sábado, outubro 31, 2015

IMAGEM


E depois admiram-se que o Costa queira o apoio dos partidos de esquerda para tirar o Coelho do poder...




Mixórdia de temáticas - Chalupa Spoting



Capri C´est fini (1965)


Meio século depois é justo recordá-la



Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 98



















Decidida, olhou para a fogueira e exigiu-lhe:

 - Quando o fogo me chegar, tereis de me salvar. Prometei-me!

O almocreve tinha uma dívida de gratidão antiga para com ela, e apesar de desconhecer o que a incomodava, concordou com um aceno de cabeça.

Então, a mulher lançou a mão na direcção do fogo, num gesto rápido, e uma enorme labareda cresceu. Depois atirou um pó para a fogueira, que se apagou em instantes.

Mem teve a certeza de que ela era uma bruxa embora parecesse aterrada com o futuro. Ouviu-a anunciar:

 - A partir de agora, terei de viver no escuro.

Sem nunca lhe dizer como se chamava, ou o que ele deveria fazer para a ajudar, a mulher afastou-se, contornando a torre tombada de Soure.

Mem não a voltou a ver até partir para Coimbra.


Foi isto que ele disse, anos depois, durante a minha investigação, quando me relatou o seu reencontro com a bruxa. E eu acredito nele. Apesar de tudo quanto aconteceu, acredito nele.


Viseu, Domingo de Páscoa de 1126


O prior Teotónio, atrás do altar, semicerrou os olhos. Estava num daqueles dias, como ele dizia, em que os dragões negros o visitavam e o deixavam furioso com o mundo.

Ao contrário dele, que reduzia ao mínimo as vestes, usando apenas uma alva branca e comprida, os nobres em Viseu, faziam da Páscoa, uma ocasião para se pavonearem.

Pregava constantemente que Jesus não era aquela explosão de colorida e brilhante de roupas e jóias, mas sim a pobreza e o arrependimento, o despojo pelos haveres, o recato simples de uma oração, o coração puro e vazio de instintos menores.

Mas o desejo de impressionar os seus semelhantes toldava os fiéis, e apresentavam-se na Igreja luzidios, com seus tecidos macios e os seus olhares invejosos, por descobrirem que alguém parecia melhor do que eles, uns bancos à frente.

Com tantos mendigos nas ruas de Viseu à fome...

Bateram em retirada
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 377




















Nem nos tempos das lutas entre Basílio de Oliveira e os Badarós sucedera tamanho morticínio em tão curto espaço de tempo.


19


De nada adiantaria fazer acusações, assinalar responsabilidades, incriminar esse ou aquele, de qualquer maneira houvessem decorrido os fatos, a desproporção das forças conduziria fatalmente à ocupação final de Tocaia Grande.

O contingente da Polícia Militar, oito homens efetivos e mais de vinte recrutados para garantir e legitimar a operação, sob o comando do cabo Chico Roncolho e do sargento Orígenes, somente efetuou o grande ataque derradeiro depois da notícia da morte de Natário, quando as forças do Capitão estavam reduzidas a seis homens válidos e a uma mulher: Coroca, puta, parteira e lugar-tenente em substituição a Fadul e a Castor, caídos ambos em combate.

Os afrontamentos anteriores deveram-se aos jagunços sem uniforme - que tantas túnicas militares não possuía om destacamento - outros vinte pelo menos: quantos foram encontrados vagando nos caminhos, provocando desordens nos lugarejos, ameaçando deus e o mundo.

A verdade, porém, impossível ocultá-la, manda dizer que o tresloucado gesto de Agnaldo à aparição dos primeiros capangas determinou a carnificina inicial, marcando a partir daí o caráter cruel da expedição, transformando a luta em matança.

Cortando por dentro a capoeira, um grupo de jagunços, chefiados por Felipão Zureta, avançou mais rápido do que os demais e ocupou a casa de farinha.

