quinta-feira, setembro 21, 2006


JOÃO PESSOA

NORDESTE BRASILEIRO


(continuação)

Por muito deslumbrante e exótica que seja a paisagem natural, a humana desperta-me sempre mais curiosidade e interesse.

A oportunidade de poder dispor da companhia do meu sobrinho Victor, irmão do Rui do Macroscópico, permitiu-me, dada a sua inserção na sociedade de Natal e João Pessoa, tirar o máximo partido desse pequeno período de tempo de apenas 10 dias tantos quantos passei em João Pessoa.

Aqui, percebemos que não somos objecto de tratamento diferenciado reservado a turistas porque ainda não há turistas.

Ninguém nos quer vender nada que não queiram vender a qualquer outra pessoa. Somos apenas o familiar de um português de há muito radicado na cidade que o foi visitar e a quem se dispensa um tratamento idêntico ao que se concede ao parente.

Dispor de um guia como o meu sobrinho foi um privilégio até porque sendo ele pessoa querida no meio isso se reflectiu no tratamento que me foi dispensado.

Mas falemos dos habitantes e do seu deficit de auto-estima que já assinalei no meu texto anterior e ao qual se pode juntar, por isolamento e falta de convivência, alguns comportamentos para nós, estranhos.

Exemplo:

-Sr. Empregado, o azeite que trouxe para a mesa não presta e pôs mau gosto na comida que agora não se pode comer.

Resposta do empregado sem nos olhar e em voz arrastada:

-Está certo…

-Insisto, pedindo a presença do gerente a quem renovo as queixas e que me responde no mesmo tom “adocicado”:

- “Vou registrar a sua crítica construtiva”…

E esta foi a solução dada ao problema não por uma questão de má vontade mas porque não têm outra.

Se tivesse proferido um elogio ao azeite dizendo que ele era muito bom, o empregado teria, igualmente, respondido; “está certo” e o gerente continuaria a dizer que iria “registrar a crítica construtiva.”

O dono de uma imobiliária que tive oportunidade de conhecer perdeu a hipótese de ganhar uma choruda comissão, talvez a sua independência, caso o negócio se realizasse, porque numa reunião marcada para as 9 horas da manhã com um investidor norueguês interessado em adquirir terrenos, apareceu às 10h20.

Lamentou-se, afirmando que era já a 2ªvez que aquilo lhe acontecia não percebendo muito bem por que razão aquilo que podia ser resolvido às 9 horas não poderia sê-lo, igualmente, às 10h20…

Estas pessoas, que fazem parte de uma realidade social que resulta do cruzamento genético de índios, negros e portugueses em misturas diferentes consoante a zona do nordeste, ressentem-se do isolamento.

Estiveram e ainda vão estando fora do mundo, o seu espaço funcionou como uma grande prisão onde foram mal tratados por grandes senhores latifundiários, déspotas e cruéis que se apropriaram das suas vidas e destinos com a cumplicidade de um clima semi-árido com constantes períodos de estiagem característicos do sertão.

Fome, analfabetismo e uma mistura de cultos religiosos, refúgio dos deserdados, constituem a grande herança das pessoas que vivem em João Pessoa, Natal, Fortaleza e por todo o nordeste brasileiro.

O Brasil é o maior país católico do mundo por influência da herança religiosa dos portugueses.

Todos se dizem católicos e, talvez por isso, “Deus tenha que arranjar outro céu no céu, um céu melhor para certas pessoas”, segundo dizia uma velha senhora brasileira que nasceu católica e morreu católica “de verdade” ao fim de toda uma vida em que, na prática, derramou todo o amor do seu coração.

O nome de Jesus está escrito por todo o lado: na traseira das camionetas, nas paredes das casas, em tabuletas à beira das estradas, nas costas das t-shirtes, numa presença quase que obsessiva que se mistura com outras crenças de origem africana onde aparecem as Mães-de Santo, os Orixás, os Candomblés, uma amálgama de grande riqueza espiritual que preenche e dá sentido às suas vidas.

Na minha qualidade de estrangeiro, que me expressava na mesma língua, fui ouvido com atenção e interesse como aqueles viajantes que tendo percorrido meio mundo regressam com muito de novo para contar.

