sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Eleições Americanas


ELEIÇÕES AMERICANAS

Confesso que aguardei com um misto de ansiedade e curiosidade os resultados da super terça-feira das eleições primárias nos Estados Unidos da América.

É certo, que por uma série de razões, o mundo em que vivemos é, para o bem e para o mal, cada vez mais uma aldeia global e por isso não é de estranhar que aquilo que se passa na casa dos outros nos interesse cada vez mais, e os jornais e televisões dão-se bem conta disso fornecendo-nos notícias, reportagens no local, comentários, debates, tudo o que possa contribuir para satisfazer essa curiosidade.

Reconheço, no entanto, que no que se refere aos EUA a curiosidade tem razões mais profundas e tem a ver com a história, a cultura e o papel determinante que a América têm tido no mundo durante toda a minha vida, muito em especial durante a 2ª G. G. Mundial em que intervieram com o sacrifício de milhares de vidas dos seus cidadãos para nos ajudarem a livrar do pesadelo nazi.

Os meus heróis do cinema eram americanos, os filmes que faziam as minhas delícias americanos eram, e as coboyadas que preenchiam as minhas brincadeiras de rapaz eram, também elas, “made in América”.

Depois, mais tarde, vieram o Presidente Kennedy que, tal como o seu irmão Robert Kennedy, Secretário de Estado da Justiça e Martin Luter King representavam aos meus olhos, nos inícios da já distante década de sessenta, os líderes das forças do Bem mortos “em combate” pelas forças do Mal.

Senti essas mortes como se fossem cidadãos do meu país, dos mais queridos e estimados porque mais que a pátria, a língua ou a religião são os valores da liberdade e do respeito pela pessoa humana que comungamos que fazem de nós, verdadeiramente, gente da mesma terra, da mesma língua e da mesma religião.

Percebi também, nessa altura, o extraordinário poder das forças do Mal naquele país que era capaz de eliminar as três personalidades mais prestigiadas não só da sua sociedade como também do mundo com inteira e total impunidade.

Nunca quis visitar os EUA porque dentro de mim, embora de forma não confessada, jamais consegui perdoar a essa facção da sociedade americana, soberba, poderosa, radical, obscurantista, manhosa e ignorante, os crimes cometidos sobre essas três pessoas.

E depois deles, o que é facto, é que ninguém mais me empolgou naquele país não obstante todos os homens da cultura e da ciência que produziu mas…empolgar é outra coisa, porque também tem a ver com as causas e a forma como por elas se luta e morre.

E agora, aparece o Barack Obama, jovem, enriquecido genética e culturalmente por ser filho de pai negro Queniano e mãe branca, americana do Kansas, com porte distinto, elegante, voz profunda, discurso bem estruturado, que não fala depressa nem devagar, que nos olha directamente, não com aquela persuasão agressiva de quem nos quer convencer a comprar qualquer coisa, mas com uma convicção que vem do fundo da sua alma e nos diz, tal como nos poderia ter dito Martin Luter King quarenta anos atrás: YES WE CAN !

E isto é uma mensagem de força e de esperança que de todas as mensagens é aquela que mais nos toca, aquela que mais precisamos de ouvir, aquela que mais agradecemos que nos digam.

Não nos prometam nada, estamos fartos de promessas, aqui, nos EUA, em todo o mundo, as promessas são, hoje em dia e cada vez mais, argumentos políticos descredibilizados por vezes mesmo ofensivos, atentatórios da nossa inteligência.

Digam-nos antes, com uma centelha no olhar, como faz Barak Obama, que a mudança é possível e que nós somos capazes de a operar, que os caminhos estão aí à nossa frente como sempre estiveram aguardando quem tenha a coragem, e o desprendimento para os percorrer.

Os EUA e o mundo têm sido, nos últimos anos, vítimas de um homem que à frente daquele país tem representado as “forças do Mal”, as mesmas que mataram os Kennedys e Martin Luther King e se alguma palavra faz mais sentido nesta campanha para as eleições americanas, é exactamente aquela que tem sido o “cavalo de batalha”do discurso político de Obama: Mudança!

Os americanos têm que acreditar que é possível mudar e se para tal mais do que um político precisarem de um guia Messiânico aí o têm na pessoa de Obama porque a dimensão política, neste momento, acredito que já não seja suficiente.

Milhões de pessoas na América não têm seguro de doença, muitos outros milhares não têm casa e vivem na rua numa pobreza confrangedora e isto num país que tem o maior exército e se dá ao luxo de fazer guerras para prestígio balofo do seu Presidente armado em Xerife do mundo.

Os jovens, que são a parte mais sã e menos corrompida da sociedade e que viviam alheios das questões políticas, perceberam a mensagem e não só se entusiasmaram como igualmente se estão a mobilizar para a difundirem.

