sábado, março 26, 2016

Os restos...
O outro lado da 

emigração 

portuguesa
   






«Vinham da Suíça para passar a Páscoa em Portugal, mas a viagem acabou tragicamente em Allier, no centro de França. A carrinha em que viajavam chocou de frente com um camião e os doze passageiros, todos portugueses imigrados na região de Lausanne, morreram no local. O condutor era um jovem português de 19 anos, que sobreviveu, e foi levado para o hospital em estado de choque.

Entre as 12 vítimas está uma família de Cinfães do Douro - um casal e a filha de sete anos - e ainda um homem de 34 anos do mesmo concelho. Há ainda três vítimas de uma aldeia perto de Trancoso, chamada Palhais, revelou o presidente da câmara de Trancoso. Pelo menos duas eram de Fajões, em Oliveira de Azeméis.» [DN]
   
Parecer:

Um mini autocarro que mais não era do que uma furgoneta de seis lugares, conduzida por um motorista com 19 anos, há aqui qualquer coisa de muito errado que nos deve levar a reflectir. Como é possível que doze emigrante viajassem nestas condições entre a Suíça e Portugal?

Esperemos que a empresa portuguesa que explora este esquema de transportes seja investigada sob todas as vertentes, começando nas licenças para a exploração de transportes à forma como cumpre as suas obrigações fiscais. É importante acabar com estes esquemas de negócios oportunistas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamentem-se as mortes.»

Comentário

Os portugueses são assim: desprezam as suas próprias vidas. Aquela carrinha não era um barco de borracha que os traria para a segurança de uma vida, representava apenas uns euritos de economia numa viagem de férias. Não foi ninguém que os meteu lá dentro, foram eles que entraram como resultado de uma decisão dos próprios, e entraram até caber...

Eu também tirei a carta de condução aos dezanove anos de idade para enfrentar o transito de há cinquenta e oito anos atrás... e me recordo da irresponsabilidade que foi, mesmo assim.

Quando as pessoas são cúmplices dos crimes de que são vítimas, há que ter a coragem de o assumir. Infelizmente, estes, morreram todos... não irão assumir nada.

Castigue - se com o máximo previsto na lei quem lucra com estas economias que os nossos trabalhadores emigrantes fazem no desprezo das suas vidas. Ao perderem-nas, pagaram já o preço máximo.

Viviane e Zambujo - O Tempo subitamente...


As Escutas a José Sócrates na versão de Ricardo Araújo



A tia está fazendo casa em Mangue Seco
Tieta do Agreste
(Jorge Amado)



EPISÓDIO Nº 110

















DA INESPERADA CONFISSÃO


Ao se dirigir à praia para tomar a canoa onde Jonas o espera para levá-lo de volta a Mangue Seco, nas mãos os embrulhos com o serrote novo e os quilos de pregos. Ricardo enxerga, sentado na espreguiçadeira, à sombra de um pé de tamarinho de tronco secular, silhueta muito sua conhecida. Apesar de calça de brim e da camisa esporte, reconhece Frei Timóteo e se recorda que os franciscanos de São Cristóvão possuem uma casa de veraneio no arraial do Saco.

Aproxima-se e lhe pede a bênção. O frade busca reconhecê-lo, onde viu aquele rosto adolescente? Ricardo explica: no seminário, meu pai. Não é seu aluno, ainda está terminando o seminário menor, o curso secundário, somente depois vai realmente começar; contudo, já chegou à fronteira da decisão. E chegou, não em tranquila caminhada mas em desesperada luta com o demónio.

- Meu pai, quando posso vir me confessar?

- Quando quiser, meu filho, quando sentir necessidade.

- Pode ser agora mesmo, meu pai?

- Se deseja, meu filho.

Ricardo fica parado, esperando, certamente Frei Timóteo vai vestir a sotaina e levá-lo ao confessionário na capela do arraial. Mas o frade aponta a outra espreguiçadeira:

- Descanse os embrulhos, sente aqui junto de mim, primeiro vamos conversar, depois eu lhe confesso. A tarde está bonita, vamos aproveitá-la, Deus a faz assim gloriosa para que os homens fiquem felizes. A felicidade dos homens é a maior preocupação de Deus. Você está aqui de férias?

- Estou, sim, meu pai. Quer dizer, aqui não, em Mangue Seco.