O futuro dos nordestinos passa pelo investimento gerador de postos de trabalho devidamente remunerados, criação de infra estruturas e especialmente educação e formação profissional adequada às necessidades.

A educação básica poderia ser um princípio de saída mas a qualidade e inadequação do ensino é dramática.

A mãe de Roberto, menino de 10 anos, foi pedir à professora para que o seu filho repetisse a 2ª Classe da qual tinha passado porque não sabia ler uma palavra de duas sílabas que fosse.

Talvez porque vem a propósito diga-se que a professora, de 38 anos, com dois filhos, tem um salário de 350 reais e Bolsa de Família de 80…

Ao nível do investimento alguma coisa aconteceu nos últimos anos no Recife, na Baía, no Piauí ou na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no sertão pernambucano, onde um pólo de confecções que produz roupas de baixo custo empregou quase 80.000 pessoas.

Mas como “não há bela sem senão”grande parte desses empregos, os melhor remunerados e que requerem maior qualificação, acabaram por ir para gente que veio do sul.

Mas a bolha de crescimento que agora o nordeste apresenta é gerada, principalmente, pela política assistencial do governo de Lula da Silva e está a ser paga pelo dinheiro dos brasileiros que trabalham e pagam impostos.

Quase 60% das pessoas do nordeste passaram a consumir mais desde que entraram para a Bolsa Família, especialmente leite e carne mas também perfumes e cosméticos.

Estas injecções de dinheiro de todos os brasileiros sem dúvida que fizeram melhorar a vida material dos nordestinos mas será ela sustentável uma vez que a transferência destes rendimentos não poderá manter-se indefinidamente?

Repare-se que em Pedra Branca, no Ceará, por exemplo, os recursos da Bolsa Família aumentaram em 50% o dinheiro que circula no Município.

E os investimentos em infraestruturais?

A construção da Ferrovia Transnordestina bem como as refinarias da Baía a serem levadas por diante através das chamadas Parcerias Público-Privadas não saíram do papel.

A situação não é fácil porque a pobreza de boa parte da população quase que impõe a aplicação de programas assistenciais que correspondem hoje às “frentes de trabalho” de antigamente quando, para atender às vítimas da seca, os trabalhadores se cadastravam para prestar algum serviço em troca de uma ajuda em dinheiro.

As ajudas de ontem e as de hoje evitaram que a miséria se agravasse mas não melhorou, fosse o que fosse, a vida desses trabalhadores e dos seus descendentes.

Os economistas são praticamente unânimes ao afirmarem que o crescimento que vemos tenderá a perder-se caso o nordeste não deixe de ser olhado como um celeiro de votos onde os políticos, periodicamente, os vão comprar ao preço da banana.

E que dizer da corrupção?

O expoente máximo deste fenómeno ocorreu recentemente no Estado da Rondónia, na fronteira leste com a Bolívia, em que todos os representantes dos vários Poderes: Governador e sua Casa Civil, Presidente da Assembleia Legislativa e 22 Deputados, Presidente do Tribunal de Justiça e Desembargador da Justiça Eleitoral, Procurador-Geral e Ex-Procurador Geral num total de 71 altos funcionários, constituídos numa autêntica Máfia, foram presos pela Polícia Federal acusados de integrar um bando que desviou 70 milhões do Orçamento da Rondónia.

Quase não dá para acreditar!

E que tem a ver a corrupção com o desenvolvimento?

O Brasil, até 1980, incluía o grupo de nações que mais crescia no mundo chegando, em 1973, a 14%. Hoje detêm as taxas mais baixas de crescimento já que entre 1996 e 2005 enquanto a China e a Índia avançaram a um ritmo de 9% e 6% respectivamente, a média brasileira foi pouco superior a 2% e o rendimento per capita nacional não se alterou praticamente.

Douglass North, Nobel em1993 e que foi pioneiro no estudo do papel virtuoso das instituições na diminuição dos factores que emperram o desenvolvimento afirma:

O Brasil é um país cheio de promessas e possibilidades mas que foi tomado de assalto por grupos de interesses que souberam aproveitar-se do Estado para seus próprios benefícios.

Estes grupos protegem-se da competição numa acção que tende a fechar a economia e a barrar a eficiência.