Natário mandou Castor atravessar o pontilhão, à frente de quatro voluntários, Dodô Peroba, Balbino, Zé Luiz e a negra Ressu de Iansan, santa guerreira, com o objetivo de desalojar os invasores ou de, pelo menos, impedi-los de marchar sobre o arraial.

Sem esperar que o pelotão se aproximasse, Agnaldo tomou da carabina e se precipitou para a casa de farinha.

Desde os longínquos e humilhantes dias de Sergipe -  a expulsão das terras em Maroim, o mourão onde fora amarrado como um boi de abate, os bolos aplicados com a palmatória dos escravos.

- Agnaldo sentia a sede da vingança queimar-lhe o peito e a garganta. Bom mesmo teria sido atirar no Senador, mas, à falta dele, os enviados dos outros senhores para manter e renovar a lei iníqua pagariam as culpas.

Adiantou-se atirando com a carabina que, inútil, conduzira ao ombro na travessia dos retirantes. Acertou no arcabouço de um jagunço e em seguida tombou varado de balas, foram os dois primeiros mortos.

No passo de Agnaldo, para contê-lo, quem sabe, despenhara-se Lia, sua mulher: recebeu uma descarga à queima-roupa, rolou em cima do corpo do marido.

Por detrás dela surgiu Aurélio, na mão a arma que o Capitão lhe dera; não chegou a dispará-la.

Furioso com o ataque imprevisto, Felipão ordenou violenta represália e os cabras a iniciaram se bem não conseguissem completá- la a contento.

Não lhes bastando liquidar ou colocar fora de combate Zé dos Santos e Jãozé que estavam armados, mataram a velha Vanjé que acorria aos gritos, o moleque Nando cuja arma era um badogue e uma das gêmeas de Dinorá: mal-equilibrada nos gambitos, a inocente estendia os bracinhos para os clavinoteiros.

Só não acabaram com as duas famílias sergipanas -  a de Ambrósio e de José dos Santos -  porque o piquete de Castor chegou pelo outro lado e os pegou desprevenidos, pois haviam deixado o refúgio da casa de farinha para matar mais à vontade.

Bateram em retirada.


sexta-feira, outubro 30, 2015

IMAGEM


40 anos depois, Vilhena, diria: Acompanhado dos distintos guitarristas, à direita, Jerónimo de Sousa, à esquerda, Catarina Martins, António Costa vai cantar para Vocências o fado "Só Deus sabe o que amanhã virá"



Mixórdia de temáticas - Cinquenta sombras de Graiy



Adele - Hello

Uma canção que fala de sentimentos



Assim Nasceu Portugal                          (Domingos Amaral)



Episódio Nº 97

















Onde posso encontrar o demónio branco?

A mulher abanou a cabeça.

 - Não tenteis matá-lo. Não sois forte como ele. Nem eu o consigo, mesmo com as minhas artes.

Mem duvidou dela e disse:

 - Todos os homens podem ser mortos, mesmo os mais perigosos.

A mulher abanou a cabeça outra vez, contrariando-o e declarou:

- Este só pode ser morto pelo califa. Ou por um rei.

Mem, espantado, perguntou:

- O califa vai voltar?

A mulher confirmou que outro Califa voltaria, mas só dali a muitos anos. E adiantou que, não havendo ainda rei naquelas terras, talvez fosse por enquanto impossível matar o homem que cortara a cabeça ao pai de Mem Ramires.

Depois acrescentou.

 - Mas outros virão à minha procura, sou a única que conhece o segredo do homem velho das barbas.

O almocreve estava cada vez mais baralhado e suspirou desolado.

 - Não compreendo o que dizeis.

Ela olhou para o céu onde uma leve luz clareava no já longínquo horizonte a leste e resmungou:

 - Um dia ireis compreender.

Depois, como se estivesse a falar consigo mesma, murmurou.

 - Eram três, o que já morreu e mais dois, mas outro morrerá em breve. O último não me pode ver senão vai recordar-se.

Calou-se, espevitou a fogueira e foi buscar um vaso de água, por onde bebeu. Só depois voltou a falar, olhando para Mem, como se lhe confidenciasse um segredo.

