sábado, janeiro 14, 2017

            Mário Viegas - Taberna de Álvaro de Campos 

Um dos maiores pensadores, poetas, filósofos, como lhe quiserem chamar, da nossa civilização,. Álvaro de Campos heterónimo de Fernando Pessoa.



           

                          DALIDA - LES GITANS



Nasceu em 1933. Era egípcia de origem italiana mas naturalizou-se e fez a carreira em França. Vendeu 120 milhões de discos e recebeu 55 de Ouro e um de Diamante tendo cantado em 10 idiomas. O sucesso que teve como artista faltou-lhe na vida pessoal. Não teve filhos e os homens com quem viveu tiveram todos um desfecho trágico.

O seu primeiro marido suicidou-se depois do divórcio e os outros dois, Luigi Tenco e Richard Chanfray também deram cabo da própria vida. Luigi com tiro, após ter sido desclassificado do Festival de San Remo quando defendia a canção, "Ciao Amore Ciao". 

Ela fez uma tentativa em 1967 mas em Maio de 1987 suicidou-se também aos 54 anos. Nesta canção, os seus traços fisionómicos fazem-me lembrar a "nossa" Amália. A voz é outra história... sem chauvinismos, a voz de Amália era única.



            

image
Os chineses gozam com Trump pois o próximo Ano é o da Galo
Afinal,

enganei-


-me...

















Os chineses já não têm a paciência que tinham e responderam de imediato às provocações de Trump de ter prometido bloquear o acesso às ilhas artificiais que têm estado a construir numa disputada região marítima e o que resta saber, em última análise, é se o Pentágono alinha nestas aventuras do futuro Presidente envolvendo-se em guerras provocadas por um louco fanfarrão.

Apenas uma qualidade o homem tem: É tão convencido que não engana nem disfarça para que ninguém, mais tarde, em caso de desgraça, se possa desculpar que foi ao engano a começar pela equipa que escolheu que é do piorio, em termos reaccionários e racistas.

Desde a Justiça, em que o indigitado tem um curriculum impressionante desde os tempos em que foi juiz no Alabama, o Estado mais racista da União, tratando os negros por "boys", de tal forma que foi recusado para juiz Federal e agora vai mandar nos Juízes todos.

No Comércio e no Tesouro, os candidatos a preencherem estes cargos saíram ambos da escola do crime da Goldman Sachs, e na Educação vão ter uma "betinha" muito religiosa e muito rica que tem financiado com a sua fortuna o ensino privado para sabotar a escola pública.

Temos, assim, um palhaço fanfarrão e ignorante apoiado por toda esta gente pouco recomendável de tal forma que na ausência de um Partido Democrata, talvez seja o próprio Partido Republicano que por medo e vergonha, seja ele a procurar resolver o problema que está criado recorrendo a um "impeechment", como aconteceu com Dilma no Brasil.

Como foi possível aos EUA saltar de um Presidente como Barack Obama para um Trump?...

Maior contradição não poderia haver e eu creio que os americanos devem estar a meditar sobre o seu sistema eleitoral que venha a ser dotado de um qualquer dispositivo que os ponha a salvo de milionários loucos...

sexta-feira, janeiro 13, 2017

         Monólogos inconclusivos e outras coisas...


             

             Os Três Grandes Tenores


                  

         Carreirismo

         
            

Resultado de imagem para placido domingos e carrera
Plácido Domingos e José Carreras
UMA HISTÓRIA
COMOVENTE















Eis uma história que nem todos conhecem… mas que nos leva a pensar se… precisamos mesmo de conviver com a rivalidade.

A história refere-se a dois de três tenores que cantaram juntos: Plácido Domingo e José Carreras. Juntamente com Luciano Pavarotti encantaram o mundo cantando juntos.

Mesmo quem nunca visitou a Espanha sabe da rivalidade existente entre catalães e madrilenos dado que os primeiros lutam por uma autonomia, numa Espanha dominada por Madrid.

Pois bem… Plácido Domingo é madrileno e José Carreras, catalão (nascido em Barcelona em 1946).

Devido a questões políticas, em 1984, Carreras e Domingo tornaram-se inimigos.

Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só actuariam em determinado espectáculo se o adversário não fosse convidado.

Em 1987, apareceu a Carreras um inimigo muito mais implacável que o seu rival Plácido Domingo:

- Foi surpreendido por um diagnóstico terrível: leucemia.

A sua luta contra o câncer foi muito difícil, tendo-se submetido a diversos tratamentos, a um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente para os E.U.A.

Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma fortuna razoável os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos delapidaram as suas finanças.

Quando não tinha mais condições financeiras, teve conhecimento de uma Fundação em Madrid, cuja finalidade era apoiar o tratamento de doentes com leucemia.

Graças ao apoio da Fundação “Formosa”, Carreras venceu a doença e voltou a cantar.

Recebeu, de novo, os altos cachês que merecia e resolveu associar-se à Fundação e foi ao ler os seus estatutos que descobriu que o seu fundador e maior colaborador era Plácido Domingo. Depressa soube que Domingo tinha criado a Fundação para ajudá-lo e que se mantinha no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxílio do seu “inimigo”.

Mas… o mais comovente foi o encontro de ambos. Surpreendendo Plácido Domingo num dos seus concertos em Madrid, Carreras interrompeu a actuação deste e subindo ao palco ajoelhou-se humildemente aos seus pés e pediu-lhe desculpas publicamente.

