quinta-feira, setembro 13, 2007

Dalai Lama

DALAI LAMA - Oceano de Sabedoria

O governo de Sócrates foi criticado por não receber o Dalai Lama. Lê-se, por exemplo, no jornal o Público que, e passo a transcrever:

-O ministro dos Negócios Estrangeiros já anunciou que o governo português não receberá o Dalai Lama “pelas razões que são conhecidas”.
Uma vez que não especificou, presume-se que essas razões sejam o calculismo e a cobardia.

O Dalai Lama é o líder político do Tibete reconhecido por todas as escolas budistas daquele país como um Guru, um Mestre a quem chamam igualmente Oceano de Sabedoria.

O Tibete é um Estado teocrático em que religião e política se fundiram. Em 1959 a China Comunista invadiu o país e o Dalai Lama fugiu para a Índia onde vive exilado até hoje.

A China comporta-se no Tibete como uma potencia opressora e ao fim de quase 50 anos de domínio não conseguiu minar a lealdade dos tibetanos ao seu líder espiritual nem tão pouco ser bem sucedida no promoção do ateísmo havendo, pelo contrário, cada mais chineses a seguir os ensinamentos de mestres budistas tibetanos.

Prémio Nobel da Paz, o Dalai Lama é um homem de diálogo que reivindica para o seu país uma autonomia genuína.

Líder religioso, o único juntamente com o Papa com direito ao título de Sua Santidade, representante de um povo oprimido, defensor da não-violência, homem de espírito, de grande inteligência, sorriso fácil, de enorme simpatia, torna fáceis todas as críticas ao governo de Sócrates por não o ter recebido.

Mas estas críticas são demasiado fáceis e óbvias e há que desconfiar delas.

Os governos estão obrigados a um pragmatismo que resulta da defesa dos interesses das populações que governam e todos nós sabemos como é importante para nós, em termos de criação de riqueza e emprego, um desfecho favorável das negociações comerciais em curso na China.

Neste caso, portanto, até é acertado falar-se de “cobardia” do governo português mas, se o Dalai Lama fosse recebido oficialmente e o governo chinês, em represália, fizesse abortar todos os negócios com Portugal e com os portugueses de que se falaria então?

De irresponsabilidade, certamente, e a causa do Dalai Lama ficaria beneficiada?

Seria o Governo chinês sensível a um qualquer sinal do governo português a favor das pretensões do Dalai Lama?

É óbvio que não temos peso ou importância política internacionais para beliscar a intervenção da China no Tibete mas somos suficientemente pequenos e dependentes para sofrermos, onde mais dói, as consequências dessa atitude.

De resto, o Dalai Lama, Oceano de Sabedoria, afirmou já que não pretende criar nenhum problema ao governo e o seu principal objectivo na sua deslocação a Portugal é promover duas coisas em que os governos pouco podem fazer, como sejam os direitos humanos e a harmonia religiosa.

Deixemo-nos, pois, de quixotismos que os tempos não vão propícios para eles.










domingo, setembro 09, 2007

Madeleine MacCann


Madeleine MacCann




Pessoalmente, procurei furtar-me à avalanche noticiosa levada a cabo pela nossa televisão sobre o desaparecimento da pequenina Madeleine.


Pensar naquela criança, de 3 anos, tão parecida com a minha neta, nas mãos de energúmenos capazes do pior deixava-me doente e não fora a finalidade de tudo fazerem para encontrarem a filha e, por extensão, ajudar todos os meninos desaparecidos e eu não teria perdoado àqueles pais tanta mediatização.


Todos os crimes que são exercidos sobre crianças são simplesmente repugnantes de tal forma que eu seria mesmo de opinião que o Código Penal deveria contemplar os seus autores de uma forma consideravelmente mais gravosa.


Roubar um filho ainda criança aos seus pais é como roubar-lhes a vida deixando-os vivos, agarrados a imagens, fotografias, brinquedos e, sobretudo, a uma dor impossível de consolar e foi com este quadro sentimental, de todos o mais dramático, que os McCann, com a indispensável colaboração dos médias de, pelo menos, toda a Europa, comoveram e sensibilizaram meio mundo.


Nunca se vira algo assim. Aquela menina de cabelos loiros, olhos azuis e linda como todas as crianças entrou nas preocupações de milhões de pessoas que se angustiaram e sofreram como se todos eles tivessem passado a ser também seus pais, avós, familiares.


As pessoas religiosas incluíram-na nas suas preces, os não crentes, nos seus pensamentos íntimos, o Papa recebeu e abençoou os pais e rezou pela Madeleine, toda a sociedade civil, desportistas e não desportistas, mobilizou-se para passar a mensagem aos raptores, os homens ricos disponibilizaram dinheiro e puseram às ordens do casal aviões que lhes permitiram deslocações por toda a Europa e pagar todo um mundo de outras despesas incluindo assessores de imprensa, advogados e outros.


…e agora, ao fim de meses de investigações infrutíferas, vêm uns cães, sim, uns cães, que ainda por cima são ingleses e dispõem de um faro infalível, “dizer”que afinal a Madeleine morreu no seu próprio quarto em vez de ter sido raptada e que, portanto, teriam sido os próprios pais que fizeram desaparecer o corpo.


Incapazes de permanecerem no Algarve, mais uma hora que fosse, na qualidade de suspeitos, o casal partiu esta manhã de avião, muito cedo, para Inglaterra e eu, sinceramente, gostaria de partir para outro “filme”…!!


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Vejamos e ouçamos então ess' outro "filme"!!!


Jorge Palma - Encosta-te a Mim






Site Meter