- Mangue
Seco é o lugar mais belo do mundo. Não é verdade que Deus tenha descansado ao sétimo dia, como rezam as escrituras. – O frade riu,
 como se achasse graça ao absurdo que vinha de pronunciar. – No sétimo dia o Padre Eterno estava inspirado, resolveu escrever um poema, fez Mangue Seco. Aliás, até hoje continua fazendo Mangue Seco, com a ajuda do vento, não é mesmo? Você está com sua família?

- Só com a minha tia mas há três dias estou sozinho, ela foi a Agreste, eu sou de lá. Minha tia mora em São Paulo, veio passear, tinha ido embora há muito tempo. Eu nunca tinha visto ela antes.

Como o frade não comentasse, prossegue:

- A tia está fazendo uma casa em Mangue Seco, comprou terreno, é rica. Eu estou tomando conta da obra. Vim buscar material. O pedreiro, o carpinteiro, os serventes são daqui.

- O povo de Mangue Seco não exerce esses ofícios, quem nasce ali só sabe lidar com o mar e não é pouco. Raça forte, meu filho.

- Meu pai, um dia no seminário ouvi o senhor falando dos hipies para os reverendos padres, dizendo bem deles, dizendo que não são ruins.

- Não me lembro desse dia especialmente mas só digo bem dos hipies, são pássaros do jardim de Deus, todos eles, os místicos e os ateus.

- Os místicos e os ateus, com pode ser isso, meu pai? Não cabe em meu entendimento.

- Não é o rótulo que dá qualidade há bebida, meu filho. Para Deus o que conta é o homem e não o rótulo. Você está com vontade de deixar o seminário e seguir com os hipies?

- Não, meu pai. Não sei se tenho ou não vontade de ir com eles, nunca pensei isso. Mas, se tivesse, acho que não ia porque a minha mãe era capaz de morrer. Para ela os hipies são demónios, encontrou alguns em Aracajú, ficou horrorizada. Tem medo que meu irmão, se deparar com eles, vá atrás. Meu irmão menor, Peto. Ainda não fez treze anos e não gosta de estudar.


Um Alentejano



Um alentejano de Beja vai a um concurso de televisão e o apresentador pergunta:

- Como se chamam os habitantes de Beja?

Após algum silêncio, o alentejano responde:

- Porra! Todos, todos nã sei !



                                      

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 223



















E Fernão Peres? – perguntei eu.

O príncipe respondeu:

- Deixemo-lo mais umas semanas a ferros e de seguida será enviado para a sua terra de onde nunca devia ter saído.

Houve um aplauso geral e todos sorriram. Peres Cativo, manifestou-se quieto e calado, mas era visível a sua satisfação com a humilhante provação por que passava seu meio irmão, o Trava.

- E quem serão os novos governadores de Coimbra e de Viseu, perguntou então meu tio Ermígio.

O príncipe, agradado com a inversão do ambiente, disse:

 - Podeis ajudar-me na escolha pois déreis, a partir de hoje o meu mordomo – mor.

Meu pai abraçou o irmão aprovando aquela merecida honra.

Astuto, Afonso Henriques logo acrescentou que também estava nomeado um jovem, com grandes qualidades de guerreiro.

Depois do que ontem se vira, o príncipe anunciou que não via melhor escolha do que eu. Fiquei espantado, foi uma verdadeira urpresa!

Eu sabia que combatera bem e que era o melhor com a espada, mas nuca me passara pela cabeça ser alferes.

Meu pai, inchado de orgulho, abraçou-me fortemente. Contudo, passados estes momentos de júbilo, logo se recordou da divergência anterior e não se calou.

Príncipe, apesar do meu coração estar repleto de gratidão, a minha palavra tem de ser honrada. Vinde comigo a Toledo!

Afonso Henriques, desiludido por não o ter conseguido convencer, limitou-se a abanar a cabeça, e então meu pai declarou:

 - Nesse caso, partirei amanhã mesmo, com minha mulher e meus filhos, para colocarmos nas mãos de Afonso VII as nossas vidas como penhor da vossa promessa não cumprida.

Correu um rumor alarmado na sala, que cresceu quandio meu tio Ermígio acrescentou:

 - Irei convosco também e tentaremos acalmar o rei.

De uma assentada, o príncipe, via partir os recém nomeados mordomo – mor e alferes, bem como o seu perceptor e bom conselheiro.

