quinta-feira, julho 03, 2008


O JACKPOT DA VIDA




O meu progenitor produziu em cada dia da maior parte da sua vida entre 300 a 500 milhões de espermatozóides e qualquer um deles, combinado com um óvulo de entre umas centenas pertencentes à minha progenitora, era um potencial descendente.

Repare-se bem, muitos milhares de milhões de uma pequena célula, cada uma diferente de todas as outras, que eram pertença do meu pai, escolhida em função de um processo competitivo no momento da fecundação com um dos muitos óvulos que aleatoriamente estava disponível nesse dia e nesse momento, determinou o nascimento da minha pessoa numa probabilidade que desafia quase o infinito.

Richard Dawkins, grande especialista do genoma humano, afirmou que as pessoas potenciais permitidas pelo nosso ADN que poderiam estar aqui no nosso lugar mas que na verdade nunca verão a luz do dia excedem em número os grãos de areia do deserto do Saara.

E não é que eu tinha a sensação que era o filho óbvio dos meus pais? E não é isso que sente qualquer um de nós?

Agora que penso nisto quase estremeço ao imaginar a multidão de irmãos meus que ficaram por nascer e me “deram” o seu lugar para que possa estar aqui a escrever.

Eu julgava que sorte, sorte, era acertar na “chave” do Euromilhões num daqueles concursos com um Super Jackpot e afinal eu próprio, cada um de nós, é um autêntico Jackpot.

Chegamos à vida contra todas as probabilidades oriundos de um mundo de silêncio e de nada e depois de uma existência fugaz, que metaforicamente podemos equiparar a um pestanejar de olhos, regressamos a ele e, no entanto, esse momento fugaz é tudo quanto nós temos.

E sendo tudo é ainda muito mais do que aquilo que nós valorizamos quando olhamos à nossa volta e nos apercebemos do que muitas pessoas fazem às suas vidas e à vida dos seus semelhantes: crime e desperdício!

Não há crença ou religião que não aponte para outras vidas numa estratégia óbvia de condicionarem e influenciarem as pessoas a adoptarem determinados comportamentos e atitudes, normalmente de disciplina e submissão, embora tudo à nossa volta nos mostre à evidencia que após a morte a vida continua, é certo, mas através de novos personagens que não os anteriores recauchutados.

A vida é um bem precioso e é precioso porque é bela, rara, única, irrepetível e embora os seis mil milhões de semelhantes nossos que habitam o planeta nos possam dar uma ideia contrária o que é este número comparado com o dos grãos de areia do deserto do Saara?

Vamos morrer e por isso somos nós os bafejados pela sorte. A maior parte das pessoas nunca vai morrer porque nunca vai chegar a nascer.

É muito importante pensar a vida, a nossa vida, como aquela oportunidade que nos surgiu de entre muitos milhões de oportunidades que podiam ter acontecido a outros no nosso lugar e se assim conseguirmos pensar, até porque é essa a realidade, olhar-nos-emos e aos nossos companheiros de “viagem” com outros olhos, com mais atenção e mais sentido de responsabilidade.

No fundo, todos buscamos a felicidade que é aquela “coisa” que definimos para nós próprios nem sempre facilmente.

Sabemos, acima de tudo, que queremos ser felizes mas não sabemos bem como nem com quem e quando o julgamos saber muitas são as vezes em que concluímos que estávamos enganados e, normalmente, já muito tarde porque a vida, sendo bela, única e rara e irrepetível também tem o seu quê de perversa.

Nascemos condicionados pelos nossos genes e pelo contexto cultural que encontramos e por muito que nos emancipemos através de uma formação científica sólida e diversificada, é na gestão que fazemos daqueles dois grandes factores que as nossas vidas se resolvem.

Em última análise, são aspectos emotivos da nossa própria natureza que irão determinar o sucesso das nossas vidas em termos de felicidade e por isso a necessidade de apelar à inteligência para orientarmos a nossa sensibilidade.

