sexta-feira, novembro 24, 2017

- Sr. doutor estou muito preocupado...Apareceu me uma pinta amarela num testículo!
- O Sr. que idade tem?
 - Oitenta e oito.
 - E ainda é sexualmente ativo?
 - Graças a Deus, sim.
- Hummm, então não se preocupe...Foi a luz da reserva que acendeu.
 


O filho "roqueiro" de um pastor de igreja está prestes a completar 18 anos.
O rapaz, cabelos compridos e louco para conduzir, resolve pedir o carro emprestado ao pai. Depois de pensar um pouco, o pastor responde:
– Filho, vamos fazer o seguinte trato: você melhora suas notas na escola, estuda a Bíblia todos os dias e corta esse cabelo. Depois voltamos a conversar.
Um mês depois o rapaz volta a perguntar ao pai se pode usar o carro.
– Filho, eu estou realmente orgulhoso... você melhorou as suas notas na escola e estudou a Bíblia, mas... não cortou o cabelo! Assim, não cumpriu o nosso trato!
Respondeu o filho mostrando a sua sabedoria:
– Pai, lendo a Bíblia eu fiquei intrigado: Sansão usava cabelos longos, Noé também. Até Jesus tinha cabelos compridos… E todos eram boas pessoas!
Responde o pai:
– É verdade meu filho; e olha só... todos andavam a pé


PENSAMENTO DO DIA



«Com tanta mulher boa que há por aí, não sei porque é que andam a violar o segredo da Justiça.»



LOIRA DO BAR
















Manuel entrou num bar por volta das 20 horas.
Escolheu um lugar junto de uma loira esplendorosa.

Sua atenção foi atraída para o aparelho de TV no momento em que começavam
as notícias do dia.

A reportagem cobria a notícia de um homem que estava prestes a atirar-se do alto
de um enorme edifício.

A loira voltou-se para o Manuel e disse:
  - Você acha que ele vai saltar???

Manuel respondeu:
- Eu aposto que vai saltar.

A loira respondeu:
- Bem, eu aposto que não vai.

Manuel pôs uma nota de 20 euros na mesa e exclamou:
- Vamos apostar???

- Sim!!!

Logo que a loira colocou o seu dinheiro na mesa, o homem atirou-se e
morreu no momento em que se esborrachou no solo.

A loira ficou muito aborrecida, mas aceitou a derrota:
- Aposta é aposta. É justo. Fique com meus 20 euros.

Manuel respondeu:
- Não posso aceitar seu dinheiro. Eu já tinha visto o incidente no noticiário
das 18 horas. Eu sabia que ele iria saltar.
 A loira respondeu:
- Também vi, mas nunca pensei que ele saltasse outra vez!


quinta-feira, novembro 23, 2017

Quando começa a vida

humana a ter "alma"












A ciência pode dizer que é quando começa a função cerebral, mas do ponto de vista religioso é quando Deus "infunde a alma" no corpo de um ser humano.  Esta pergunta tem respostas diferentes em diferentes religiões e também teve respostas variadas ao longo da história da teologia cristã.

A primeira é responder à pergunta o que é a "alma", como defini-la.  Para a teólogabrasileira  católica Ivone Gebara, a alma é a metáfora que tenta expressar o que há de mais profundo em nós. A metáfora que tenta revelar os nossos desejos mais bonitos, nossas esperanças pessoais.  A alma é a forma poética de falar sobre nossos sonhos, nossas utopias, nossas aspirações, nossa privacidade.”

Nós também podemos responder que a "alma" é o que nos torna humanos.  Podemos dizer também que a "alma" reside no cérebro.  Nunca haverá como provar o momento exacto em que o homem "recebe a alma"… porque não existe “esse momento”.
Em várias religiões, e até mesmo no cristianismo, houve muitas opiniões diferentes e muitos debates que ainda estão em aberto havendo, assim,  muitos pontos de vista possíveis, cristãos e religiosos, ao aborto.

Dentro da cultura ocidental cristã pensou-se por muito tempo que a alma entrava no corpo humano aos 40 dias de gestação. Pela importância simbólica que o número 40 tem na Bíblia mas os teólogos mais misóginos apontaram que, sendo mulheres, a alma não entraria até aos 80 dias.