Sorumbático deu por terminado o encontro e Raimunda foi a única que o seguiu aos seus aposentos. Como no passado, julgamos que ela seria um bálsamo para sarar as feridas no orgulho do nosso príncipe mas todos nos equivocámos.

Quando a viu surgir, o meu melhor amigo rejeitou a sua companhia.

Durante mais de três horas manteve-se no quarto sozinho e por lá ceou. Depois dirigiu-se aos aposentos onde dormiam as suas irmãs mais novas, à porta do qual apareceu Elvira.

Minhas irmãs já dormem? – perguntou Afonso Henriques.

A descendente de normandos confirmou-o.

- Que desejais? - perguntou.

O príncipe responde:

 - Falar convosco.

Com um sorriso agradado, Elvira deixou-o entrar. Depois perguntou:

 - E Chamoa?

O príncipe contou que a rapariga partira para a Maia e Elvira comentou:

 - É natural. Deseja ficar junto do marido até ele morrer. Tereis de esperar. Ela ama-vos.

Afonso Henriques olhou-a demoradamente, apreciando aquela mulher alta e forte.

Elvira vestia apenas uma túnica e viam-se os contornos viçosos do seu corpo: umas pernas longas, umas coxas firmes, uma peideira saliente, uns braços musculados, uns peitos volumosos.

Não sendo bonita, era vistosa, os seus cabelos dourados e longos davam-lhe uma aura encantadora.

E vós, tendes amigo? – perguntou-lhe o príncipe.

Elvira riu-se, divertida.

- Vejo que sois ciumento. Descansai, não tenho amigos.

Ele insistiu nos esclarecimentos:

 - Gonçalo de Sousa não vos agrada?

Elvira, benzeu-se, exagerando o repúdio:

 - Cruzes, nem pensar!


sexta-feira, março 25, 2016

Atacam nas cidades onde nasceram...
Inutilidade de vidas 

perdidas















Não, não há guerra nenhuma, Não vejo tropas a desfilar ou forças em confronto. Apenas sirenes da polícia e de ambulâncias a recolherem corpos de pessoas mortas e feridas indiscriminadamente.

Estes assassinos, que vivem ao abrigo de uma nacionalidade oferecida aos seus pais e que hoje é a sua por nascimento, graças a leis hospitaleiras de países livres, democráticos e respeitadores dos direitos humanos, não são guerreiros, não fazem parte de nenhum exército, apenas de um corpo de assassinos que mantém a sua capacidade de raciocinar mas estão bloqueados no seu espírito.

Entraram num poço profundo, escuro, sem saída do qual só conseguem fugir pela morte, deles e dos outros.

Esqueçam aquela ideia da construção de Estado Islâmico, à imagem do antigo califado que tinha Córdova como a cidade mais importante, para alem de Toledo, Almeria, Saragoça e Valência.

Estes “candidatos” a construtores de um Estado Islâmico são a vergonha dos seus antepassados de então, cuja história desconhecem, para alem dos limites das fronteiras que  cobiçam.

Citam passagens do Corão, às cegas, no acto de matar, numa  tentativa de justificar o injustificável, a destruição e a morte,

