sábado, junho 17, 2017

ZÉ CACILHEIRO


Um quadro do Teatro de Revista à portuguesa com o José Viana e o Carlos Coelho que retrata magistralmente o humor cáustico sobre uma sociedade onde não se podia falar abertamente por causa da polícia política (PIDE) e da rígida moral católica. Estamos a meio da década de sessenta, o regime está acossado pela guerra colonial e o José Viana, como muitos dos seus pares e intelectuais da época eram da oposição. Por isso, os diálogos são "deliciosamente" cifrados e plenos de subentendidos com a condescendência da Censura para a qual o Parque Mayer e as Revistas à portuguesa eram pequenas válvulas de escape do povo às quais fechavam os olhos ou os ouvidos.

Zé Cacilheiro - José Viana


sexta-feira, junho 16, 2017

 A Amiga da Noiva...


               

Jamais leve trabalho para casa!

















Um funcionário da agência funerária está trabalhando à noite, para examinar corpos antes destes serem sepultados ou cremados.

Examina um corpo, identificado como José Chagas, que está pronto para ser cremado, e descobre que o defunto tem o maior pênis que ele já viu na vida.

- "Desculpe, Sr. Chagas...." Pensa o funcionário.  Mas não posso mandá-lo para o crematório com essa coisa enorme. Ela tem que ser conservada para a posteridade! 

Com um bisturi, remove o pênis do morto, guarda-o num frasco e vai para casa.

A primeira pessoa a quem ele mostra a monstruosidade é sua mulher.

- 'Tenho algo incrível para te mostrar, querida. Nem vais acreditar! '

Depois, abre o frasco e.... Ao ver o conteúdo, a sua mulher grita, estarrecida:

- 'Oh, meu Deus !!!!! O Chagas morreu ?!?!?'T


Mudança da hora no Porto... .!











Tinha acabado de entrar o "horário de verão".

Na paragem do autocarro, estavam uma velhinha, a sua neta de dezoito anos e dois fulanos a conversar.

Um deles pergunta ao outro:

- João, que horas são?

Responde o outro:

- Três na nova e duas na velha!

E a velha, que não tinha ouvido tudo, dispara:

- E cinco na tua mãe, meu grande filho da puta.

quinta-feira, junho 15, 2017

Resultado de imagem para santa inquisição
Santa(?) Inquisição
“A SANTA INQUISIÇÃO?” 
Um Caso, um Exemplo, um Horror…














Num momento em que extremistas religiosos aparecem na televisão, na casa de cada um de nós, a cortar cabeças a pessoas inocentes com o repúdio de todo o mundo e o nosso horror, este caso que relatamos a seguir mostra como pensamentos religiosos podem levar, não grupos de extremistas com tendências assassinas, mas a hierarquia da Igreja ao seu mais alto nível, a praticar a crueldade sem limites...
É certo que foi há 5 séculos mas a distância no tempo não é desculpa para a crueldade. Libertar-nos da religião começa a ser um seguro de vida relativamente ao futuro. No mínimo, um Seguro de Vida contra os riscos que ela representa.


No livro de Henry Charles Lea, "História da Inquisição de Espanha" (História da Inquisição espanhola), Volume 4, relata um incidente em Espanha, no século XVI, após o início da perseguição aos judeus que viviam em terras espanholas.

Elvira del Campo, uma mulher grávida, foi presa pela Inquisição, por suspeita de que era judia. Na prisão, ela deu à luz uma criança.  Um ano depois foi levada perante o tribunal da Inquisição em Toledo.

Dois trabalhadores que viviam como inquilinos na sua casa foram apresentados como testemunhas e disseram que Elvira não comia carne de porco e que aos sábado vestia roupa interior limpa.  Por causa deste comportamento desconfiaram que ela fosse judia e as duas testemunhas foram premiados com três anos de indulgências por seus pecados.

Quando questionada, Elvira afirmou ser cristã, tal como seu marido e seu pai o eram. No entanto, sua mãe tinha antepassados ​​judeus.  Elvira disse ao tribunal que desde a infância não comiam carne de porco porque lhe dava náuseas e sentia-se mal e que sua mãe havia lhe ensinado a mudar de roupa interior no sábado, e que ela nunca viu nisso qualquer significado religioso. O tribunal ameaçou torturá-la, se não dissesse que era judia. Como não o disse foi desnudada.  Amarraram-lhe as mãos, apertando-os com cordas até quebrar ossos.

