sábado, setembro 09, 2017

A

Tempestade

















Eles estavam juntos na casa. Apenas os dois.
Era uma noite fria, escura e chuvosa. A tempestade tinha chegado de repente e cada vez que um trovão ecoava, ele observa o seu pulo.

Ela olhou através da sala e admirou sua força aparente...e desejou que ele pudesse pegá-la em seus braços, confortá-la e protegê-la da tempestade.

De repente, com um estouro, a energia se foi... ela gritou...

Ele correu ao sofá onde ela se encolhia de medo.

Ele não hesitou e a colocou em seus braços.

Ele sabia que era uma união proibida e tinha a expectativa de que ela o empurrasse de volta.

Ele ficou surpreso quando ela não resistiu e o agarrou.

A Tempestade passou...

Eles sabiam que estavam errados...

Suas famílias nunca entenderiam... tão consumidos estavam em seu MEDO que não ouviram nenhuma porta se abrindo... apenas o clique seco de uma máquina fotográfica...

Resultado de imagem para woody allen
Woody Alen
PENSAMENTOS
























ISAAC ASIMOV dizia:



- A vida é agradável. A morte pacífica. A transição é que é perturbadora.



WOODY ALEN, que também leu este pensamento, dizia de outra maneira:



- Não é que eu tenha medo de morrer; só não quero é estar presente quando isso acontecer.

         
Tchau Amor Tchau


         

Resultado de imagem para d, sebastiao
O retrato traduz bem o personagem

El-Rei 

D. Sebastião 












O regime monárquico em que o rei detinha o poder absoluto teve, em D. Sebastião, não o seu mais terrível representante, cuja fama, título e proveito  terá ficado para D.Pedro, o Cru, Cruel ou Justiceiro, apenas superado, neste aspecto, pelo seu primo em Espanha que, ao que dizem, ainda foi pior.


D. Sebastião não era violento. Tanto quanto reza a história era um jovem lerdo e paranoico com um ódio doentio aos mouros que o derrotaram em Alcácer-Kibir, onde se mostrou perfeitamente incapaz de se conduzir na guerra tal como na paz.

Os mouros apiedaram-se dele e ofereceram-lhe uma derrota honrosa que ele recusou, constituindo-se numa autentica dor de cabeça para os seus fidalgos que o seguiam nas suas loucas aventuras guerreiras.

O rei de Espanha, percebendo estas características, manifestamente doentias, foi protelando por todos os pretextos e mais um, a mão da sua filha em casamento até que tudo acabou com o desaparecimento do noivo que se transformou num mito de que haveria de aparecer numa manhã de nevoeiro o que levou os lisboetas a esperá-lo, inutilmente, dias a fio onde é hoje o Terreiro do Paço.

D. Sebastião era um caso patológico, no fundo, um miúdo desmiolado de quem até o inimigo, no campo da batalha, se apiedou.

Situações deste tipo foram acontecendo ao longo da história das monarquias absolutas na Europa com reis príncipes e princesas, duques e condes, no fundo, com os homens do poder, pois, que me conste, Hitler ou Mussolini não era gente da realeza...

Pior estamos nós agora pois as espadas e lanças dessas época foram substituídas pelos mísseis que hoje atravessam continentes levando consigo bombas atómicas e de hidrogénio de um poder assustador e a comandá-las homens loucos como Kim Jong - Un ou destravados da cabeça como Trump.

sexta-feira, setembro 08, 2017

Até já, amigo...



Resultado de imagem
Até já ... amigo!
Salvador Sobral






















Ferreira Fernandes, meu companheiro na manhã de todos os dias, ao pequeno-almoço, no Diário de Notícias, ele escreve e eu leio, chamou-te de um rapaz especial e esta é, realmente, a palavra mais indicada para te designar: "especial".

Ganhaste o Concurso da Canção da Eurovisão e, com essa vitória, meteste em trabalhos e despesas a nossa RTP ao ter que organizar, agora ela, no próximo o ano, o referido Concurso.

Uma vitória improvável, quase "impossível" de acontecer mas tu, nessa tua maneira descontraída e desalinhada que esconde o drama da tua vida servida por um coração que não presta, presenteaste-nos, naquela tua voz afinadíssima, melodiosa e discreta, como a de todos os cantores que são pessoas especiais, com essa canção tão linda, obra também da tua irmã, constituindo um momento feliz das vossas e nossas vidas de que eu, na minha qualidade de português, me orgulho porque nos estavas a representar a todos. Da minha parte, obrigado.

- "Toma lá, Europa, sem macacadas, assoem-se a este guardanapo"... e ela assoou-se, aplaudi-a, deu-lhe a vitória!