Eram cálculos para além de ideológicos, completamente imprecisos, porque, como o sémen masculino era observável, o papel das mulheres na procriação foi considerado totalmente "passivo", um receptor do esperma masculino.  A existência do ovo só foi cientificamente comprovado em  1827.

Agostinho de Hipona (século IV) e Tomás de Aquino (século XIII), os dois teólogos mais influentes da história da teologia católica, falaram sem conhecimento científico, especulando.  Agostinho disse: “De acordo com a lei cristã, o aborto não se considera crime no início, porque ainda não se pode dizer que tem uma alma viva num corpo que carece de sensação”. Thomas acreditava que a alma não era recebida no início, mas mais tarde. E foi ele que fixou o "infusão da alma" aos 40 dias, se fosse um menino e aos 80 se fosse uma menina.  Para Tomás de Aquino, a mulher era um "homem falido".

Quando no século XVII se começaram a usar microscópios, os teólogos, sempre misóginos, "provaram" que a alma estava no esperma. Os  movimentos dos espermatozóides fazia-os lembrar pessoas pequenas e consideravam que esses “homenzitos” com alma se alimentavam do sangue menstrual da mãe.  Depois, pensaram de alma só entrava no feto quando este já tinha forma humana ou quando a mãe sentia os seus movimentos.  Eles também achavam que Deus infundia a alma no momento exacto do nascimento.

Os avanços da ciência levaram a que muitos teólogos cristãos à ideia de que não há "alma" enquanto o bebé não tiver formado o córtex cinzento de seu cérebro e não tiver a capacidade de ser independente, viável fora do útero sua mãe.  Há teólogos que não se propõem a falar de "alma" até que não haja uma evidência biológica da "vida cerebral", como nós actualmente entendemos a morte como "morte cerebral", que ocorre quando o cérebro pára de funcionar, apesar de permanecer outros órgãos em funcionamento.

Somente há cerca de século e meio, a partir da proclamação do dogma da imaculada concepção de Maria, o Vaticano tem vindo a impor na Igreja Católica a ideia de que a alma existe desde o momento da fecundação ou fusão ovo/espermatozóide, a que se chama de "concepção", um termo que não é usado na ciência nem na ginecologia.  Esta ideia foi adotada também por várias igrejas evangélicas.  Em igrejas protestantes históricas – que têm como princípio fundamental a liberdade de consciência sobre a interpretação dogmática - são muito mais flexíveis as posições sobre o aborto.



 
A religião que tem vergonha das suas mulheres...


quarta-feira, novembro 22, 2017

Resultado de imagem para ataturkATATURK -   Mustafa Kemal Ataturk

 (O pai dos turcos)
















Em poucos países terá havido um político tão sinceramente amado e respeitado do que Ataturk, Mustafa Kemal Ataturk, na Turquia.

Não há cidade em todo o país, e são quase 800.000 Km2 de território, que não tenha pelo menos uma estátua, uma placa, uma rua ou praça com o nome de Ataturk.

Às 9h05 minutos, quando faleceu, no dia 10 de Novembro de 1938, todos os anos, durante esse minuto, os turcos param o que estão a fazer e celebram ruidosamente a memória do seu líder Ataturk, considerado o “pai dos turcos”.

Foi oficial do exército, estadista, revolucionário e o fundador da República de que foi o 1º Presidente. Como militar foi extremamente capaz e inteligente combatendo nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina na 1ª G.G. Mundial onde conquistou renome.

Finda esta guerra e com a derrota sofrida pelo Império Otomano às mãos dos Aliados e os planos subsequentes de partilha do território, Ataturk liderou o Movimento Nacional Turco naquela que viria a ser a Guerra da Independência turca. E fê-lo, acreditando na soberania popular em oposição ao poder absoluto que vigorava no Império Otomano.

Estabeleceu um governo provisório em Ancara e derrotou as forças enviadas contra si pela Tríplice Entende, aliança militar entre ingleses, franceses e russos, assegurando a libertação do país e a proclamação da República em 1923.

Ancara era, então, uma cidade provinciana do interior que foi transformada no centro do movimento Independentista e mais tarde na capital do país.