Numa sociedade de interesses serão eles capazes de levar Obama à vitória?

E será Obama capaz de penetrar ainda nos eleitores latino/americanos que até à data têm constituído “o abono de família” da Srª Clinton?

Da Srª Clinton, a preferida, à partida, do aparelho do Partido Democrata, mulher inteligente e muito sabida, como diz o nosso povo, não haverá grandes surpresas a esperar… a não ser a sua eventual derrota perante um veterano da guerra do Vietnam, uma vez que foi Obama e não ela que teve melhores resultados em Estados tradicionalmente dominados pelos Republicanos, para além de possuir uma margem de expansão no eleitorado que parece ser maior no candidato do Estado de Illinois.

E do Sr.Obama o que poderemos esperar, que expectativas estão a ser criadas por ele aos americanos e ao mundo que acredita nele?

- Acima de tudo uma profunda abertura da política do Chefe da Casa Branca aos valores humanistas e universais, uma não dependência dos grandes negócios e interesses e uma igual abertura ao diálogo com o mundo na base de valores de justiça, igualdade e respeito por todos os povos e que estão, preto no branco, na Carta das Nações Unidas.

Os EUA estão enfraquecidos, a política praticada nos últimos anos pelo Sr. Bush arruinou o país, a dívida Pública e o Défice Comercial são monstruosos mas a força do seu Exército é a mais poderosa, para além de deterem uma parte considerável da “inteligência” do mundo pelo que a sua capacidade de influenciarem os destinos da humanidade é ainda determinante.

Por tudo isto, e face ao contexto internacional herdado do Sr. Bush, não são apenas os EUA que precisam de Obama, é o mundo, todo ele.

Neste momento, pelo menos, as eleições já garantiram o afastamento da área do poder do núcleo duro conservador e evangelista da sociedade americana, resta agora saber, como pergunta António Vitorino, se Barak Obama “pela renovação do discurso e da lógica política de que é portador, se mostra capaz de ultrapassar as divisões das origens rácicas, penetrando nas elites do eleitorado branco sem dificuldades, e mesmo capaz de atingir eleitores moderados”.

Após a super terça-feira os candidatos democratas estão praticamente empatados: Hillary tem mais delegados, mas Obama tem mais probabilidades nas próximas primárias.

Este sistema de primárias permite aos eleitores avaliar os concorrentes sob stress mas, prolongando-se, divide o partido até muito próximo das eleições finais e se as coisas se mantiverem nesta indecisão poderá ter que ser mesmo a Convenção a fazer a opção final em função do candidato julgado em melhores condições para derrotar o adversário na votação para Presidente.

Historicamente, há más recordações de uma Convenção deste género: após o assassínio de Bob Kennedy, a Convenção do partido Democrático, em Chicago, acabou em tumultos na sala e na rua e foi Richard Nixon, do partido Republicano, que acabou por ser eleito.

quarta-feira, fevereiro 06, 2008


Pensamentos Preferidos

“Se as coisas são inatingíveis…ora! Não é motivo para não quere-las…
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas…”

(Mário Quintana)


“Talvez seja utopia, mas se eu não deixar que se embote a minha sensibilidade, quando eu envelhecer, em vez de estar ressequida, eu terei chegado ao máximo exercício de meus afectos.”

(Lya Luft- Perdas e Ganhos)


“ Quando os seus sonhos se despedaçarem,
Varra os bocados e guarde-os.
Pontinhas de esperança podem ser encontradas
Nas ruínas de sonhos estilhaçados.”

(Cherry Hartman)


A vida é uma única moeda e tu poderás gastá-la como desejares…mas apenas uma vez.

( De autor desconhecido)


“Viver…é chegar onde tudo começa
Amar…é ir onde nada termina
Viva… como se fosse cedo
Reflicta…como se fosse tarde.

Sinta o que você diz…com carinho
Diz o que você pensa…com esperança
Pense o que você faz…com fè
Faz o que você deve fazer…com amor.”

( Judy França )


“Onde a força impera não há amor
Onde o Amor impera as forças não contam.”

( Carl Gustav Yung )


“A cada dia que vivo, mais me convenço que o Desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”

( Carlos Drumod de Andrade )


“ Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo:
Nem ele me persegue, nem eu fujo dele…um dia agente se encontra.”

( Mário Lago )


“Gosto e preciso muito de ti
Mas quero logo explicar
Não gosto porque preciso
Preciso sim, porque gosto.”

( Mário Lago )



“Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até aonde os outros já foram.”

( Grhan Bell )


“Sempre há um pouco de loucura no amor,
Porém sempre há um pouco de razão na loucura.”

( F. Nietzshe )


“Para se fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.”

( Mozart )


“Quanto mais fecho os olhos,
melhor vejo…
Meu dia é noite quando estás ausente…
E à noite vejo o sol
se estás presente…”

( Shakespeare )


“Passamos metade da vida à espera daqueles que amamos e outra metade a deixar os que amamos.”