Se perguntarem por mim, dizei que sou louca.

Mem estava espantado. Aquela mulher sabia muito sobre ele e, no entanto, pedia-lhe ajuda, mostrando-se vulnerável, quase assustada.

Curioso, interrogou-a.

 - O homem que degolou o meu pai quer matar-vos?

A mulher suspirou, mas não respondeu à pergunta dele, como se a não tivesse escutado, pois disse:

 - Por uma razão ou por outra, todos vão querer matar-me, cristãos e mouros. Mas só um rei saberá a minha verdade, se as mouras não partirem daqui antes desse dia. 

Herdara do pai a coragem e a valentia
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 376




















Assim sucede. Não se inclui nessa cáfila de frouxos aqueles que partiram para cumprir missão ou acompanhar feridos e crianças.

Zinho, além de amparar Lupiscínio, seu pai, ferido com gravidade ao fim da tarde, levava o encargo de espalhar a notícia da morte de Natário com o objetivo de afrouxar a vigilância do inimigo, conforme lhe confiara o mesmo Capitão.

Jãozé, com o braço na tipóia e o ombro em frangalhos, conduzira em direção às cabeceiras do rio das Cobras uma caravana de mulheres prenhas ou paridas e a filharada.

Deixava no cemitério de Tocaia Grande a mãe, os três irmãos, a cunhada e uma das filhas, afora o compadre José dos Santos.

Zinho, Lupiscínio, Jãozé e os demais feridos: Elói, Balbino,
Zé Luiz e Ressu figuram assim na lista dos valentes a ser proclamada em alto e bom som para que sejam recordados se para tanto houver ocasião, ensejo e empenho, duvidosa hipótese.

Mesmo porque, uma vez ao menos, Durvalino acertara em seus presságios, os que não morreram, sofreram ferimentos: Zé Luiz ficou aleijado de uma perna, um jagunço arrancou um olho de Ressu com o punhal.

Em honra a seu correto raciocínio, abre-se a relação dos destemidos com o nome do popular caixeiro Durvalino Leva-e-Traz, inscrevendo-se a seguir, no atropelo da peleja, os de Lupiscínio, Zinho, Balbino, Guido, o oleiro Zé Luiz, o tamanqueiro Elói, Pedro Cigano, Zé dos Santos, Jãozé, Agnaldo, Aurélio e Dodô Peroba, que pusera em liberdade os pássaros ensinados.

Treze viventes pouco afeitos a armas de fogo e a sarilhos, à exceção do sanfoneiro que já vira de um tudo e já correra de muitos tiroteios.

A eles se juntaram, a partir de certo momento, os estancianos
Vavá e Amando que, ao contrário dos demais membros da família, não abriram o chambre, não picaram a mula.

 O clã se reunira, após a visita do Capitão, e decidiu manter-se à margem do conflito pelo menos enquanto não fossem atacados: o problema da posse da terra e das condições da lavoura discutiriam mais adiante.

Sia Leocádia concordara a duras penas, se mordendo por dentro. Diante do sucedido com a gente de Vanjé, os estancianos se dividiram, a maioria arribou, indo se refugiar em fazendas das cercanias.

Sob as ordens de Castor Abduim, de Fadul Abdala e do capitão Natário da Fonseca, somariam dezoito ao todo, mas seria injustiça sem nome e sem medida não contar as mulheres entre os colhudos só por lhes faltarem os ovos.

Os ovos, não a valentia: em intrepidez ninguém se comparava com Jacinta Coroca.

Além dela, ali deixaram a vida sia Vanjé, a nora Lia, Paulinha
Marisca, uma revelação, e sia Leocádia. Cega de um olho, um lanho na cara, Ressu perdeu as feições de querubim, ficou parecendo uma visagem.

Ainda mais injusto seria esquecer Edu e Nando, devido à pouca idade. Nando chegara a Tocaia Grande menino de onze anos, crescera num adolescente femeeiro, dodói das putas; morrera junto aos seus.