Percebe-se que estão bloqueados de espírito, nada mais sabem, nada mais querem. Definiram como objectivo a morte, frustração máxima da vida.
Se eles soubessem a história do seu povo  e a quisessem honrar, não destruiriam legados monumentais que pertencem hoje à humanidade,, classificados pela UNESCO de património da humanidade,  como aconteceu na cidade de Palmira, a "pérola do deserto", de onde foram agora desalojados pelo exercito Sírio.
Deveriam visitar Córdova, cidade antiga, 200 anos A.C.,  mas que Abderramão III, Califa do Império, em 756, não só fez dela o centro nevrálgico desse novo império muçulmano no Ocidente,  como a converteu na principal cidade da Europa Ocidental.
Segundo fontes árabes, sob o seu governo, a cidade alcançou um milhão de habitantes, dispunha de mil seiscentas mesquitas, trezentas mil moradias, oitenta mil lojas e inúmeros banhos públicos.
Este Califa omíada, foi também um grande impulsionador da cultura: dotou Córdova com cerca de setenta bibliotecas, fundou uma universidade, uma escola de medicina e outra de tradutores do grego e hebraico.
Fez ampliar a Mesquita de Córdova reconstruindo as ameias, e mandou construir a extraordinária cidade palaciana de Madinat al-Zahr onde residiu até à morte.
Onde estão os descendentes deste povo ilustre?
- Estes árabes, seus descendentes, mil anos depois, nascidos na Europa, em países que acolheram os seus pais, perderam a sua identidade para ganharem a volúpia de matar.
Incapazes que foram de desenvolver nos seus países de origem, sociedades economicamente prósperas, emigraram para a Europa e ao lado de muitos compatriotas seus, que se limitam a trabalhar honestamente, enveredaram pelo suicídio como forma de provocar mortes inocentes.
Em cima destas mortes, a eito e sem jeito, não vão construir nada, pelo que elas serão completamente inúteis. O terror, o medo, a dor e o sofrimento, não aliciarão ninguém para o seu “Estado Islâmico”.
Poderão matar mais, de certo que o vão fazer... parece haver pequenas células em muitos países europeus, mas o resultado será o mesmo. Apenas aumentará a lista das vítimas...
Viverão cada vez mais acossados, deixarão de ser gente, apenas fantasmas, doentes mentais, desequilibrados.
Os países europeus têm de afinar processos e estratégias, adaptar as suas leis e os seus Códigos na defesa da vida dos seus cidadãos.
Na Dinamarca, estão agora a criar uma lei para retirar a cidadania a Imãs radicais que nas suas mesquitas incendeiam os crentes ateando o ódio e a ruptura das religiões contra o povo que os acolheu.
É imperioso que o façam. Eles não matam Presidentes, nem Ministros ou pessoas ditas importantes, não, preferem elementos do povo para demonstrar aos governos que eles são fracos, débeis, incompetentes, que não sabem defender os seus próprios cidadãos.
É preciso rever a estratégia da política europeia cingida que está a metas financeiras por responsabilidade dos partidos alemães que alimentam Merkel e Schauble.
A crise económica, o desemprego e as dificuldades em que muita gente de bairros periféricos vive, não ajuda nada.
Investir na economia e no emprego é investir, também, na nossa segurança e defesa.
As forças de segurança não cooperam, ou não o fazem suficientemente. Um suspeito de jihadista na Bélgica é desconhecido em França... o que levou o Comissário alemão a dizer: «Isto assim não pode continuar».

Amália - Abandono

Fadista? - Eu? - No estrangeiro, quando actuo. apresentam-me como Mezzo - Superano.


Gato Fedorento - As Grandes Questões do nosso tempo...



Ricardo ficou parado, quieto e redimido....
Tieta do Agreste
(Jorge Amado)
EPISÓDIO Nº 109




















DA MEDITAÇÃO ESPIRITUAL




Ainda adormecido, percebeu um rumor de risos alegres, som de violão e a melodia de um acalanto tão bonito e apaziguante que nele se embalou, encontrando por fim Tieta num extenso e tranquilo território de campo e praia, morros e dunas; nua com um bordão de flores retirado do altar de São José, ela conduz irrequietas cabras, leva-as a pastar nas ondas.

Os pés alados não tocam a areia, tampouco os de Ricardo. Dão-se as mãos e se encaminham, limpos de corpo e alma, inocentes, para a mão de Deus aberta para recebê-los. Deus contem o mundo em seu regaço: o campo, a praia, o mar, as cabras e os amantes.


Soam então as trombetas do juízo final, terna cantiga de ninar e o profeta Jonas, velho pescador de contrabandos, eleva-se das águas, cavalgando um tubarão, e proclama a verdade inconteste do Senhor: nenhum homem seja rico ou pobre, velho ou moço, forte ou fraco, pode viver sem mulher, nem mulher sem homem, é contra a lei de Deus

Ruem as muralhas do mar, quando Jonas, esticando o cotoco do braço, ensina que o amor não é pecado, nem mesmo de tia com sobrinho, de viúva com seminarista. Uma menina vem e orna de flores os cabelos de Tieta e os de Ricardo e diz paz e amor, numa voz de passarinho.

Música e canto prosseguem além do sonho e, aos toques do dedo da criança, Ricardo descerra os olhos. Recorda-se do desvario da noite do ciúme, da desesperada prova de natação, da queda, exausto e nu, sobre a areia onde dormira e ainda se encontra.