Muitas outras citações de especialistas credenciados e isentos que vão no mesmo sentido poderiam ser apresentadas desde o “capitalismo de compadres” referido por Gary Becker, igualmente Nobel, até “à influencia negativa do legado das velhas instituições portuguesas” rígidas, burocráticas, sem flexibilidade que dificultam a instalação de economias competitivas e que foi referida por James Heckman, Nobel em 2000 e que criou métodos precisos para a avaliação do sucesso de programas sociais, de educação e de leis trabalhistas.

Como foi evidente, muitos são os bloqueamentos à melhoria das condições de vida dos nossos patrícios brasileiros, muito em especial os do nordeste, não por falta de recursos naturais que existem em quantidade e qualidade num país que com os seus mais de 8.500.000km quadrados é quase 1/3 do tamanho do Continente Africano e mais de metade da América do Sul.

Os constrangimentos, como sempre, são de natureza humana aquela que, na verdade, tem a ver com a verdadeira riqueza dos países.
















terça-feira, setembro 19, 2006



NORDESTE BRASILEIRO

JOÃO PESSOA


A cidade mais saliente de toda a América do Sul, João Pessoa, do Estado da Paraíba, é mais uma do nordeste brasileiro que se prepara, com os seus 34 milhões de eleitores espalhados pelos seus nove Estados, para ter um papel determinante no desfecho das próximas eleições ao canalizar maciçamente, cerca de 65% de acordo com as intenções, os seus votos para o candidato Lula da Silva, também ele nordestino.

João Pessoa não tem ainda aeroporto internacional e por isso, para o bem e para o mal, está fora dos circuitos turísticos. A norte, Natal, está a cerca de 180 Km e a sul, o Recife, a pouco menos e a estrada que a serve, o grande eixo N/S, em quase perfeitas condições de circulação se atendermos às grandes distâncias e ao facto de não estarmos na Europa.

Coincidiu a minha presença de dez dias em João Pessoa com a campanha eleitoral para as próximas eleições de Outubro e o que me foi dado observar nas ruas e na televisão dizem muito sobre as características desta comunidade e da forma como vivem a sua democracia.

Carros com aparelhagens sonoras debitando decibéis suficientes para qualquer concerto ao ar livre, centenas, senão milhares, principalmente de jovens e mulheres envergando t-shirtes todas iguais e empunhando grandes bandeiras com as cores e os símbolos dos partidos que agitam calmamente enquanto desfilam com vagar e de forma apática pelas ruas e praças mais concorridas da cidade.

Parados, em locais estratégicos, gigantones com perucas exuberantes e trajes de cores vivas que parecem nada terem a ver com as acções de campanha política antes com uma qualquer festa tradicional.

Em momento algum vislumbrei, da parte de qualquer um destes personagens, sinais de entusiasmo, alegria ou interesse. Apenas figurantes passivos que deveriam receber qualquer coisa e a quem não se pedia nada para alem de estarem ali.

Nos momentos televisivos de campanha eleitoral vê-se de tudo incluindo o inacreditável:

-Um candidato, pessoa de idade, quase completamente desdentado, de tronco nu e de gravata ao pescoço;

-Outro que aparece vestido de super-homem;

-Outro ainda com um chapéu com cornos à semelhança dos adornos de cabeça dos vikingues:

-E finalmente um outro que prometia dar a cada criança e a cada mulher nordestina respectivamente, um computador e uma máquina de lavar roupa.

O voto no Brasil é obrigatório por lei e todos estes candidatos não só vão receber votos como alguns irão ser eleitos…

Em contacto com os estrangeiros onde nós, portugueses, nos incluímos, revelam um enorme défice de auto-estima chegando mesmo, nas relações patrão-empregado e nos escalões profissionais mais baixos, a colocarem o olhar no chão incapazes de olhar olhos nos olhos.

De uma maneira geral revelam dificuldades no relacionamento connosco percebendo-se um certo deslumbramento e insegurança perante o estrangeiro, europeu ou americano a que muitos, indistintamente, chamam de “gringos”.

Muitos perguntam-nos qual a nossa nacionalidade com a desculpa de que são “duros de sotaque”.Respondemos que somos portugueses mas se nos afirmássemos, por exemplo, noruegueses, também não levantaria qualquer objecção mesmo quando nos fazemos entender na língua de Camões…

Numa abordagem descomprometida ouvem-nos aparentemente com muito interesse, quase desvanecidos e se usarmos de poder de convicção acreditarão em tudo quanto dissermos.