Nos anos que se seguiram teve de lutar contra a oposição de forças do anterior regime e de novas correntes políticas estranhas ao país como o comunismo e o fascismo.
As suas reformas foram tão profundas que a elas se referem como “Kemalismo”, de Kemal Ataturk e constituem a fundação política de um estado moderno.

Basta dizer que foi ele que introduziu o apelido nos nomes das pessoas. Antes dele, o motorista do autocarro onde viajei denominar-se-ia como Hussein, filho de Maomé, o motorista…

Atribuiu pensões de reforma extensivas às viúvas e às filhas desde que permanecessem solteiras, apenas com 25 anos de trabalho para os homens e vinte para as mulheres. Hoje, os trabalhadores reformam-se aos 63 anos porque a anterior situação, naturalmente, era insustentável do ponto de vista da sustentabilidade financeira do sistema.

Estabeleceu a instrução pública obrigatória para ambos os sexos o que constitui um esforço contínuo da República.

A partir de 1925 encorajou os turcos a vestirem-se à ocidental abandonando os trajes tradicionais como véus e turbantes.

A transcrição deste pequeno trecho de um discurso seu diz tudo sobre Ataturk como homem e como político:

“Diante do conhecimento, da ciência, e de toda a extensão da radiante civilização, não posso aceitar a presença na comunidade civilizada da Turquia de pessoas tão primitivas a ponto de procurar benefícios materiais e espirituais sob a orientação de xeques. A república turca não pode ser um país de xeques, dervixes e discípulos. A melhor ordem, a mais verdadeira, é a ordem da civilização. Ser um homem é o bastante para preencher as exigências da civilização. Os líderes das ordens dervixes compreenderão a verdade de minhas palavras, e eles próprios fecharão suas lojas [tekke] e admitirão que suas disciplinas cresceram”.
Esta forma usada pelo governo turco de convidar pessoas, neste caso Sócios do Círculo de Leitores em Portugal, alojando-os e alimentando-os nos seus melhores hotéis, levando-os a visitar as belezas naturais, históricas e arqueológicas, das mais importantes do mundo, para promover a venda aos estrangeiros dos seus melhores produtos tradicionais: jóias, tapetes e vestuário de peles, continua a representar uma estratégia moderna de relacionamento com os outros povos, na linha do grande Ataturk.

terça-feira, novembro 21, 2017


Resultado de imagem para pinhal do rei

O PINHAL D'EL REI  ---- Que passu a ser o Pinhal de Leiria e que hápucos dias ardeu quase todo.









Resultado de imagem para pinhal do rei




"Foi uma ideia original de D. Afonso III e de seu filho D. Dinis, plantador de naus....
Estúpidos e meio boçais, nunca apresentaram um Plano de Ordenamento e Gestão Florestal. Depois deles, o filho da mãe do D. Afonso IV não mandou fazer estudos topográficos e geodésicos.
D. Manuel I, desmiolado, esqueceu-se de estudar os resíduos sólidos e os recursos faunísticos.
D. João V, esse palerma, desprezou os avanços da bioclimatologia e da ecofisiologia das árvores.
A maluca da D. Maria I não percebia nada de biologia vegetal e da diversidade das plantas. No fundo, era uma reaccionária.
O resultado de sete séculos de incúria viu-se ontem: ardeu tudo.!
Há-de ali nascer um novo pinhal, após rigorosos estudos académicos e científicos. Em vez do bolorento nome de Pinhal de El-Rei, irá decerto chamar-se Complexo Bio-Florestal 25 de Abril, com árvores de várias espécies para assegurar a pluralidade, esplanadas e bares, passadiços, zonas culturais — e uma ciclovia asfaltada da Marinha Grande a São Pedro de Moel.
Estou certo de que o projecto assentará numa "visão pós-moderna da natureza" e no "conhecimento da dinâmica dos sistemas vivos", além da “capacidade de análise e interpretação da paisagem como meio influenciador do homem”.
Bem vistas as coisas, tivemos muita sorte."

segunda-feira, novembro 20, 2017

Chocolate Toblerone


Resultado de imagem para toblerone













O padre Dinis era novo na freguesia, tendo substituído o velho padre Eustácio.

Estava o padre Dinis uma bela tarde no confessionário, quando surge um jovem para se confessar:

- Senhor padre, vinha-me confessar...