A menina lhe entrega a última flor, açucena do campo; ele está cercado por uma roda de moças e rapazes, algumas crianças, algumas crianças, todos igualmente nus e sorridentes, a cantar para ninar seu sono.

Acalanto a aquietar-lhe o coração, uma canção estranha, portadora de paz e alegria, música celeste. O violão que o magricela tange sobre o peito é harpa de anjo. Ricardo senta-se devagar, sorri.

Não se importa de estar completamente nu, nem repara, admirado ou curioso, com malícia ou cobiça, na nudez em torno, olha simplesmente e vê as moças belas, algumas quase meninas de tão jovens, os rapazes barbudos ou imberbes.

Cabelos compridos, por vezes rolando sobre os ombros, não eram assim os cabelos de Jesus? Noutros, as crespas cabeleiras desabrocham em grandes flores desfiadas ou em emaranhados ninhos de pássaros. A roda prossegue em canto e dança, ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar. Ricardo põe-se de pé.

Encontra-se completamente livre do medo, da servidão, do pecado. Na barra da manhã, a dança e o canto, o sorriso, a tranquila face das moças e dos rapazes restituem-lhe a alegria e a paz perdidas.

Libertos do tempo, sem pressa e sem horário, cantam e dançam para ele na atmosfera azul onde nasce o dia. Uma das moças, a mãe da menina resgatada das ondas, na véspera, deixa a roda, se aproxima e o beija na face e sobre os lábios e Ricardo conheceu então a fraternidade, soube-lhe o significado e o gosto. Depois, correram todos para o mar e as crianças, tomando-o pela mão o conduziram.

Tudo era mistério, sonho, fantasia. Sobre as águas serenas a manhã desponta, enquanto moças e rapazes cortam as ondas mansas e as crianças recolhem conchas azuis, vermelhas, brancas, cor-de-rosa. Alguns casais amam-se na madrugada mas Ricardo não procura ver nem saber, estendido entre eles na praia, em silêncio, cercado de conchas que as crianças lhe oferecem.

Depois, tomando das roupas velhas, desbotadas, rotas, poucas e precárias, reunindo a meninada, nada lhe pediram e sim lhe deram alguma coisa grande, antes desconhecida para ele, uma pureza nova, não aquela do seminário dependente do medo e do castigo; agora o pecado já não existe. Nem o demónio, nem a maldade, nem o desespero varridos da face da terra. Para sempre.

Da fímbria da praia, do começo do mar, gritam em despedida: paz e amor; e vão-se embora. Paz e amor, irmão. Ricardo ficou parado, quieto e redimido.

Surpresa...


















Carlos, advogado, 45 anos, bonacheirão, adorava feijoada. Porém, sempre que a comia, o feijão causava-lhe uma reacção fortemente embaraçosa.

A sua saliente barriga inflava ainda mais, e os gases... Um dia apaixonou-se. 

Quando chegou a altura de pedir a mulher em casamento, pensou:

~Ela é de boa família, cheia de etiqueta, uma verdadeira dama, não vai aguentar estar casada comigo se eu continuar assim...»

Decidiu fazer um sacrifício supremo e deixou de comer feijoadas.

Pouco depois, estavam casados.

Passados alguns meses, ao voltar do trabalho, o carro avariou. Como estava longe, ligou à mulher e avisou-a que ia chegar tarde, pois tinha de regressar a pé.

No caminho, passou por um pequeno restaurante e foi atingido pelo irresistível aroma de feijoada acabada de fazer.

Como faltava muito para chegar, achou que a caminhada iria livrá-lo dos efeitos nefastos do feijão.

Entrou, pediu, fez a sua pirâmide no prato. Ao sair, tinha 3 doses de feijoada no estômago.

O feijão fez efeito e, durante todo o caminho, foi a peidar-se sem parar.

Foi para casa literalmente a jacto.

Peidava-se tanto que tinha de travar nas descidas, e nas subidas quase não fazia esforço a andar.

Quando se cruzava com pessoas continha-se, e aproveitava a oportuna passagem de um ruidoso camião para soltar os gases.

Quando chegou a casa, já se sentia mais seguro.

A mulher parecia contente quando lhe abriu a porta e exclamou:

- Querido, tenho uma surpresa para o jantar!