Ela foi então amarrado a uma mesa com bordas afiadas, mantendo-o amarrada. Durante a tortura confessou violar a lei, mas como não sabia que as leis eram foi submetida à tortura da água: taparam-lhe o nariz e pela boca, através de um funil, jogaram litros de água. Depois a golpearam no ventre assim inchado. Muitas vítimas desta tortura morriam afogadas ou esventradas.

Elvira não morreu.  Por quatro dias a tortura foi suspensa e trancaram-na numa cela onde ela confessou ser judia e pediu misericórdia. Essa misericórdia consistiu em não a matarem mas confiscaram-lhe todos os seus bens e condenaram-na a três anos de prisão Ao fim de seis meses, libertaram-na. Tinha enlouquecido.

quarta-feira, junho 14, 2017

Sempre ele...
Mister


Trump 


















Trump é uma personalidade complexada que devia ser objecto de estudo, especialmente tendo em vista a sua candidatura a Presidente dos EUA

Um país, o mais poderoso de todos, deveria acautelar a possibilidade do poder cair em mãos que ponham em risco o futuro, neste caso, do mundo.

Quando ontem, numa reunião com os seus ministros. pediu, ou melhor, ordenou, que cada um, a começar numa ponta da mesa, lhe tecesse um elogio público, atingiu os limites do ridículo a que uma comentadora, na televisão, chamou, candidamente, inapropriado.

Sem corar de vergonha, ouviu um chorrilho de elogios, cada um deles o mais rebuscado, percebendo-se, pelo contrário, o prazer que lhe proporcionava por corresponderem a uma necessidade de carência de auto estima perfeitamente patológica.

Os americanos elegeram um psicopata, mais ou menos perigoso, vamos ver..., que nega as evidências, troça da ciência e dos cientistas com a desfaçatez dos ignorantes empedernidos.

Não vai há muito tempo que foi eleito mas já parece uma eternidade que não sabemos como vai acabar perante tantas manifestações de loucura egocêntrica e paranoica.

Infelizmente, não é apenas um problema dos americanos que vão sofrer, para já, na Saúde, mas também da biodiversidade da vida ao cimo da Terra, coisa que ele nem entende o que seja para além de invencionices dos chineses para prejudicarem os seus interesses.

Este homem era um "entretainer" falante, que elegia Miss Universos num programa da televisão, vindo até a casar com uma delas, 26 anos mais nova, e que decidiu aceitar um convite maluco para ser Presidente da República, coisas que só acontecem na América... 

Como só sabia dizer meia dúzia de palavras, todas elas muito simples e entendíveis, acabou eleito e embora tivesse sido há meia dúzia de meses parece já uma eternidade que nos faz pôr as mãos na cabeça pelo risco que representa no futuro porque , se as manifestações de vaidade, não fazem mal a ninguém, o que se poderá dizer da construção de um muro de mais de 3.000 km para impedir a passagem para norte dos mexicanos, ou da proibição da entrada no país de pessoas da religião islâmica de certos países do Norte de África á excepção daqueles com quem ele negocia.

terça-feira, junho 13, 2017

            O Comprimido Azul


O Teste da Banheira!







Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao director:

- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?

Respondeu o director:

- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie o mais rápido possível. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.

- Entendi - disse o visitante - uma pessoa normal usaria o balde, que é maior.

- Não - respondeu o director - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo... O que o senhor prefere, quarto particular ou enfermaria?

Resultado de imagem para mariana mortagua
Mariana Mortágua
Ai Costa, 



Costa...















Quanto mais os teus admiradores e amigos socialistas fazem votos e "figas" para que consigas superar vitorioso o longo e tortuoso caminho que te espera nessa espécie de “combinação improvável” com os teus colegas da chamada extrema esquerda, mais eles te dão pontapézinhos nas canelas. Nada de grave por enquanto...

Vem o Jerónimo - cara envelhecida- e diz- :

- “O PCP não faz favores a ninguém...”

