se, cruza as mãos, Padre Nosso que estais no céu. O pensamento em Deus, louvado seja.

Dean Martin - That'S Amore






O ESTDO DO PAÍS
(CLARA FERREIRA ALVES)





Não admira que num país assim emerjam cavalgaduras, que chegam ao
topo, dizendo ter formação, que nunca adquiriram, que usem dinheiros
públicos (fortunas escandalosas) para se promoverem pessoalmente face a um público acrítico, burro e embrutecido.

Este é um país em que a Câmara Municipal de Lisboa, desde o 25 de
Abril distribui casas de RENDA ECONÓMICA - mas não de construção
económica - aos seus altos funcionários e jornalistas, em que estes
últimos, em atitude de gratidão, passaram a esconder as verdadeiras
notícias e passaram a "prostituir-se" na sua dignidade profissional, a
troco de participar nos roubos de dinheiros públicos, destinados a
gente carenciada, mas mais honesta que estes bandalhos.

Em dado momento a actividade do jornalismo constituiu-se como O
VERDADEIRO PODER. Só pela sua acção se sabia a verdade sobre os podres forjados pelos políticos e pelo poder judicial. Agora contínua a ser o VERDADEIRO PODER mas senta-se à mesa dos corruptos e com eles partilha os despojos, rapando os ossos ao esqueleto deste povo burro e embrutecido. Para garantir que vai continuar burro o grande cavallia (que em português significa cavalgadura) desferiu o golpe de morte ao ensino público e coroou a acção com a criação das Novas Oportunidades.

Gente assim mal formada vai aceitar tudo e o país será o pátio de
recreio dos mafiosos.

A justiça portuguesa não é apenas cega. É surda, muda, coxa e marreca.

Portugal tem um défice de responsabilidade civil, criminal e moral
muito maior do que o seu défice financeiro, e nenhum português se
preocupa com isso, apesar de pagar os custos da morosidade, do
secretismo, do encobrimento, do compadrio e da corrupção. Os
portugueses, na sua infinita e pacata desordem existencial, acham tudo
"normal" e encolhem os ombros. Por uma vez gostava que em Portugal
alguma coisa tivesse um fim, ponto final, assunto arrumado. Não se
fala mais nisso. Vivemos no país mais inconclusivo do mundo, em
permanente agitação sobre tudo e sem concluir nada.

Desde os Templários e as obras de Santa Engrácia, que se sabe que,
nada acaba em Portugal, nada é levado às últimas Consequências, nada é definitivo e tudo é improvisado, temporário, desenrascado.

Da morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia,
foi crime, não foi crime, ao desaparecimento de Madeleine McCann ou ao caso Casa Pia, sabemos de antemão que nunca saberemos o fim destas histórias, nem o que verdadeiramente se passou, nem quem são os criminosos ou quantos crimes houve.

Tudo a que temos direito são informações caídas a conta-gotas, pedaços de enigma, peças do quebra-cabeças. E habituámo-nos a prescindir de apurar a verdade porque intimamente achamos que não saber o final da história é uma coisa normal em Portugal, e que este é um país onde as coisas importantes são "abafadas", como se vivêssemos ainda em ditadura.

E os novos códigos Penal e de Processo Penal em nada vão mudar este estado de coisas. Apesar dos jornais e das televisões, dos blogs, dos computadores e da Internet, apesar de termos acesso em tempo real ao maior número de notícias de sempre, continuamos sem saber nada, e esperando nunca vir a saber com toda a naturalidade.

Do caso Portucale à Operação Furacão, da compra dos submarinos às
escutas ao primeiro-ministro, do caso da Universidade Independente ao
caso da Universidade Moderna, do Futebol Clube do Porto ao Sport
Lisboa Benfica, da corrupção dos árbitros à corrupção dos autarcas, de
Fátima Felgueiras a Isaltino Morais, da Braga Parques ao grande
empresário Bibi, das queixas tardias de Catalina Pestana às de João
Cravinho, há por aí alguém quem acredite que algum destes secretos
arquivos e seus possíveis e alegados, muitos alegados crimes, acabem
por ser investigados, julgados e devidamente punidos?

Vale e Azevedo pagou por todos?

Quem se lembra dos doentes infectados por acidente e negligência de
Leonor Beleza com o vírus da sida?

Quem se lembra do miúdo electrocutado no semáforo e do outro afogado num parque aquático?