Tirou-lhe o casaco, pôs-lhe uma venda nos olhos, levou-o até à cadeira na cabeceira da mesa, sentou-o e pediu-lhe que não espreitasse.

Já sentia mais uma ventosidade anal à porta, mas controlou-se. No momento em que a mulher ia retirar a venda, o telefone tocou.

Ela obrigou-o a prometer que não espreitaria e foi atender o telefone. Era uma amiga...

Enquanto ela estava longe, o Carlos aproveitou, levantou uma perna e aí vai disto: pum, soltou um.

Era um peido comum. Para além de sonoro, também fedeu a ovo podre.

A plenos pulmões, soprou várias vezes, a toda a volta, para dispersar o cheiro.

Quando começou a sentir-se melhor, surgiu outro. Este parecia potente.

Levantou a perna, tentou sincronizar uma sonora tosse para encobrir e... «pprrraaaaaaaa».

Saiu um rasgador tossido.

Parecia a ignição de um motor de camião, e com um cheiro mil vezes pior que o anterior.

Para não sufocar com o cheiro a enxofre, abanou o ar com as mãos e soprou em volta, à espera que o cheiro dissipasse.

Quando a atmosfera estava a voltar ao normal, eis que vem lá outro.

Levantou as pernas e deixou sair o torpedo.

Este foi o campeão, as janelas tremeram, os pratos saltaram na mesa, a cadeira saltou e, num minuto, as flores da sala murcharam.

Enquanto ouvia a conversa da mulher ao telefone, permanecia fiel à sua promessa de não espreitar e continuou assim por mais um tanto, a peidar-se e a tossir, a levantar ora uma perna ora a outra, a soprar em volta, a sacudir as mãos e a abanar o guardanapo.

Acendeu o isqueiro e desenhou com a chama círculos no ar, a tentar queimar o nefasto metano, que teimava em acumular-se na atmosfera.

Ouviu a mulher despedir-se da amiga.

Sempre com a venda posta, levantou-se apressadamente e, com uma mão, deu umas palmadas na almofada da cadeira para soltar o gás acumulado, enquanto a outra mão abanava para dispersar o cheiro.

Sacudiu e deu palmadas nas calças para libertar-se dos últimos resíduos.

Ouviu o som do telefone a desligar: « plim»

Alarmado, sentou-se rapidamente, compôs-se, ajeitou o cabelo, respirou profundamente, pousou as mãos ao lado do prato e assumiu um ar sorridente.

Era a imagem da inocência quando a mulher entrou na sala.

Desculpando-se pela demora, ela perguntou-lhe se havia espreitado à mesa.

Depois de ele jurar que não, ela retirou-lhe a venda, e... SURPRESAAAAAA!!!


Estavam 12 pessoas, perplexas, pálidas e constrangidas, sentadas à mesa: os pais, os sogros, os irmãos e os colegas de tantos anos de trabalho.

Era a festa surpresa do seu aniversário...

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 222



















- Seremos independentes, sempre! – exclamou meu pai, Egas Moniz.

Todos estávamos eufóricos, mas notei que uma única situação ensombrava o coração do nosso príncipe de Portugal. Paio Soares continuava moribundo, na tenda do provisório acampamento de Dona Teresa.

As mesinhas, os pós e os cuidados de Zulmira haviam estancado o sangue e as infecções mas o seu estado geral era grave e ninguém arriscava uma previsão optimista.

Ao quinto dia, verificando que a situação do marido não se agravara, Chamoa tomou a iniciativa de partir com as três mouras, transportando o enfermo numa carroça até Maia, enquanto seus pais regressavam cabisbaixos a Tui.

Com a partida da sua paixão, a mortificação e a tristeza abateram-se sobre Afonso Henriques e foi talvez devido a esse estado de melancolia que o príncipe de Portugal reagiu mal quando meu pai e sua esposa lhe relembraram a promessa, feita meses antes a Afonso VII, de ir a Toledo prestar-lhe homenagem.

Teresa de Celanova estava, naturalmente, desejosa que essa viagem acontecesse, e o malicioso Gonçalo não deixou de o notar.

- Não pensa noutra coisal...

Meu pai zangou-se cansado daqueles remoques. Porém, o que mais surpreendeu os presentes foi a recusa perentória de Afonso Henriques de realizar a viagem.

- Que dizeis? – espantou-se meu pai – Haveis prometido!