Por igual, Mirinho, filho de Tarcísio, neto de sai Leocádia, que, à revelia dos pais e dos tios, veio colocar a esperteza dos irrequietos doze anos à disposição de Natário, tendo sido de real utilidade para espionar os movimentos do inimigo.

Capturado numa dessas idas e vindas, mataram-no a sangue-frio, arrancando - lhe as tripas. Edu caiu combatendo ao lado de Fadul: herdara do pai o desassombro e a pontaria.

O balanço final daquelas dez horas de tiroteio, de tocaias e de corpo-a-corpo, de paus-de-fogo e de armas brancas, acusou um total de quarenta e oito mortos, sendo vinte e dois habitantes de Tocaia Grande entre velhos, jovens e crianças, e vinte e seis assaltantes, entre os quais o cabo Chico Roncolho e o facinoroso Benaia Cova Rasa.

Adversário ou inimigo?
António Costa,

de adversário a inimigo





















A democracia em Portugal alargou-se, enriqueceu-se, de repente, quando ninguém o esperava, ruiu o “arco da governação”.

Durante os últimos 40 anos, para efeitos de poder efectivo no governo só contavam PS, PSD e CDS. Os deputados que representavam os restantes partidos eram denominados no hemiciclo, deputados do “Protesto”... e assim fomos vivendo:

- Os grandes líderes soviéticos morreram há muito, a República Socialista Soviética, nos últimos anos da década de 80, desmoronou-se com Mikhail Gorbachev e a sua Perestroika que pôs termo à Guerra - Fria. O Muro de Berlim cai, de seguida, e a Alemanha reunifica-se em Outubro de 1990. Álvaro Cunhal morreu há 10 anos e a Rússia, a “mãe Rússia”, mais madrasta que mãe para os russos, procura agora recuperar prestígio pela mão de Putin, enquanto Portugal adere à União Europeia em 1986.

Tudo isto se passou na Europa nos últimos 40 anos e a realidade é hoje completamente diferente mas, no nosso país, nada se alterou relativamente ao espectro político partidário.

Quem era da área do poder manteve-se, e quem era do “protesto” continuou a sê-lo. Os primeiros como adversários políticos e os outros como inimigos, embora inócuos. Os seus deputados davam cor e sabor ao Parlamento através de intervenções acaloradas, algumas de grande qualidade, por magníficos parlamentares, entre os quais Francisco Louça, que tem agora um programa seu na Televisão... e a água ia passando serena por baixo da ponte que foi de Salazar.

Mas eis senão quando, António Costa, do partido socialista, aproveitando a bizarria de um desfecho eleitoral, fruto da raiva e ódio que mais de 60% dos cidadãos expressaram nas urnas, a um 1º Ministro distante, prepotente, insensível e manipulador, resolveu ouvir os líderes desses partidos e perguntar-lhes se eles o deixariam governar com o seu programa, naturalmente com algumas cedências, porque, para fazerem figura de bonecos já bastavam os últimos 40 anos.

Aqui del´Rei!... o Costa deixou de ser adversário e passou ele, também, a inimigo -  disseram os homens do poder com as mãos na cabeça e o dedo acusatório.

O caldeirão está ao lume, o grande cozinheiro Cavaco, à volta dele, afadigado, mexe o imbróglio com a sua grande colher, altamente incomodado com tanto fumo e calor do fogo.

 - Pode, o nosso Presidente, apreciar programas de governo e dizer que a escolha de uma parte maioritária dos portugueses está errada? – Veremos dentro de dias...

Nunca a democracia portuguesa, de há 40 anos a esta parte, se apresentava tão aliciante.

quinta-feira, outubro 29, 2015

IMAGEM

Por que não o aproveitaram para a polícia indiana?




Ricardo Araújo Pereira- Na 2ª ida ao Brasil


Dulce Pontes - Os Índios da Meia Praia

Mais uma canção do reportório inconfundível de Zeca Afonso.