Só somos seres superiores porque temos a capacidade de sermos bons de uma forma inteligente: nem “máquinas pensantes”nem “donzelas de lágrima ao canto do olho”.

A razão e o sentimento têm que “casar-se” sem que para isso haja alguma fórmula mágica a não ser, talvez, a que se esconde algures dentro de cada um de nós…

Temos uma dívida para com o meio que nos cerca pois não só o planeta em que vivemos é propício e “amigável” como o próprio universo também o é.

Segundo os cálculos dos físicos, pequeninas alterações que fossem nas leis e nas constantes da Física e o universo ter-se-ia desenvolvido de tal modo que a vida teria sido impossível.

Mas a nossa responsabilidade não é perante o Universo que se organizou de forma a permitir a vida, nomeadamente a nossa, pois somos demasiado pequenos e insignificantes para assumirmos responsabilidades perante o Universo.

A nossa responsabilidade é perante nós próprios, na qualidade de única espécie verdadeiramente inteligente que ao longo de um processo evolutivo de milhares de milhões de anos, e com muitos sobressaltos pelo caminho, se conseguiu impor.

Despoletamos forças poderosas, estamos em vésperas de construir estações orbitais com condições para lá podermos viver, transformamos o nosso mundo numa aldeia global, mas continuamos com imensas dificuldades em resolver situações de simples vizinhança e convivência em que alguns conflitos religiosos continuam a ser os de mais difícil resolução.

...os deuses…sempre os deuses, a dificultarem a vida dos homens…




terça-feira, julho 01, 2008


Ganhou a Espanha… Parabéns à Espanha!


Ao contrário do que tinha acontecido no último Campeonato Europeu, em Portugal, desta vez ganhou a melhor equipa do Torneio e quando assim é podemos afirmar que ganhou a verdade desportiva e quem gosta de desporto e de futebol fica satisfeito.

O futebol tem todos os ingredientes para ser o jogo que arrebata multidões e os ingleses que o inventaram e deram a conhecer ao mundo constituíram-se em credores de todos nós.

E as razões são muitas:

- É saudável e libertador porque se joga ao ar livre, faça chuva ou sol e desenrola-se sobre um lindo tapete de relva verde que, só por si, é um factor de atracção.

- O número de jogadores parece mesmo ajustado àquilo a que chamamos uma equipa, onze, conta bicuda, nem demais nem de menos e perfeitamente ajustada às dimensões do terreno de jogo e às funções atribuídas a cada jogador. O guarda-redes, pelo seu papel crucial na defesa do último reduto cuja conquista faz a felicidade do adversário, deveria ser sempre o capitão da equipa tendo em conta essa grande responsabilidade.

- Depois, temos a bola, perfeitamente esférica, do tamanho adequado ao peito do pé, nem leve nem pesada, de cores e desenhos sugestivos para nos encantar ainda mais durante as suas trajectórias por vezes caprichosas, outras surpreendentes e outras ainda demolidoras como a dos projécteis de um canhão.

Quando falo da bola sou suspeito porque quando era jovem o meu pai dizia-me:

- Gostas tanto de bola que quando vês uma até ficas cego!

E era verdade, seguia-a com o olhar enquanto estivesse no meu horizonte visual e só quando desaparecia ficava disponível para olhar para qualquer outra coisa.

Não sei se era por influência da lua cheia, também ela uma bola, que nas noites tranquilas de verão, nas férias grandes na aldeia dos meus avós, atraía o meu olhar e me convidava a sonhar.

Fosse pelo que fosse, aquele objecto que rolava à frente dos meus pés era um convite, um desafio, era mais importante que qualquer outra coisa e as horas passavam sem dar por elas nas longas tardes de Agosto, no largo do centro da aldeia, dando-lhe pontapés contra a parede da igreja que hoje já não existe.

Desde a minha infância que aderi ao Sporting Clube de Portugal sem que me consiga recordar perfeitamente em que momento e porquê.