- “Este apoio não será linear...”

A Mariana Mortagua "aperta" com o ministro Mário Centeno, das Finanças com perguntas sobre o Novo Banco...

Mário Centeno, com um enorme currículum académico, que trabalhava no Banco de Portugal e andava fora das lides político-partidárias, preocupado em estudar os efeitos da economia no trabalho, tem um discurso pensado, sincero, mais de carácter científico, se é que a economia é uma ciência, estou a pensar nas exactas.

Eu sou admirador da Mariana Mortágua mas percebo que a sua acutilância política, agressiva mas ao mesmo tempo pensada e serena, dificilmente contempla amigos, parceiros ou aliados que não digam mata quando ela diz esfola.

A sua inteligência e competência ficaram provadas na Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso BES, em que desmontou, como nenhum, outro as peças de que ele era montado, na televisão para todos nós ouvirmos.

Conseguirá ela, em algum momento, ser um pouco diferente do que é, poupando o partido que apoia, às suas observações e críticas?...

- Creio que não. Costa contará com o estritamente necessário do que ficou acordado tanto da parte do PCP como do BE.

As mensagens dos respectivos líderes continuará a ser a da intransigência em tudo o que ficou de fora para viabilizar o apoio ao PS que, afinal, é muito pouco porque quase tudo tem repercussões no Orçamento.

No fundo, têm de pensar nas suas clientelas, nas que lhes asseguram os votos quando surgem as eleições. Compreende-se que assim seja.

Nasceram, politicamente, para protestar e vão continuar a protestar para gáudio do Pedro e do Paulo até conseguirem esgotar a enorme paciência oriental característica de António Costa.

Como dizia um célebre general que ficou na história:

 - “Que Deus me proteja dos meus amigos que dos inimigos trato eu”.

Resultado de imagem para religião e evolucionismoA RELIGIÃO




 E   O




EVOLUCIONISMO










“O conceito de uma vida eterna gloriosa foi inventado para mitigar o nosso medo da morte”.
Esta é uma teoria dezenas de vezes repetida e aceite porque, aparentemente, faz sentido. E digo aparentemente uma vez que, posta a questão aos enfermeiros e assistentes sociais em lar de idosos, os testemunhos vão no sentido inverso, ou seja: os crentes apresentavam maior receio da morte.

De qualquer forma a crença numa religião é uma inevitabilidade ou, com uma cotação negativa, uma fatalidade.

Recebemo-la logo após o nascimento como uma herança cultural (o crucifixo na parede e o rosário pendurado na cabeceira da cama) e ao longo da vida, ou se instala e nos comanda, ou por ali fica num "faz de conta" para não destoar dos outros. Raramente temos coragem para a renegar quando ela já pouco ou nada nos diz.

Não esqueçamos que tanto os nossos sentidos como as nossas crenças são ferramentas para a nossa sobrevivência e evoluíram para se alimentarem mutuamente. Sem os sentidos não podíamos conhecer o mundo perceptível e sem as crenças não poderíamos saber o que está fora do alcance dos sentidos, nem sobre significados e causas. Por isso elas persistem apesar das evidências contraditórias.

Eu próprio já desisti, relativamente à minha neta, hoje com 8 anos acabados de fazer, de outra explicação que não seja “enviar para o céu” os parentes e pessoas conhecidas que, entretanto, vão falecendo.

É um assunto que mais tarde ela terá que descodificar. Para já vão todos para o céu e ponto final. De resto, para dificultar as coisas, as crianças revelam uma tendência natural para adoptarem a teoria dualista da mente que consiste em aceitar que esta é uma espécie de espírito incorpóreo que habita o corpo mas pode existir em qualquer outro lado.



Portanto, aos oito anos, o melhor é mandá-los todos para o céu… lutar por crenças racionais no imaginário de uma criança de tenra idade não é tarefa fácil. No melhor dos casos, não estimular crenças irracionais e ensiná-la a pensar com lógica, o resto ficará para mais tarde.


Esta é mais uma razão pela qual as religiões se “colam”: dão explicações simples e directas para as almas simples…e levam a não pensar mais no assunto.