O príncipe franziu a testa:

 - A Galiza é nossa. Enquanto meu primo não o reconhecer, não lhe presto vassalagem!

Espantado, meu pai perguntou:

 - Desejais ser rei da Galiza?

Na sala nem todos estavam interessados naquela celeuma.

O Braganção dava peidos, justificando-se com os feijões que comera; o arcebispo Paio Mendes sorria, agradado por se manter acesa a querela com Compostela; meu tio Ermígio suspirava pensando que a guerra só agora estava a começar; Soeiro de Sousa e seu filho Gonçalo trocavam olhares cúmplices sobre a Celanova; e eu estava preocupado com minha esposa Maria, que decidira seguir a irmã até Maia.

Por fim, a um canto, o recém-chegado Peres Cativo mantinha-se à margem das polémicas.

Meu pai deu então um passo em frente. Só ele e meu tio Ermígio se podiam dirigir ao príncipe pelo nome inicial, pois haviam-no educado.

- Afonso, dei a minha palavra, é a minha honra que está em causa! Prometi a Afonso VII, para salvar esta nossa cidade, a vossa vassalagem, se ele levantasse o cerco!

Fi-lo em vosso nome e o rei cumpriu a sua palavra. Em Compostela, Afonso VII admitiu a possibilidade de vós serdes rei da Galiza, sendo ele Imperador!

Indiferente àqueles argumentos, Afonso Henriques encolheu os ombros.

Meu primo que me garanta primeiro Astorga, Zamora, Límia, Celanova e Tui! Estou farto de mentiras e vou lutar pelos meus direitos.

Indignado com tanta teimosia, meu pai perguntou:

 - Porque está vossa mãe nas masmorras? Afonso VII nunca fará rainha da Galiza uma prisioneira a ferros!

Um rumor crítico percorreu a assistência. Era evidente que muitos não estavam de acordo com aquele encerramento. O Trava, a todos dava gozo que estivesse preso, mas Dona Teresa, apesar dos seus erros, era rainha de Portugal, não sendo justo mantê-la enjaulada como se de um animal feroz se tratasse.

Captando essa primeira e subtil revolta, o príncipe foi lesto a anunciar a decisão:

 - Minha mãe será levada para o castelo de Lanhoso, onde ficará viver na companhia das suas filhas mais novas. Não poderá de lá sair, nem receber visitas do Trava durante um ano.

Um alívio geral distendeu a sala.


quinta-feira, março 24, 2016

À esquerda o 1º Ministro, à direita o impinchado
Os dois Passos Coelho:

O primeiro-ministro e 

impichado








Reparei, a meio de um corte de cabelo, que os brasileiros tinham enriquecido a nossa língua, em especial a má-língua ou a chamada língua-viperina, com  um novo termo, daqueles que dizem tudo, ainda que o som não seja dois melhores. Começaram por adoptar a palavra inglesa impeachement, adaptaram para português o que deu impichement e daí ao verbo impichar foi um pequeno passo. 

Agora dizem que querem impichar a Dilma.

E enquanto eles tentam impichar a Dilma ou forçá-la a sair antes que a impichem, dou comigo a pensar que o Cavaco foi um sortudo, quando inventou as falsas escutas a Belém bem que podia ter saído de Belém devidamente impichado. Aliás, quem anda com ares de que foi impichado é o Passos Coelho que dá ares de quem está convencido de que é ele o primeiro-ministro e ainda não percebeu porque é que o tiraram da residência de São Bento, porque é que o impicharam contra a sua vontade e, ao que diz, contra a vontade dos eleitores que lhe deram uma vitória para que não acabasse impichado.

No fim disto tudo temos um Passos Coelho que foi empossado primeiro-ministro para depois Cavaco o promover a primeiro-ministro emérito, de onde evoluiu para primeiro-ministro no exílio, queixa-se de ter sido ilegitimamente impichado por António Costa, daí o ar de impichado que põe nas suas aparições públicas.


Do Jumento

António Zambujo - O rapaz de camisola verde


Gato Fedorento - Vida Extra - Terrestre


Adormece na praia, nu em pelo.
Tieta do Agreste
(Jorge Amado)
EPISÓDIO Nº 108










Na ausência da tia, porém, permanece leproso, marcado com o ferrete dos malditos, em danação, sem instância de saúde, pois ela não estando, os demónios se apossam dele e o revestem inteiro de pecado, exibindo-o indigno e perdido.