Lá em casa éramos quatro: o meu pai era do Oriental porque na qualidade de proprietário de duas carvoarias no Poço do Bispo quando o Oriental ganhava o negócio da venda dos copos de vinho aumentava.

A minha mãe era da Académica porque era “bem” ser do Clube da cidade dos doutores e a mim e ao meu irmão, restou-nos escolher entre os dois grandes de Lisboa porque estava fora de questão sermos ambos do mesmo clube.

- Depois, porque o jogo não se faz sem regras, temos o árbitro e os juízes de linha, o primeiro com o apito e os dois restantes com as bandeirinhas, para fazerem cumprir dois aspectos essenciais não só do jogo de futebol como de qualquer jogo:

1º- A violência não faz parte do desporto e por isso é sancionada;

2º- Não há desporto se não for praticado com honra e por isso os golos não podem resultar do oportunismo do jogador que se deixa ficar junto do guarda redes adversário para introduzir com facilidade a bola na baliza.

A regra do “fora do jogo”, com todas as suas dificuldades de aplicação, garante que também os golos estão sujeitos ao código de honra e para isso o jogador que mete o golo, no momento em que a bola lhe é passada, tem que ter, entre ele e o guarda redes, um outro jogador adversário.





-Finalmente, o futebol e os seus clubes fizeram-nos recuar no tempo muitos milhares de anos e reintroduziram-nos na tribo, e ao olhar para o comportamento dos adeptos que saudades tínhamos da tribo!

Depois de muitos séculos voltamos, como que por magia, a poder ver os rapazes que representam a nossa tribo e portanto a nós próprios, a defrontarem a outra tribo nossa vizinha e rival porque é precisamente isso que acontece quando, naquele cenário de cor, barulho, luz e gente, os jogadores da minha tribo, o Sporting Club Portugal, entram em campo para defrontarem os rapazes da tribo vizinha, a do Sport Lisboa e Benfica.

Mas por vezes acontece que todas as tribos se juntam, escolhem de entre si os melhores, saem para fora das suas fronteiras, e em grandes eventos desportivos vão procurar em países distantes a grande glória que é pertença dos grandes vencedores.

Desta vez coube à Espanha, com toda a justiça, essa glória e por isso testemunhamos a maior e mais esfusiante manifestação de alegria de que há memória promovida por centenas de milhar de espanhóis que encheram o centro da cidade de Madrid.



segunda-feira, junho 30, 2008


OS PIGMEUS E A MORAL



No penúltimo texto que aqui deixei, sob o título As Raízes da Moralidade, fiz referência a estudos levados a cabo pelo biólogo da Universidade de Harvard, Mark Hauser, a partir dos quais pretendeu demonstrar que “por detrás dos nossos juízos morais há uma gramática moral universal, uma faculdade da mente que foi evoluindo ao longo de milhões de anos de maneira a incluir um conjunto de princípios que construísse um leque de sistemas”.

No fundo, tratava-se de demonstrar que a moral com os valores que hoje são defendidos universalmente não foram conquista de uma qualquer religião nem a ausência desta dá lugar a comportamentos imorais.

Mas a propósito das experiências relatadas nesse texto, vale a pena contar um episódio passado no seio de uma comunidade de pigmeus e que foi descrita por Luca Cavalli-Sforza, (professor de genética em Standford e que durante 40 anos estudou a evolução do Homem) no seu livro Quem Somos Nós.

A comunidade dos Pigmeus, os homens mais antigos do planeta, caçadores e colectores, fazem parte das últimas sociedades primitivas ainda existentes mas que, infelizmente, não têm futuro.

Estão reduzidos a pequenos grupos de indivíduos rodeados de economias monetárias, rurais e industriais que por todo o lado destroem os seus habitats e o seu estilo tradicional de vida.

De resto, todos os caçadores-recolectores actualmente existentes ainda têm costumes comuns entre si, embora estejam a desaparecer ou por extinção física ou por conversão a outros modos de vida.