Igreja de Nª. Sª. da Piedade no centro de Santarém

Lenda da Nª. Sª.


da Piedade















Constitui, esta, uma das mais recentes lendas de Santarém, ligada à Guerra da Restauração, à vitória das tropas portuguesas na batalha do Ameixial, e à fundação da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, por D. Afonso VI, no actual Largo do Seminário, em reconhecimento pelo sucesso milagroso atribuído à imagem de Nossa Senhora da Piedade, a qual hoje continua a venerar-se naquela igreja.

Conta a lenda que os de Santarém, ao verem aproximar-se os castelhanos do caminho de Lisboa (depois de terem tomado uma fortaleza fronteiriça no Alentejo), recorreram à imagem de Nossa Senhora existente numa ermida junto à Porta de Leiria, ao tempo de grande devoção e muito frequentada, para que a mãe de Cristo intercedesse e protegesse os Portugueses, pedindo-lhe um sinal para a sua fé.

E obtiveram tal sinal, porquanto a imagem de Nossa Senhora se inclinou sobre o rosto do Filho, enquanto que o rosto deste quase se uniu com o de sua Mãe, de tal modo que não cabia entre um e outro mais que uma mão travessa, depois um dedo e, no dia seguinte, a aproximação entre os rostos não possibilitava, sequer, que coubesse entre eles a fina toalha de Nossa Senhora.

Assim se juntaram as tropas que de Santarém saíram às tropas do Conde de Vila Flor, com destino ao Alentejo, onde em Ameixial venceram os castelhanos, obrigando-os a retirarem-se.

Foi nessa ocasião que D. Afonso VI ordenou a edificação do actual templo de Nossa Senhora da Piedade, com demolição da Porta de Leiria e no lugar onde já existia a antiga ermida.
  

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 96




















Depois, olhou em volta para o destruído castelo, e murmurou.

 - Em breve terei de abandonar Soure, pois virão os cristãos procurar uma relíquia.

Mem franziu a testa, a povoação estava deserta há tantos anos, não acreditava que alguém a viesse reconstruir.

- O nosso mundo está mudar – continuou ela. Há um novo rei a Norte e outro a nascer, e um dia virá onde seu pai veio.

Mem deduziu que ela se referia ao novo rei de Castela e leão e disse.

 - Afonso VII vai reinar longe daqui.

A mulher olhou para ele pensativa, r depois de uma pausa declarou:

- Também virão mouros, vai haver lutas, eles querem-nas de volta.

Confundido, Mem questionou-a:

 - De quem falais?

 A mulher de negro sorriu-lhe, com ar brincalhão.

Sei da vossa fama, sabeis lidar bem com as damas. As moçárabes mas também certas damas cristãs.

O rapaz não percebia como ela conhecia tanto sobre ele.

Lembrou-se que muitos anos antes sentira o mesmo, ela sabia que o pai era almocreve. Então, a mulher de negro murmurou:

- As raparigas de Córdova, sabeis quem são. Têm sangue real.

Mem conhecia Fátima e Zaida e a mãe delas, Zulmira. Em Coimbra vendera-lhes vestidos e simpatizava com elas. Ouviu a mulher acrescentar uma profecia sombria:

 - Preparai-vos, o vosso comércio vai sofrer. Por estas bandas ninguém vai descansar enquanto não encontrar o que procura.

Mem ficou preocupado mas só sentiu profundo terror quando ela acrescentou que o homem que matara seu pai ia regressar.

De repente cresceu-lhe na alma um forte desejo de vingança.

 - Conhecia o homem que degolou o meu pai? – Perguntou.

A mulher esclareceu-o:

 - Anda sempre vestido de branco, com um cinto vermelho. Mas os cristãos também se vestirão de branco.

Mem queria saber mais. Por alguma razão treinara tanto com as flechas, calculava que um dia podia ter de usá-las.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        




Trocaram-se os primeiros tiros às 2 horas da tarde.
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 375























17



Por volta das onze horas da manhã, a lei se fez presente na pessoa acanhada e pacata de Irênio Gomes, meirinho da vara criminal no movimentado fórum de Itabuna.