Mas esta relação da religião com o além, relação vertical, talvez não seja a mais importante. As religiões são imensamente eficazes na formação de relações sociais conferindo coesão às sociedades e, nesta medida, fomentam a sobrevivência naquela a que podemos chamar a relação horizontal.

Se o desejo de servir um Deus for mais motivador do que o desejo de ajudar os outros então a solidariedade será, pelo menos, reforçada pelo facto de se ser crente.

É claro, que também podemos concluir como Einstein: “Se as pessoas só são boas (solidárias) porque temem o castigo e esperam recompensa, então somos mesmo uma triste cambada”.
As religiões, dentro de si próprias evoluem, adaptam-se, ajustam-se e tiram partido de novas realidades sociais. O Deus hebraico era essencialmente um guerreiro que comandava o seu povo para combater e prometia-lhe a vitória no futuro por muitas derrotas que tivesse sofrido no passado. O Deus cristão, por outro lado, reflectia a realidade da vitória militar já não ser possível e a única estratégia de sobrevivência era envolver uma coexistência mais pacífica.

O Deus cristão baixou as armas numa estratégia tão radicalmente diferente que era possível afirmar que o seu Deus era completamente distinto do Deus hebraico, como alguns especialistas afirmaram.

No entanto, quando os cristãos se tornaram politicamente poderosos, a evolução cultural promoveu a retoma das estratégias militares, como foi o caso das cruzadas, esquecida, então, a política da “outra face”.

Hoje, de novo, a Igreja de Roma, força a componente pacifista entre os homens e o respeito das religiões umas pelas outras, o chamado ecumenismo, com o objectivo primeiro de manter os homens como pessoas crentes contra o pensamento ateu que é, sem dúvida, o principal inimigo.

E como a propensão para as crenças, como já vimos, parece ligar-se à própria sobrevivência, são já os ateus, alguns, que se atrevem a apresentar o seu pensamento como uma “religião” de crenças racionais.

Os cépticos, na opinião de Gregory W. Lester, Prof. de Psicologia da Universidade de St. Thomas em Houston, devem adoptar uma estratégia de longo prazo afirmando as suas crenças racionais sem entrar em lutas de morte numa batalha com pessoas que têm convicções únicas.
Os cépticos ou não crentes, constituem o exemplo vivo que é possível, por “uma alta função do cérebro”, vencer e modificar crenças irracionais no sentido em que vai contra algumas das urgências biológicas fundamentais.

Acredito que esta aptidão, uma vez disseminada, pode ser assustadora para os líderes das religiões, mais de umas que de outras, e por isso novas estratégias, permanente evolução...

segunda-feira, junho 12, 2017

Resultado de imagem para funeralA título póstumo














Quando o marido finalmente morreu, a esposa colocou no jornal o anúncio da morte, acrescentando que ele havia morrido de gonorreia.


Logo que o jornal foi distribuído, um amigo da família telefonou e protestou veementemente:

- Você sabe muito bem que ele morreu de diarréia, e não de gonorréia!

A viúva respondeu:

- Eu cuidei dele noite e dia e portanto é lógico que eu saiba que ele morreu de diarreia, mas eu achei que seria melhor que se lembrassem dele como um grande amante, ao invés do grande merdas que ele sempre foi,

Escondida por ter vergonha de Trump


Quando Picasso viu estas imagens com 15000 anos numa gruta do Sul de França terá dito: - "não descobrimos nada, está ali tudo"...

domingo, junho 11, 2017

O Golo de Portugal

contra a Croácia
















Um português nascido no Brasil corta uma jogada perigosa da Croácia na sua grande-área.

A bola é recolhida por um preto da Musgueira, que avança no terreno até ter a noção do melhor passe.

Manda a bola para um mulato da Amadora, que a mete num menino pobre da Madeira. Este remata à baliza, mas o guarda-redes contrário só tem tempo de a defender para um espaço livre, onde surge um cigano a fazer golo.



Todos portugueses. Nenhum vai meter uma bomba no Rossio. Agnósticos, ateus ou cristãos, não sei. Todos filhos da nossacultura……


Racismo ? Não obrigado !…(desde que metam golo  ou não metam!...)

Site Meter