Na rede Ricardo a procura, por que ela demora tanto? 
Abandonara o colchão de crina da cama do Comandante e de dona Laura, como deitar-se ali sem a ingrata?
Em Agreste, quando ainda lutava para manter a castidade, nas noites de tentação, na rede pendurada no gabinete do doutor Fulgêncio, na insónia ou no sonho, ele a enxergava e sentia nua, a perturbá-lo até que aflito se esvaísse na tentativa de possui-la sem saber como.
Durante todas aquelas noites, a tivera a seu lado, não adiantando prece e promessa, nem o decidido propósito de repelir a visão satânica a torná-lo possesso.

Que faz a desalmada em Agreste que não vem em seu socorro, libertá-lo? Quase o ofende sabê-la na cidade, longe dele. Lá, todos os homens vivem de olhos postos nela; se atravessa a rua, as miradas e os comentários seguem-lhe o rastro das ancas em balouço. Cercada por um halo de desejo reprimido, ciranda de fogo na qual todos participam: de Osnar, com a boca suja e a boca solta, a Barbozinha, cujos versos descrevem-na nua e impúdica na espuma das ondas; do árabe Chalita, que a conheceu mocinha, a Seixas, que a prefere às primas; de Aminthas, metido a engraçado, a Bafo de Bode, em destempero e afronta.
Ricardo, acompanhando a tia, vestido de batina, ouvira, ao passar, a frase infame do mendigo: ai, quem me dera morrer na sombra desse copado buceteiro!

Em lugar de zangar-se, Tieta sorrira-se enquanto o seminarista virava o rosto para esconder a confusão. 
Aprisionada nesse círculo de desejo, distante dos seus braços quem sabe se, leviana não sorrira para algum outro?
Qual? 
Ricardo, não personaliza, todos lhe parecendo indignos dela, não merecendo sequer fitá-la, quanto mais recolher sorriso, olhar, gesto de interesse e atendimento.

Quem mais indigno, todavia, que ele próprio, por menino, sobrinho e seminarista, com votos jurados e ignorância completa?
Não obstante, ela atentara em sua presença, sentira-se perturbada com a ânsia a devorá-lo, correspondera-lhe ao desejo.
É verdade que, nesse estranho caso, Satanás encontrava-se envolvido, directamente interessado na conquista de duas almas puras: a dele e a da tia.
Os outros, eram todos uns perdidos, do bêbado imundo a Peto, com treze anos incompletos e desregrados.

Com qual deles? De repente, na noite aflita, de demónios soltos, Ricardo esquece o pecado, o medo do castigo, o temor de Deus, o sentimento de culpa, preso a um pensamento apenas, único e terrível, que se apossa dele e o mortifica, aperta-lhe o coração, sufoca-lhe o peito: imaginar que ela, Tieta, sua Tieta, sua mulher, sua amante, possa estar gemendo em outros braços, beijando outra boca, resvalando a mão por outro peito, enrolando as coxas noutras coxas.
Com outro a enxerga, a suspirar e rir; será Ascânio, tio Astério, o Comandante, quem?
Ricardo não suporta pensar nisso, fecha os olhos para não ver. Não existe lepra, estigma, fogo do inferno que se com pare a esse sentimento a afogá-lo em raiva, destroçando-lhe as entranhas, pondo gosto de fel na saliva entre os seus dentes, uma dor aguda a lhe atravessar os ovos.
Em cama ou rede, em chão de terra ou de areia, com outro a desfalecer, a nascer e a morrer, ah, não!

Se tal desgraça acontecesse, aos crimes contra a castidade, ele acrescentaria crime de morte, de assassinato e suicídio. Somente Deus que dá a vida, pode dar a morte, Ricardo sabe. 
Mas se levantaria contra Deus, preferindo vê-la defunta do que em desmaio noutros braços e, sem ela, não deseja a vida e sim a morte.

A lua se desfaz em minguante na noite de destroços, Ricardo desce aos infernos, se consome no ciúme, como pode sofrer tanto? Salta da rede, corre para o mar, o camisolão o atrapalha, ele o arranca e joga longe, atira-se na água, nada até cansar, até o completo esgotamento. Adormece na praia, nu em pelo. 

Site Meter