Chegou a Tocaia Grande acompanhado por dois soldados da Policia Militar para assim afirmar ou alardear autoridade; impingi-la, se possível.

Os soldados armados até os dentes podres, Irênio exibindo no cinto uma pistola ferrugenta, obsoleta.

Sem descer da montaria, ladeado pelos dois recrutas, o oficial de justiça proclamou na praça pública, ou seja no descampado, diante do cruzeiro erigido para a Santa Missão, o édito ditado pelo Doutor Juiz de Direito, e por ele mandado publicar em "A Semana Grapiúna" e apregoar aos quatro ventos.

Ordenava que os cidadãos de Tocaia Grande depusessem as armas e as rendessem à supracitada autoridade, à qual devia entregar-se ao mesmo tempo, pondo-se à disposição da justiça, para responder a processo por crime de morte e comparecer a júri, o indigitado Natário da Fonseca, contra quem fora expedida ordem de prisão.

Tendo terminado o pregão solene, entre mofas e risadas dos assistentes, Irênio Gomes iniciou a retirada. E o fez em paz ou quase, pois o povo reunido para escutar apenas os desarmou, aos três basbaques.

Os cidadãos mais exaltados mandaram a lei à merda e o juiz à puta que o pariu.


18


Trocaram-se os primeiros tiros às duas horas da tarde, na casa de farinha, nos limites dos roçados de Zé dos Santos e da velha Vanjé, e os últimos depois da meia-noite, nos altos do Outeiro do Capitão: na subida de pedras amontoavam-se os cadáveres como se a guarnição da casa fosse composta por uma data de colhudos.

Valiam por um bando mas eram apenas dois, postados atrás do pé de mulungu, desabrochado em flor.

Cerco, ataque e ocupação duraram dez horas e vinte minutos, contados, segundo a segundo, no patacão de níquel do nervoso
sargento Orígenes.

Entre as três e as quatro horas, ou seja, entre o massacre dos sergipanos e a segunda investida, comandada pelo cabo Chico Roncolho, aconteceu uma trégua. Aproveitada pelos atacantes para completar o cerco e pelos moradores para sepultar seus mortos em covas abertas às pressas, as últimas individuais.

Depois já não houve tempo para enterrar ninguém e a fossa na qual, no dia seguinte, atiraram de roldão, indiscriminados, os corpos dos caídos, das duas facções, foi cavada pelos adventícios.

No recrutamento de jagunços, em Itabuna, os beleguins prometeram pândega descomunal, esbórnia sem comparação, butim ilimitado na grande festa comemorativa da vitória.

Na falta de putas, a função reduziu-se à comilança e à cachaçada, e de que vale comer e beber sem a animação das raparigas?

Somente elas são capazes de apaziguar o coração e remontar o ânimo sujeito às vicissitudes dos combates, o trio do medo apunhalando os quibas, afrouxando a rola.

Além disso, apenas o rico saque do armazém; nas residências particulares, bem pouca coisa de valor obtiveram.

Os que abandonaram Tocaia Grande antes e durante o ataque levaram consigo o máximo de pertences, autênticos burros de tropa, sobrecarregados.

Ainda bem que a máquina de costura de dona Natalina era de mão e não de pé, pois ela a conduziu sobre a cabeça.

Dona Valentina e Jucá Neves suaram e arrenegaram, transportando enormes trouxas nas quais salvavam roupas e objectos de cama e mesa da Pensão Central.

Não vale a pena perder tempo falando dos que, por covardia ou avarícia, abandonaram o arraial recusando-se a pegar em armas.

 Deve-se dizer contudo que nem o Capitão nem Fadul e Castor, seus lugar-tenentes, forçaram a decisão de quem quer que fosse. Nada mais arriscado do que comandar medrosos, quem melhor sabia era Natário.

Os que fugiram, salvaram a vida e alguns teréns, perderam tudo o mais, inclusive o respeito próprio e a consideração alheia, como se, ao desertar dos parentes e vizinhos, adquirissem, no semblante e na alma, as marcas da bexiga negra ou contraíssem lepra.

Site Meter