sexta-feira, outubro 06, 2017

quinta-feira, outubro 05, 2017

O Consolador 

- em -  Chefe

















- Que tristeza! Trump não acerta uma e a única coisa que consegue fazer é envergonhar o povo que representa embora a maioria deste e cada vez mais, já não ligue nenhuma ao que ele diz por dizer, se é que alguma vez ligou.

Foi às Caraíbas - que também já tive o prazer de visitar -  e cujo arquipélago tem ilhas que, de tão lindas que são,  parece que "por castigo", de tantos em tantos anos, são "assaltadas" por intempéries que estragam tudo para, logo de seguida, a natureza reparar.

No regresso dessa visita, nos anos 80, não posso precisar, quando chegamos ao cimo da estrada - a cidade ficava cá em baixo, numa enseada - paramos para registar em fotografia essa vista lindíssima em que as cores fortes do azul do céu, do verde das águas do mar e das folhas das árvores, contracenavam com o encarnado vivo dos telhados das casas.

Ciente de que as fotografias as iria perder, ali fiquei, sentado por vários minutos, olhando e registando no meu cérebro e ainda hoje, para recordar, vou lá muitas vezes...

Trump, "homem sensível à dor alheia", logo foi visitá-las porque politicamente , desde a doutrina Monroe, no princípio do Sec. XIX, os EUA ganharam em toda aquela região uma grande influencia.

Claro que, como não podia deixar de ser, ofendeu as pessoas porque, pelas suas palavras, os Porto - Riquenhos, afinal, deviam agora sentir-se muito satisfeitos porque a "verdadeira catástrofe" foi a do furacão Katrina com os seus milhares de mortos comparados - não disse mas pensou - com os "miseráveis" 34 que agora já foram confirmados... como se o valor das vidas tivesse a ver com o seu número.


Vamos esquecer a brincadeira de péssimo gosto de atirar, durante a conferencia de imprensa, rolos de papel de cozinha como se estivesse a embolsar bolas a um cesto de Basket para depois atirar-lhes à cara as dívidas da ilha e o custo das operações, sem dar oportunidade a que o Mayor de San Juan falasse numa reunião com políticos locais e responsáveis pelas operações de emergência o qual, em vingança, se limitou a chamar-lhe de "mau - comunicador - em - chefe" uma vez que a imprensa lhe tinha chamado "comunicador- em - chefe".


Este homem devia, realmente, receber um certificado de insanidade mental e como é muito rico, ofensivamente rico, ao que ele diz, passar o resto dos seus dias a fazer negócios para ganhar dinheiro e pagar os impostos em dívida ao Estado americano.
    

terça-feira, outubro 03, 2017

Resultado de imagem para Figura do heroi da BD Cisco KidA terra dos cowboys










Orlando - (2016)

Flórida49 mortos e 58 feridos O assassino, norte -americano, disparou indiscriminadamente até ser morto pela polícia.


Blacksburg, (2012)


Virgínia - 32 mortos e 17 feridos. O autor suicidou-se.


- Newton - Connecticut - 27 mortos, a maioria crianças. O autor de 20 anos, antes do morticínio, matou a mãe. No fim, suicidou-se.


- Killeen - Texas - 23 mortos e 20 feridos em 1991. No fim, suicidou-se. Estas são notícias de factos recentes e não de todos, com certeza.


Esta, a parte negra da herança das armas nos EUA, e dos interesses atuais ligados à indústria e comércio do armamento difíceis de combater e que ninguém consegue derrubar e o acesso às armas é, ou era até há pouco, um caso bem evidente demonstrado pelo "nosso Herói" ,Stephen Paddock, que tinha mais de 50 armas e milhares de munições ... comprovando como se justificava a tentativa de Obama de condicionar a venda das armas. Chegou às lágrimas, como se recordam, mas vão  ser necessários muitos mais Obamas e muitas mais lágrimas para um resultado mais eficaz no combate ao acesso às armas.

Numa sociedade que se fez a si própria, a Justiça foi o seu sector mais nevrálgico, conseguida,  inicialmente  a tiro de revólver, em que sobreviva o mais rápido a sacar. Os Xerifes e os Juízes, heróis desses tempos, lembrados e ainda bem, pela indústria cinematográfica e por grandes atores dos quais destaco o meu preferido, o grande Gary Cooper.