Já num relacionamento de trabalho que naturalmente envolva compromissos, responsabilidades, obrigações, deveres, para já não falar de pontualidade, assiduidade e iniciativa, o “panorama” não é nada favorável e disso se há-de ressentir muito e ainda por muito tempo o desenvolvimento económico de toda esta região pois os investidores estrangeiros vão torcer o nariz quando se aperceberem de uma mão-de-obra que de competitiva não tem nada.

Os investimentos turísticos efectuados nos últimos 10, 15 anos em Pipa, por estrangeiros não despertaram qualquer interesse nos brasileiros e como passaram de moda para os portugueses, de 8 aviões chaters semanais temos agora 1, o que lá fomos encontrar é a frustração de quem não sabe quando nem de onde virão os próximos clientes.



Mas em contrapartida desfrutamos da simpatia e disponibilidade das pessoas, das temperaturas amenas com amplitudes térmicas de um e dois graus, das ostras fresquinhas que nos vendem nas esplanadas das praias a preços mais que acessíveis, das águas do mar que quando entramos estão tépidas e à saída estão quentes e de preços que em número de reais correspondem ao mesmo número em euros mas em que cada euro vale quase três reais o que, tudo somado, dá razões, mais que suficientes, para irmos de abalada até João Pessoa.

Deixei para o fim o pôr-do-sol na praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel, ponto alto de uma visita a João Pessoa.

Por coincidência, nessa tarde, ele escondeu-se envergonhado encoberto pelas nuvens mas mesmo deixando passar apenas alguns dos seus raios não deixou de ser comovedor ouvir, primeiro, o saxofonista que em pé, num pequeno barquinho nos vai dando os primeiros acordes enquanto, suavemente, se aproxima.

De seguida, sabendo escolher o momento, de trás de nós, que estamos virados para o braço de mar e para o pequeno barco que transporta o saxofonista, começamos a ouvir também o violinista que se encaminha lentamente na direcção do pequeno cais para se juntar ao outro músico enquanto o Bolero vai ganhando cada vez mais expressão musical também por força do acompanhamento da orquestra que se vai ouvindo pelas colunas do sistema de som existente.

Entretanto, lá ao fundo, na outra margem, já não há vestígios do sol na linha do horizonte

Em suma, são momentos bem conseguidos.

Há, por favor, não esqueça de provar o Açaí.

É o fruto de uma palmeira da Amazónia de seu nome Euterpe Precatória cujo consumo está agora a difundir-se e a procura a aumentar a ritmo acelerado.

A sua polpa é utilizada para sumo e fabrico de gelados mas o seu delicioso sabor só é comparável ao seu potencial energético cientificamente comprovado.

Veja só, comparando com o leite de vaca:
-4 x mais poder energético;
-3 x mais lípidos;
-7x mais carboidratos;
-118 x mais ferro;
-9 x mais Vitamina B1;
-Proteínas e Cálcio equivalentes;
- Combate o Colesterol e os Radicais Livres.

É servido em tigelas meio congelado pelo que deve aguardar que chegue à temperatura natural para que não se perca para o frio nenhum dos seus sabores.

Para mim constituiu uma das melhores recordações da gastronomia natural que tive oportunidade de comer em João Pessoa.

Se lá for, não esqueça, Açaí.

Voltarei a João Pessoa aqui, no meu blog e espero que lá também.








segunda-feira, setembro 18, 2006

DEIXEM O PAPA FALAR !





Parece que Bento XVI se esqueceu das suas funções de Papa, 1º pastor da Igreja Católica e resolveu regressar à sua anterior condição de Professor e proferiu uma lição, na última 3ª feira, na Universidade de Ratisbona, no sul da Alemanha.

Com o título “Fé, Razão e Universidade. Memórias e Reflexões”, a palestra, caso tenha sido bem entendida pelos alunos a que foi destinada não o terá sido pela generalidade da comunidade islâmica, especialmente, como era de esperar, pela facção religiosa fundamentalista que reagindo com a violência do costume acabou por dar razão ao Imperador de Constantinopla, citado por Bento XVI, quando em diálogo dizia: “Mostra-me, então o que Maomé trouxe de novo. Não encontrarás senão coisas demoníacas e desumanas, tal como o de defender pela espada a fé que ele pregava”.