Quem se lembra das crianças assassinadas na Madeira e do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico?

Quem se lembra que um dos raros condenados em Portugal, o mesmo padre Frederico, acabou a passear no Calçadão de Copacabana?

Quem se lembra do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja
cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal?

Em todos estes casos, e muitos outros, menos falados e tão sombrios e enrodilhados como estes, a verdade a que tivemos direito foi nenhuma.

No caso McCann, cujos desenvolvimentos vão do escabroso ao incrível, alguém acredita que se venha a descobrir o corpo da criança ou a condenar alguém?

As últimas notícias dizem que Gerry McCann não seria pai biológico da
criança, contribuindo para a confusão desta investigação em que a
Polícia espalha rumores e indícios que não têm substância.

E a miúda desaparecida em Figueira? O que lhe aconteceu? E todas as
crianças desaparecida antes delas, quem as procurou?

E o processo do Parque, onde tantos clientes buscavam prostitutos,
alguns menores, onde tanta gente "importante" estava envolvida, o que
aconteceu?

Arranjou-se um bode expiatório, foi o que aconteceu.

E as famosas fotografias de Teresa Costa Macedo? Aquelas em que ela
reconheceu imensa gente "importante", jogadores de futebol,
milionários, políticos, onde estão? Foram destruídas? Quem as destruiu
e porquê?

E os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran mais os negócios
escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal, onde é que
isso pára?

O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz,
apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha.

E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter
assassinado doentes por negligência? Exerce medicina?

E os que sobram e todos os dias vão praticando os seus crimes de
colarinho branco sabendo que a justiça portuguesa não é apenas cega, é surda, muda, coxa e marreca.

Passado o prazo da intriga e do sensacionalismo, todos estes casos são arquivados nas gavetas das nossas consciências e condenados ao
esquecimento.

Ninguém quer saber a verdade. Ou, pelo menos, tentar saber a verdade.

Nunca saberemos a verdade sobre o caso Casa Pia, nem saberemos quem eram as redes e os "senhores importantes" que abusaram, abusam e abusarão de crianças em Portugal, sejam rapazes ou raparigas, visto que os abusos sobre meninas ficaram sempre na sombra.

Existe em Portugal uma camada subterrânea de segredos e injustiças ,
de protecções e lavagens , de corporações e famílias , de eminências e
reputações, de dinheiros e negociações que impede a escavação da
verdade.


Este é o maior fracasso da democracia portuguesa

Clara Ferreira Alves - "Expresso"




domingo, fevereiro 01, 2009

O POVO QUE SOMOS




Eduardo Prado Coelho, antes de falecer (25/08/2007), teve a lucidez de nos deixar esta reflexão, sobre nós todos, por isso façam uma leitura atenta. Precisa-se de matéria prima para construir um País


*Eduardo Prado Coelho - in Público*




Era leitor do Público enquanto Eduardo Prado Coelho foi vivo e lá publicava os seus textos e por isso tive a oportunidade de ler esta crónica no jornal do dia em que foi publicada . É um texto de Antologia que vem a propósito neste momento ler e reler:



A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres. Agora dizemos que Sócrates não serve. E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada. Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates.
O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria prima de um país.
Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro.
Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais.
Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.
Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, lips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos ....e para eles mesmos.
Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país:
- Onde a falta de pontualidade é um hábito;
- Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano.
- Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e, depois, reclamam do governo por não limpar os esgotos.
- Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros.
- Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é 'muito chato ter que ler') e não há consciência nem memória política, histórica nem económica.
- Onde os nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar alguns.
Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser 'compradas', sem se fazer qualquer exame.
- Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não lhe dar o lugar.
- Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão.
- Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.
Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado.
Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.
Não. Não. Não. Já basta.
Como 'matéria prima' de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso país precisa.
Esses defeitos, essa 'CHICO-ESPERTICE PORTUGUESA' congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até se converter em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente má, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não noutra parte...
Fico triste.
Porque, ainda que Sócrates se fosse embora hoje, o próximo que o suceder terá que continuar a trabalhar com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.
E não poderá fazer nada...
Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.
Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, nem serve Sócrates e nem servirá o que vier.
Qual é a alternativa?
Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?
Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa 'outra coisa' não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente abusados!
É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um
Sim,
decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO DE QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO NOUTRO LADO.
E você, o que pensa?.... *MEDITE*!