Apareceste agora na televisão para te despedires de nós, dizer-nos "até já" pois vais emprestar o teu corpo aos médicos para ver se eles são capazes de o te devolverem em melhor estado.

Salvador, que terríveis os momentos que eu iria viver agora se fosse teu avô... mas nem é preciso sê-lo... Sou, por natureza, um optimista e por isso, também eu te digo "até já" mas, seja qual for o desfecho, a tua passagem por este mundo deixa-nos em dívida para contigo, pela tua personalidade, pela tua voz, pelas tuas canções.

Obrigado, Salvador!

quarta-feira, setembro 06, 2017

A DESCULPA











Um tipo do norte comprou um Mercedes e estava a dar uma volta numa estrada nacional à noite.

A capota estava recolhida, a brisa soprava levemente pelo seu cabelo e ele decidiu puxar um bocado pelo carro.

Assim que a agulha chegou aos 130 km, ele de repente reparou nas luzes azuis por trás dele.

'De maneira alguma conseguem acompanhar um Mercedes' pensou ele para consigo mesmo, e acelerou ainda mais.

A agulha bateu os 150, 170, 180 e, finalmente, os 200 km/h, sempre com as luzes atrás dele.

Entretanto teve um momento de lucidez e pensou:

'Mas que raio é que eu estou a fazer?!' e logo de seguida encostou.

O polícia chegou ao pé dele, pediu-lhe a carta de condução e sem dizer uma palavra e examinou o carro e disse:

- Eu tive um turno bastante longo e esta é a minha última paragem. Não estou com vontade de tratar de mais papeladas, por isso, se me der uma desculpa pela forma como conduziu que eu ainda não tenha ouvido, deixo-o ir!

- Na semana passada a minha mulher fugiu de casa com um polícia - disse o homem - e eu estava com medo que a quisesse devolver!

Diz o polícia: - Tenha uma boa noite!















Durante o almoço de trabalho, o Joaquim e o Raul discutem.



- Joaquim, faz cinco anos que estou inscrito num curso nocturno. Não estás interessado em fazer um ?

- Bah! …

- Não? Por exemplo, tu sabes quem foi Graham Bell ?...

- Não!

- Foi o que inventou o telefone em 1876. Se viesses ao Curso Nocturno, sabias…

No dia seguinte, a mesma cena…

- Tu sabes quem foi Alexandre Dumas ?

- Não!

- Foi o autor de ”Os Três Mosqueteiros”. Se viesses ao Curso Nocturno, sabias…

No dia seguinte, de novo…

-E sabes quem foi Miguel Cervantes?

-Não!

-Foi o autor de ”D Quixote”. Se viesses ao Curso Nocturno, sabias…

Já em brasa, o Joaquim pergunta:

- Ouve lá Raul, e tu sabes quem é Armando Filipe?

- Não !

- Pois é o gajo que anda com a tua mulher! Se deixasses o Curso Nocturno saberias.
             


Verídico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Retirada, textualmente, da prova do 6º ano

Composição do João (6º ano) - Uma obra prima!
As rãs:
Eu gosto muito de rãs. As rãs arrotam a noite toda. As rãs são mais pequenas que as vacas e mais grandes que um pintelho. As rãs não têm pintelhos.
As rãs põem ovos pela paxaxa que depois dão rãzinhas pequenas.Se as rãs tivessem pintelhos na paxaxa arranhavam os ovinhos que são muito
pequenininhos e as rãzinhas que estão lá dentro iam morrer porque entrava água pelas arranhadelas e elas morriam afogadas e porque quando são pequenas não têm patas e não sabem nadar.
Eu também ainda não tenho pintelhos mas já sei nadar. Também ainda não tenho paxaxa mas um dia vou ter muitas. As rãs são as mulheres dos sapos.
Os sapos não têm unhas por isso não podem coçar os tomates. É por isso que eles andam com as pernas abertas a arrastar os Tomates que é para os coçar.
E quando se picam nos tomates os sapos dão saltos. As rãs também dão muitos saltos, por isso têm a paxaxa sempre aos saltos.
Eu gosto muito de rãs. E gosto muito de sapos.


João, 6º ano
 

Roberto Carlos - Esse Cara sou Eu


Hoje, quarenta anos depois, Roberto Carlos e as suas canções ultrapassaram as críticas de serem "pirosas" . As pessoas adoptaram-nas como suas e o público é o verdadeiro juiz.




terça-feira, setembro 05, 2017

Resultado de imagem para pavãoA Pavôa













O Governo português escolheu uma mulher para liderar as Secretas. Por mim, tudo bem. Acho mesmo que elas, uma vez escolhidas, dada a raridade, devem ser de  muito mais confiança do que eles porque, só se escolheria uma mulher para este lugar, em vez de um homem, que seria a escolha  lógica,  quase óbvia se ela não não o merecesse mesmo, pela sua competência.