Mas o gosto pelas armas ficou para sempre e ainda hoje, em certos Estados do Sul, algumas pessoas não dispensam as carreiras de tiro e armas pessoais de que se fazem acompanhar, não sei se à cintura. 

Até eu, aqui, nesta "parvalheira", no cantinho da Europa, na década de 40, quase não havia dia nenhum nas férias, em que não andasse armado em cowboy aos tiros: - tau! tau! tau! estás morto! - estás morto!

Essa figura justiceira da banda desenhada, o Cisco Kid, meu herói preferido do Mundo de Aventuras no seu traje negro, elegante, faz parte da minha juventude

 - Que teria sido da minha juventude sem esses meus heróis que preenchiam o meu imaginário e foram o caldo de cultura para a minha formação como homem? 

Cada época oferece aos seus jovens o que tem para oferecer e eu não trocaria, de forma nenhuma, os meus heróis da Banda Desenhada e dos livros de Aventuras, sem esquecer "o meu Sandokan - O Tigre da Malásia" e os seus companheiros, pelos telemóveis dos dias de hoje ... mas essa lacuna é da minha responsabilidade, nunca gostei de "mecânica" comparada co dar largas à imaginação.

segunda-feira, outubro 02, 2017

Resultado de imagem para eleições autarquicasEleições Autárquicas













Ontem, no meu país, o povo foi votar para escolher quem deve ser, ou continuarem a ser, os Presidentes das 308 Câmaras Municipais que existem.


As pessoas não têm, entre nós, a tradição cívica de participar ativamente na gestão  do seu Município e quando chega a altura de votar para estes Organismos,  os níveis de abstenção são ainda mais elevados porque consideram-nas menos importantes, espécie de balões de ensaio preparatórios para as eleições legislativas que vêm agora a seguir e de onde sairá, então, o governo, "os que mandam de verdade ..."


No fundo, a noção de que estas eleições autárquicas têm a ver com a limpeza e alindamento da cidade tornam-nas eleições de 2ª classe. Não para a minha mulher que me disse logo: - "vou votar no Partido Comunista porque eles são pessoas mais asseadas e arrumadas e isso é o que eu quero para a minha cidade"...

São preconceitos, idéias que se formam e ficam na cabeça das pessoas para as ajudarem a tomar decisões. Estamos assentes: - "os comunistas são disciplinados, arrumados e limpos e por isso devem ir para a Câmara..." e ponto final! Eu não contrario a minha mulher mas não votei no sr. comunista porque também não o conheço assim tão bem...

Assunção Cristas, candidata do CDS, volteou à roda dos eleitores, tal como uma borboleta cheia de vida e côr, à volta das flores e encantou de tal forma que afundou a sua rival, a Vice-Presidente do grande PSD e com ela o chefe, ex-primeiro ministro e respectivo Presidente, Pedro Passos Coelho, que teve de beber o cálice amargo da derrota esmagadora.

- Bem feita, para castigo! Não tinha nada, aqui há anos atrás mandar os portugueses trabalhar para o estrangeiro por não haver cá emprego! Eles sabem bem onde é a porta da rua, conhecem-na de há séculos e não gostam de ser empurrados. Sinceramente, aquilo, a mim, pareceu-me muito mal. Não, não foram os sacrifícios que ele exigiu. Há muitos anos que os portugueses apertam o cinto. - "Erros meus, má fortuna, amor ardente"... - os sacrifícios sempre fizeram parte da nossa vida como se fosse um destino e agora, em democracia, os erros pagam-se também com o voto, ou a falta dele, nas urnas! E assim, foi a inabilidade política, mais do que os sacrifícios exigidos que ditaram agora as desgraças caídas com estrondo sobre a cabeça de Passos Coelho

O Jerónimo, do Partido Comunista, - como ele está velho!... - perdeu por poucos e, logo, ganhou! De resto, por isto ou por aquilo, o PC nunca perde, ganha sempre!: "Avante camarada, avante, junta a tua à nossa voz"...

E o Partido Socialista que vive dias felizes em lua de mel  com o António Costa, grande e firme timoneiro a liderar o país como 1º Ministro e a ajuda de todos os indicadores económico - financeiros da Europa a piscarem-lhe o olho e a sorrirem encantados de forma marota, ia tendo o seu melhor resultado eleitoral de sempre ou quase.

Viva a democracia!

Site Meter