( Victor Hugo )


“Antes de construir um muro
Pergunto sempre quem estou murando
E quem estou deixando fora.”

( Robert Frost )


“A vida só pode ser compreendida
olhando-se para trás
mas só pode ser vivida
olhando-se para a frente.”

( Soren )


“Comece fazendo o que é necessário,
Depois o que é possível, e de repente
Você estará fazendo o impossível.”

( S. Francisco de Assis )

“Aprendemos a voar como pássaros,
E a nadar como peixes,
Mas não aprendemos a conviver como irmãos.”

( Martin Luher King )



“Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.”


( Charles Chaplin )



“Para quê repetir erros antigos
Quando há tantos novos a cometer.”

( Bertrand Russel )


“O tempo é muito lento
Para os que esperam,
Muito rápido para os que têm medo,
Muito longo para os que lamentam,
Muito curto para os que festejam.
Mas, para os que amam
O tempo é eternidade.”

( William Shakespeare )


“Dai-nos força Senhor,
Para aceitar com serenidade
Tudo o que não possa ser mudado.
Dai-nos coragem para mudar
O que pode e deve ser mudado.
E dai-nos sabedoria para distinguir
Uma coisa da outra.”

( Almirante Hart )


“Se choras por não ver o Sol,
As tuas lágrimas
Impedir-te-ão de ver as estrelas.”

( Tagore )


“Me ame quando eu menos merecer,
Pois é quando eu mais preciso.”

( Provérbio Chinês )


“Você não pode ensinar nada a um homem;
Você pode apenas ajudá-lo
A encontrar a resposta dentro dele mesmo”

( Galileu )


“Há pessoas que nos falam e nós nem a escutamos;
Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam
Mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre.”

( Cecília Meireles )


“Durante muitos anos esperamos encontrar alguém que nos compreenda, alguém que nos aceite como somos, capaz de nos oferecer felicidade apesar das duras provas.
Apenas descobri esse mágico alguém é o rosto que vemos no espelho.”

( Richard Bach )


“Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.”

( Alexandre Herculano )


“Compreender a poesia é olhá-la sem a tentação de lhe perguntar nada.
É aceitar o núcleo de silêncio donde todas as formas se destacam.
A obra vale pela densidade de silêncio que impõe.”

( Eduardo Lourenço )


“A literatura, como toda a arte,
é uma confissão de que a vida não basta.”

( Fernando Pessoa )











terça-feira, fevereiro 05, 2008

Frases muito...


Frases Muito…



O amor é como a gripe…
Apanha-se na rua e cura-se na cama.

Os autarcas são as pessoas mais católicas do mundo…
Nunca assinam nada sem levarem um terço.

Os mamilos das mulheres são como o Playstations II…
São feitos para crianças e quem brinca são os pais.

Pior que não ter nada para vestir…
É não ter ninguém para despir.

Não procures o Príncipe Encantado…
Procura antes o Lobo Mau…
Ele ouve-te melhor e ainda te pode comer.

As vegetarianas não gemem nem gritam
Quando atingem um orgasmo…
Porque não querem admitir que um bocado de carne lhes possa dar prazer.

Os homens têm a consciência limpa…porque nunca a usam.

O membro mais leve do corpo é o pénis…
Basta um pensamento para o levantar.

O beijo é uma forma de cultura…através dele conhecemos várias línguas.

Uma mulher feia é como uma pantufa…em casa ainda vai, mas não se pode levar para a rua.

Os ex-namorados são como os hambúrgueres…sabemos que não devemos, mas sempre acabamos por comer de vez em quando.

Depois de fazerem amor:
10% dos homens viram-se para a esquerda.
10% dos homens viram-se para a direita.
80% dos homens vão para casa.

As mulheres são como o Circo…
Debaixo dos panos é que está o espectáculo.

A diferença entre uma pilha e um homem…
É que a pilha tem sempre um lado positivo.

O homem é como a vassoura…
Sem o pau não serve para nada.

Vale mais ser um alcoólico anónimo…
Do que um bêbado conhecido.

A educação sexual…consiste em dizer obrigado no fim.

Nunca alguém vencerá a guerra dos sexos…
Há demasiada confraternização entre os inimigos.

O melhor negócio do mundo é abrir um bordel…
Em caso de falência ainda se pode comer o stock.

Quando um homem abre a porta do carro a uma mulher…
Um ou outro são novos.

Se os homens são todos iguais…
Por que é que as mulheres escolhem tanto?

Enquanto o meu Chefe disser que me paga muito…
Eu faço de conta que trabalho muito.

O corno é como a árvore das patacas…
Quando menos se espera somos contemplados.

Se o porco tem 4 pernas…
De onde vem o “Fiambre da Perna Extra”?

Site Meter