Os pigmeus vivem sempre em pequenos grupos, não têm uma organização hierárquica, geralmente não têm chefes e a sua vida social baseia-se no respeito mútuo.

Normalmente, têm uma ética avançada que pode constituir uma surpresa em populações de uma escala económica tão baixa.

De facto, o seu primitivismo não está no plano moral, simplesmente têm uma concepção do mundo e da vida muito diferente da nossa.

Quando os holandeses, chegados à cidade do Cabo, começaram a expandir-se para norte com as suas manadas, ocuparam o território dos indígenas e, dessa forma, começaram os incidentes com os locais.

Para os caçadores-recolectores o sentido da propriedade é diferente porque a propriedade individual é rara e não é muito importante.

Existem, no entanto, alguns direitos, como o do território de caça e aquele que for apanhado a caçar num território que não seja o seu tem de pagar uma multa que não é em dinheiro, visto que eles nem o conhecem, mas em géneros.

As relações dos pigmeus com os seus vizinhos agricultores não é isenta de problemas até porque eles não esquecem que os actuais terrenos agrícolas eram antigamente floresta, seus terrenos de caça, que foram convertidos através do abate das árvores, sem que lhes tivesse sido pedida qualquer autorização ou dada qualquer compensação.

Quando necessitam, os agricultores recrutam os pigmeus para trabalharem nas lavras pagando-lhes apenas com bananas e mandioca, ambas paupérrimas em termos nutritivos, e estes percebem perfeitamente que são explorados e considerados como animais e por isso, sem quebrarem relações com eles por não lhes convir, vingam-se roubando comida quando podem e pregando-lhes partidas.

No regresso para os seus acampamentos têm dois caminhos: um, que eles utilizam e é um pouco escondido, o outro, maior e mais largo, destina-se aos agricultores que os vêm procurar e que eles utilizam como casa de banho cobrindo depois com folhas os seus próprios excrementos…

Mas há a história, notável, de um pigmeu que roubava bananas de noite no campo de um agricultor e, dada a persistência da ocorrência, este montou uma emboscada ao ladrão e quando ouviu barulho disparou e feriu-o mortalmente.

Antes de morrer, porém, o pigmeu fez questão de pedir desculpa ao agricultor que tinha disparado sobre ele dizendo que a culpa era sua e que não devia ter roubado as bananas.

Não consta, e este aspecto é frisado pelo Professor, que este pigmeu estivesse sob a influência ou mantivesse qualquer contacto com religiosos cristãos.

Os pigmeus são os mais hábeis e corajosos caçadores que se conhecem, juntamente com os bosquímanes do deserto do Kalahari, e essa extraordinária perícia só foi possível desenvolver a partir de um conhecimento total, no caso dos pigmeus, da floresta e de todas as formas de vida que ali proliferam adquirido ao longo de muitos milhares de anos de vivência no seu habitat.

Foram eles que caçaram os elefantes cujo marfim, nós portugueses, carregámos para a Europa desde a nossa chegada a África nos séculos XV e XVI e que eram transaccionados pelos agricultores que serviam de intermediários e que já então os enganavam.

Os pigmeus caçam à sua maneira e não precisam de espingarda.

Como se sabe, são muito pequenos e parece quase ironia que sejam os homens mais pequenos do mundo a matar os animais maiores.

Esperam pela carga dos elefantes fixando na terra uma grande lança dirigida ao peito do animal e no último momento escapam; ou então, aproximam-se contra o vento sem se denunciarem, metem-se debaixo deles e atingem-nos nos flancos, na barriga ou cortam-lhes os tendões das pernas e isto ao fim de 4 ou 5 dias de caminhada na floresta com temperaturas entre os 35 e os 40 graus centígrados e uma humidade de 100%.

Podemos então concluir, perante estas “perfomances”, que os pigmeus são os grandes mestres da caça… de admirar é que também o sejam na ética e na moral.

Site Meter