As mulheres são mais discretas, obrigadas por força da tradição a guardarem os segredos das famílias, especialmente se eles são podres, enquanto os homens, mais fanfarrões, tal como os pavões, mais vaidosos, preferem exibir-se.

Sim, eu sei , que é tudo por amor, pela propagação da espécie... enquanto elas, as pavôas, discretas, mais resguardadas, observam de longe as exibições que eles lhes dedicam, correndo, por isso, menos riscos de serem vítimas do apetite feroz do tigre e dos seus terríveis dentes.

Então, a que conclusão chegamos? - Ser Chefe das Secretas é ser tigre? 

- Pensando agora melhor, parece que sim. Ele tem que se deslocar com toda a subtileza, em silencio completo, discrição, porque os pavões têm sobre eles a vantagem de fugir voando e não devem ser completamente parvos, embora a vaidade puxe para a parvoice.

No mundo dos géneros: masculino e feminino, a natureza deveria atribuir ao pavão a medalha de ouro porque nenhum outro luta pela sua amada de uma forma tão requintada, artística, sem brutalidades e ao mesmo tempo arriscada, como o pavão.

Vejam só o dilema para a natureza:

- Aquelas penas da cauda de enorme comprimento, que ele depois abre num leque de maravilhosas cores para atrair a fêmea, quando pousado nas árvores, constituem um enorme perigo sabendo, todos nós, da agilidade do tigre que de um salto facilmente o apanha e transforma numa apetitosa refeição.

- Porque não perguntar ao pavão?

- Preferes perder na fotografia para o teu rival, face à tua namorada, ou aumentares as probabilidades de não seres comido pelo tigre?

O processo evolutivo nem sempre implicou escolhas fáceis... que o diga o pavão...

Graça Mira Gomes, escolhida para Chefe das Secretas por António Costa para "tigra", irá estar agora com o "olho" nos pavões, só que estes são  especiais, altamente treinados, e só andarão para aí a pavonearem-se num qualquer esquema de engodo.

A novidade, aqui, é ter sido uma Chefe e não um Chefe e daí ter sido notícia, embora com a "cunha" de ter sido embaixadora tenha ajudado...

De qualquer maneira, mais uma vez, Costa fez bem. O princípio da competência deve prevalecer sempre, e daí a vida de um líder partidário tendo que satisfazer tanto ego, não é fácil. 

segunda-feira, setembro 04, 2017

Cansou-se de esperar e sentou.
Lua de Mel























Aos 82 anos de idade, Frederico casou-se com Ana, de 27 que, em consideração ao marido tão idoso, decide que devem dormir em quartos separados.

Terminada a festa do casamento, cada um vai para o seu quarto.

Ana prepara-se para deitar, quando ouve batidas fortes na porta...

As batidas insistem.

Ao abrir a porta, ela se depara com Frederico, com seus 82 anos, pronto pra acção.


Tudo corre bem e após uma relação quente e vigorosa...Frederico despede-se e vai para o seu quarto.

Passados alguns minutos, Ana ouve novas batidas na porta do quarto...
É Frederico, novamente pronto para a acção.

Ela surpreende-se mas deixa-o entrar.

Terminada a relação, Frederico beija-a carinhoso e despede-se, indo pra seu quarto.

Ana prepara-se pra dormir novamente, quando escuta fortes batidas na porta. Espantada, Ana abre e depara-se com... Frederico!!!

Mais do que pronto pra ação, com aspecto vigoroso e renovado.

Diz ela:

- Estou impressionada que em sua idade possa repetir a relação com esta freqüência. Já estive com homens com um terço de sua idade e eles contentavam-se apenas com uma vez. Você, Frederico, é um grande amante!

Desconcertado, ele pergunta:

- O quê!!!???? Mas eu já estive aqui antes???

MORAL DA HISTÓRIA:

O Alzheimer lá tem suas vantagens!

A beleza do preto e branco


Não tinha necessidade de cair tão baixo...