Plácido ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço selaram o início de uma grande e bela amizade.

Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo por que criara a Fundação “Formosa” num gesto que além de ajudar um “inimigo” ajudava também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência.

A resposta foi curta e definitiva:

- “Porque uma voz como aquela não poderia perder-se.”

Resultado de imagem para alzheimer
Faz de conta que esta tem 27...
Lua de Mel














Aos 82 anos de idade, Frederico casou-se com Ana, de 27 que, em consideração ao marido tão idoso, decide que devem dormir em quartos separados.

Terminada a festa do casamento, cada um vai para o seu quarto.

Ana prepara-se para deitar, quando ouve batidas fortes na porta...

As batidas insistem.

Ao abrir a porta, ela se depara com Frederico, com seus 82 anos, pronto pra acção.


Tudo corre bem e após uma relação quente e vigorosa...Frederico despede-se e vai para o seu quarto.

Passados alguns minutos, Ana ouve novas batidas na porta do quarto...
É Frederico, novamente pronto para a acção.

Ela surpreende-se mas deixa-o entrar.

Terminada a relação, Frederico beija-a carinhoso e despede-se, indo pra seu quarto.

Ana prepara-se para dormir novamente, quando escuta fortes batidas na porta. Espantada, Ana abre e depara-se com... Frederico!!!

Mais do que pronto para a acção, com aspecto vigoroso e renovado.

Diz ela:

- Estou impressionada que em sua idade possa repetir a relação com esta frequência. Já estive com homens com um terço de sua idade e eles contentavam-se apenas com uma vez. Você, Frederico, é um grande amante!

Desconcertado, ele pergunta:

- O quê!!!???? Mas eu já estive aqui antes???


MORAL DA HISTÓRIA:

 - O Alzheimer lá tem suas vantagens!

A beleza do fim de mais um dia, jogando à bola na maré baixa da praia...


Fujam que ele vem aí...
“Lelé da Cuca”


















Ouvindo Trump na entrevista que deu aos jornalistas, respondendo apenas àqueles de quem ele gosta, apeteceu-me dizer: - “Bem feito, não o tivessem eleito!” Ainda nem tomou posse e já “comprou” duas guerras: com a China e com o seu vizinho México.

Um credenciado jornalista da nossa praça que eu muito aprecio, chamou-lhe “fanfarrão desbocado”, o que não sendo bom para um personagem político daquela importância, se ele se ficar só por aí, poderia ser pior, mas as palavras podem funcionar como o dedo no gatilho e um dos seus futuros ministros, Rex Tillerson, não sei se o escolhido para Secretário de Estado, veio já avisar que os EUA não permitirão o acesso dos chineses a umas ilhas artificiais que Pequim tem construído no Mar da China Meridional.

Os chineses não vão, com certeza, responder a provocações porque a sua cultura milenar ensinou-os há muito que as fanfarronices são para entrar por um ouvido e sair pelo outro, como diz o guarda-redes da Selecção Nacional de Futebol, Rui Patrício, quando o assobiam.

Uma coisa é certa: sempre as guerras contribuíram para enriquecer meia dúzia deles, como aconteceu recentemente no Iraque, com a justificação de que o ditador Saddan Hussein possuía armas nucleares com que ameaçava o mundo... Nunca foram encontradas nenhumas mas a guerra fez-se e alguém ganhou muito com ela.

Diz Trump: - “Vou ser o maior criador de empregos que Deus alguma vez criou”, provavelmente para continuar a fazer aquilo que sempre fez: falências fraudulentas e trabalhadores mandados para a rua e impostos que ficaram por pagar.

Será possível que este “lelé da cuca” vá ser empossado Presidente dos EUA, o homem mais poderoso do mundo, Comandante em Chefe do maior exército que jamais terá existido?... Será possível? Foi a isto que a democracia nos conduziu?

Não, não é possível. Alguma coisa terá de acontecer que o irá impedir: um vulcão que explode, uma tempestade, qualquer outro cataclismo natural que traduza a fúria do descontentamento dos deuses contra a maluqueira dos homens que fizeram de Trump o mais poderoso de todos eles... 

quinta-feira, janeiro 12, 2017

CLAUDE FRANÇOISE - COMME D'ABITUDE


Esta canção foi um sucesso na voz de outros cantores (Frank Sinatra, Elvis Presley, Adamo...) mas... o seu a seu dono: ela é francesa, do Claude François e de Jaques Revaux. Foi o seu 1º Album em 1967. Paul Anka reescreveu o texto.


b o título My Way

NADA IMPEDE 
















Um velho de 87 anos foi ao médico, e ao ser atendido disse -lhe:

- Doutor, não sei o que anda a acontecer comigo, já não consigo fazer amor, não tenho erecção! O médico respondeu:

- Meu caro senhor, isso na sua idade é mais do que normal.

- Mas como normal, doutor???
Eu tenho um primo de 89 anos que diz que dá 3 por dia!!! 

Resposta do médico:


- Mas o senhor também pode dizer! As suas cordas vocais estão impecáveis!!!

Amigo é coisa pra

 se 
guardar...







Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:

- Tumor no cérebro.

A mãe, furiosa, diz:

-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?

O filho lhe volta as costas e vai...

Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:

- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!

A mãe, com raiva:

- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto essa cena?!

Uma última lágrima cai de seus olhos acompanhada de um sorriso e ele diz:

- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:


- "EU TINHA CERTEZA QUE TU VINHAS"

Site Meter