*EDUARDO PRADO COELHO*

Dick Rivers & Les Chat Sauvages - Est Ce Que Tu Le Sais



Engleberg Humperding - Spanish Eyes (1969)



Conversa da Treta - António Feio e José Pedro Gomes




Tieta do Agreste
EPISÓDIO Nº 37



O meu está na caixa de jóias, em cima da penteadeira, avisa Tieta. Caixa de jóias soa bem aos ouvidos dos parentes. Leonora exibe os dois anéis, verde-esmeralda, o seu, branco esfumaçado o de Tieta. Criação de um artista famosíssimo, Aldemir Martins, seus quadros valem milhões. Muito amigo do Comendador, Tieta o conhece, conhece muita gente importante de São Paulo, na indústria, na política, no comércio, nas artes e nas letras. Menotti del Picchia frequenta sua casa. Dona Carmosina, leitora de as Máscaras e de Juca Mulato, quer saber do poeta, se é tão romântico em pessoa quanto sua poesia. Já está velhote mas vive cercado de moças bonitas, ainda não perdeu o apetite, conta Tieta.

Ninguém pense ter sido Tonha esquecida por madrasta. Além do rádio ganha saia e blusa trazidas por Tieta; um colar azul e lilás, lembrança de Leonora. Nem sabe agradecer, limpa os olhos, faz tanto tempo do último presente, uma fivela para prender os cabelos, comprada pelo Velho na feira. Ainda usa, em sua mão as coisas duram.

Para dona Carmosina, colar, pulseira e anel de fantasia, galanteza de conjunto. Gosta mesmo? Tieta quer saber. Adoro. Adorou também a caneta esferográfica com cargas de diversas cores: obrigado, Nora, considere-me sua amiga para sempre. Para dona Milú fazer paciência, uma caixa com dois baralhos, de plástico, laváveis e um xaile italiano para a cabeça. Até a pequena Araci, da porta da cozinha a espiar, ganhou um broche, bijuteria em forma de coração para o vestido dos domingos. Uma vez na vida outra na morte vai à matiné.

Um ostentório para a igreja, venha ver, Perpétua. Acha que o padre vai gostar? Se vai gostar, que pergunta! Custódia mais bela deve ter custado os tubos. Não foi barato mas não foi também todo esse dinheiro. Para remir os meus pecados… - Tieta ri, joga a cabeça para trás, Ricardo não pode imaginá-la pecadora. Que santa reúne a alegria e a devoção?

Pronto, acabaram-se os presentes. Ainda não, falta o porta retrato de prata onde Perpétua colocar a fotografia do Major envergando a farda de gala da Polícia Militar. A viúva perde a fala, faz um gesto, Ricardo entende, vai buscar o retrato guardado a sete chaves na escrivaninha. Agora, emoldurado em prata, sobre a mesa, o perene sorriso (o bestial sorriso do Major no dizer de Aminthas, metido a humorista), a fisionomia franca, só falta o vozeirão. Perpétua fita longamente o falecido: o esposo fizera-lhe todas as vontades e dois filhos.

Tieta conseguira comovê-la, uma lágrima brota dos olhos gázeos, a primeira lágrima genuína chorada por ela após o pranto pela morte do Major. Perpétua amolece, eleva a voz sibilante:

- Ele era bom demais. Eu não pensava mais em casar, muito menos com um marido como ele. Minha natureza é… - procura a palavra: - … ríspida.

Padre Mariano diz que eu não sei o que seja misericórdia. Antes de casar com Cupertino, só pratiquei o mal pensando fazer o bem. Quero que você, Antonieta, me…

Dona Carmosina arregala os olhos miúdos. Perpétua vai pedir perdão à irmã, facto inaudito. Mas Tieta corta a frase:

- Isso tudo já passou, Perpétua. Eu também não mereci o homem bom que tive e fez de mim o que sou hoje. Não demonstro mas sinto demais a falta dele. Pena que o Major tenha morrido sem dar tempo da gente se conhecer. Mas ficaram os filhos – Estende os braços: - Venham cá, meus amores, beijar essa coroa que é a tia de vocês.


De batina, tão engraçado e sem jeito, o mais velho. O mais novo, matreiro, esperto, um azougue. O beijo de Ricardo apenas roça-lhe as faces, o do pequeno é cálido, já tem malícia.

Site Meter