Nico Fidenconome artístico de Domenico Colarossi, (Roma24 de janeiro de 1933) é um cantor e compositor italiano. Foi um dos mais importantes nomes da canção italiana dos anos sessenta.
Uma de suas canções mais conhecidas é "A casa di Irene", que é um grande clássico, uma canção profundamente identificada internacionalmente com a imagem da Itália.


domingo, setembro 03, 2017

BURACOS NEGROS














Estou siderado, afinal os Buracos Negros ( BN), esses locais tenebrosos considerados a força mais destrutiva do Universo que com a sua gravidade sugam tudo à sua volta incluindo a própria luz, razão pela qual são negros, não são coisa rara no espaço sideral!

Os cientistas descobriram recentemente, há coisa de uns doze anos, que todas as galáxias têm um BN cujo tamanho varia com a dimensão da própria galáxia e a nossa VIA LÁCTEA não é excepção.

Felizmente, o nosso BN não é dos mais activos que é como quem diz, não é dos mais comilões embora ultimamente esteja a aumentar de apetite…mas apenas porque uns gases, mais distraídos, se aproximaram demasiado.

De qualquer maneira, não deixa de ser mais uma preocupação pois nada garante que por força de um qualquer fenómeno imprevisível ele não se torne num voraz BN e nós estamos apenas a 24000 anos-luz de distância o que parece muito mas nestas coisas do espaço não chega a ser como de Santarém a Lisboa.

Pior que isto ou menos mau, não sei, a galáxia mais próxima da nossa, a ANDRÔMEDA, está a aproximar-se à velocidade de 40.000 km/h e o choque, “mais dia, menos dia”, será inevitável dando lugar a uma tremenda explosão cujos efeitos, para nós, serão totalmente destrutíveis: primeiro a atmosfera será sugada, de seguida, toda a água dos oceanos e num instante ficaremos todos torradinhos!

Isto, na pior das hipóteses, porque, talvez com um pouco de sorte, possamos vir a ser lançados no espaço sideral tal como um planeta proscrito, desprezado e abandonado à sua sorte.

Mas não desesperemos, o choque será inevitável mas só daqui a 3 biliões de anos…

Mas a propósito de BN não pude deixar de me lembrar, por uma questão de associação de ideias, de um outro “Buraco Negro” que é o nosso Médio Oriente.

Na verdade, tal como nas Galáxias, tudo gira à volta do BN, no Planeta Terra tudo gira agora à volta do Médio Oriente e da guerra entre Judeus e Árabes.

É um fenómeno de turbulência que se mantém latente de há sessenta anos a esta parte e que eclode, ciclicamente, em explosões de violência.

Como em qualquer outro fenómeno da natureza física os mesmos elementos, nas mesmas condições, obedecendo às mesmas leis, vão conduzindo sempre aos mesmos resultados.

O medo que gera o ódio e vice-versa tomaram conta da situação, apoderaram-se da mente dos protagonistas e quando não se sabe o que mais fazer as pessoas matam-se umas às outras, exterminam-se, na expectativa de que finda a contenda, os sobreviventes de uma das partes dê por bem empregue o número dos seus mortos.

O futuro está cada vez mais inquinado pelo passado e se é verdade que as pessoas se cansam das guerras e não as querem, também não é menos verdade que arranjam sempre razões, e razões poderosas, para mergulharem nelas e assim tem sido, naquela região, entre Árabes e Judeus enquanto não passarmos à fase seguinte, declarada e assumida entre os fanáticos de Maomé e os judeus e de seguida com o resto do mundo.



Lâmpada Mágica









Um homem caminhava pela praia de 
Cascais e tropeçou numa velha lâmpada.
Pegou nela, esfregou-a e... um génio saltou lá de dentro, que disse:


- OK. Libertaste-me da lâmpada, blá, blá, blá! Esquece aquela história dos 3 desejos! Tens direito a um desejo apenas e ponto final!

O homem disse:

- Eu sempre quis ir aos Açores, mas tenho um medo enorme de voar... e no mar costumo ficar enjoado. Podes construir uma ponte até aos Açores, para eu poder ir de carro?

O génio riu muito e disse:

- Impossível. Pensa na logística do assunto. Como é que os pilares chegavam ao fundo do Oceano Atlântico? Pensa em quanto betão armado, em quanto aço, em quanta mão-de-obra... Não, de maneira nenhuma! Pensa noutro desejo.

O homem compreendeu e tentou pensar num desejo realmente possível.

- Fui casado e divorciado 4 vezes. As minhas mulheres disseram sempre que eu não me importava com elas e que era um insensível. Então, é meu desejo compreender as mulheres; saber como se sentem por dentro e o que estão a pensar quando não falam connosco; saber porque estão a chorar... saber realmente o que querem quando não dizem nada... saber como fazê-las realmente felizes!

O génio respondeu:

- Queres a porcaria da ponte com duas, ou quatro faixas???!!!!

Site Meter