As repercussões dessa palestra no mundo islâmico, acossado pelos radicais extremistas para quem o Islamismo deixou de ser uma religião para passar a ideologia, foram aquilo que todos nós tivemos oportunidade de ler na imprensa e que deram lugar a muitos artigos escritos por entendidos e especialistas em assuntos desta natureza quer relacionados com a doutrina da Igreja de Cristo quer com o Corão e Maomé.

Textos sérios, profundos, próprios de quem, pelos seus conhecimentos, nos pode ajudar a compreender esta polémica na sua essência e princípios e, neste aspecto, ela teve até essa vantagem mas, sinceramente, bastava que os seguidores de Maomé se tivessem limitado a recordar o que a religião Católica fez por esse mundo fora em nome de Deus, desde o triste episódio das Cruzadas, à Inquisição, às Evangelizações levadas a cabo por portugueses e espanhóis junto dos povos ditos primitivos em África e nas Américas e o assunto teria ficado arrumado.

Por isso, de todas esses textos, transcrevo aqui no meu blog uma passagem de um humor saudável que Fonseca Fernandes, jornalista que apresenta as suas crónicas no Correio da Manhã, e da qual se lembrou a propósito das reacções dos “barbudos” ao discurso do Papa.

Recorda um livro de Crónicas de um escritor e jornalista brasileiro de seu nome Fernando Sabino que tem escrito na sua lápide, no Rio de Janeiro: “Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino”.

De Fernando Sabino, F.F. conta-nos de cor uma passagem de um dos seus livros que não conseguiu encontrar e cujo título é: “Deixa o Alfredo Falar”.

Numa das crónicas desse livro havia dois amigos, o Alfredo e o Dagoberto que conversam e agora dou a palavra a F.F…
Na verdade batem papo. Para Sabino, o pretexto da crónica “Deixa o Alfredo Falar” é o inalienável direito de as pessoas dizerem coisas, falar por falar e Fernando Sabino dá dois exemplos de viciados bate-papistas:

Um estava lançado numa discussão sobre energia atómica quando se deu conta que o outro era um engenheiro nuclear. Uma boa conversa pede um mínimo de equidade, não pode ser combate de sábio contra ignorante, então ele deu um golpe de rins.
Quando o outro ia embalado com protões e neutrões, interrompeu-o: “você é presidencialista ou parlamentarista?” O outro, confuso respondeu: “parlamentarista”e o que gostava de conversar apenas por conversar: “Pois eu sou presidencialista”e a conversa pode ser relançada entre iguais.

A segunda história era sobre um fanático que também adorava polémicas.
Quando havia discussão à volta, entre amigos, simples conhecidos ou mesmo caras nunca vistas, noutra mesa do café, ele metia-se. Os outros discutiam e ele dizia: “Desculpem, posso dar a minha opinião?” Quase sempre deixavam, calando-se. Então ele perguntava: “Qual é mesmo o assunto?”

Voltando, pois, a Alfredo e a Dagoberto. Estavam os dois numa rua pacata e cortavam o silêncio da madrugada com a sua conversa. Alfredo falava qualquer coisa assim (invento os clubes mas julgo que respeito o espírito de Fernando Sabino):
-Se não tivessem adiado o primeiro jogo do Benfica no campeonato…
- Ora, Alfredo, deixa-te disso.
- Não me deixaste acabar, Dagoberto. Eu só queria dizer que o Benfica…
- Qual quê e o ano passado…
- Dagoberto, não me deixas falar, pá!
-E não quer dizer que o Gil Vicente perdesse.
-Eu não falei do Gil Vicente.
-Com o Belenenses era a mesma coisa. Ganhavas ao Belenenses, é, Alfredo?
-Tu não me deixas falar, Dagoberto.
Aí, abriu-se uma janela de uma das casas da rua até há pouco silenciosa, e ouviu-se uma voz: Ó Dagoberto! Deixa o Alfredo falar!”

Pois, eu também, como fiz como foi dos “cartoons” abro a janela e defendo o direito de não sermos amordaçados: “ Ó barbudos! Deixem o Papa falar”

Quero dizer, rebatam-no na conversa, se quiserem, mas desamparem-me a rua.









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