- Diz lá, rapaz, que pecado cometeste?

- Ai, senhor padre, ontem à noite estive a sós com a minha namorada e...

- Sim, vá lá. E...

- E depois, tive relações sexuais com ela.

- Mas ter relações sexuais não é pecado.

- Mas... senhor padre... é que meti o pénis no ânus da minha namorada.
Queria que me desse a punição.

O padre Dinis fica atrapalhado, mas grita para a sacristia:

- Ó sacristão, o que é que o padre Eustácio dava pela prática de sexo anal?

- Dava-me um chocolate Tobblerone, senhor padre...

Nós vêmo-lo. Ele espia-nos...


domingo, novembro 19, 2017

Se Deus tivesse falado...














As palavras são de Baruch Espinoza -nascido em 1632 em Amsterdão, falecido em Haia em 21 de Fevereiro de 1677, foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz.

Era de família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno. Acredite, essas palavras foram ditas em pleno Século XVII. Continuam verdadeiras e actuais até a data de hoje.

 


Se Deus Tivesse Falado

- Pára de ficar rezando e batendo no peito!
 - O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.

- Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

- Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.
 - Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

 - Pára de me culpar da tua vida miserável:

- Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que a tua sexualidade fosse algo mau.
- O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
- Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

 - Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo.

 - Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… - Então não me encontrarás em nenhum livro!
- Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
- Pára de ter tanto medo de mim.
- Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo.
- Eu sou puro amor.

 - Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar.
- Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres,  de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre - arbítrio.
- Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?
- Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?
- Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?
- Que tipo de Deus pode fazer isso?

- Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; 
essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só 
 
geram culpa em ti. Respeita teu próximo e não lhe faças o que não queiras para ti.
- A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida, 
que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única que há aqui e agora, a única que precisas.
- Eu te fiz absolutamente livre.

- Não há prémios nem castigos.

- Não há pecados nem virtudes.

- Ninguém leva um placar.

- Ninguém leva um registo.

 - Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

- Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho:
- Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.

- Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

- E se houver, tem a certeza que Eu não vou te perguntar se foste bem comportado ou não.

- Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste...

-  Do que mais gostaste? O que aprendeste?

- Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar.

- Eu não quero que acredites em mim.

- Quero que me sintas em ti.

- Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas um banho no mar.

 - Pára de louvar-me!

-  Que tipo de Deus idólatra tu acreditas que Eu seja?

- Me aborrece que me louvem.

- Me cansa que agradeçam.

- Tu te sentes grato?

- Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.
- Te sentes olhado, surpreendido?...

-  Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

- Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te 
ensinaram sobre mim.
- A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.

 - Para que precisas de mais milagres?

- Para quê tantas explicações?

- Não me procures fora!

-  Não me acharás.

- Procura-me dentro... aí é que estou, batendo em ti.


Nota:
Acima de tudo, esta é uma mensagem de amor, de um profundo humanismo, e constitui uma honra para nós que ela tenha sido escrita por alguém que fez parte de uma família portuguesa, provavelmente expulsa de Portugal por reis que governavam a pensar apenas no interesse das suas famílias, com profundo desprezo pelo povo e apoiados por um clero próximo da demência e da criminalidade com a sua Inquisição.
Faltou apenas que estas palavras não tivessem sido escarrapachadas nas portas de todas as casas de culto por esse mundo fora.
De quando em vez, alguém, verdadeiramente iluminado pela inteligência, a coragem e o amor, consegue chegar até nós para nos “limpar” das baboseiras que nos pregam.
Infelizmente, a tendência da natureza humana para a crença continua a ser explorada como grande negócio que é mas, se Espinosa nos pudesse visitar agora, veria que já fizemos grandes progressos.
A esta distância a sua voz não se perdeu no deserto e foram caindo cada vez mais fundas e pesadas nas nossas consciências. As máquinas da repressão estão hoje muito mais emperradas do que o eram no tempo em que ele viveu.
O advento da liberdade e dos direitos humanos das sociedades actuais, o avanço da tecnologia e da ciência com a velocidade e facilidade com que as ideias hoje circulam, têm permitido substituir a crença pela compreensão, a oração pelo pensamento. 

Site Meter