VÍDEO
Deformação profissional...
Olhar o futuro pelo espelho retrovisor da história. Qual história? Que futuro?
TEREZA
TODOS OS ERROS SE PAGAM,
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Sessenta e cinco anos atrás quando os desenhos animados... eram desenhos animados.
VÍDEO
Passei por uma experiência destas numa viagem da Ilha da Madeira para Lisboa, vindo de Angola, no ano de 1961, na altura do equinócio do Outono. O mar não tinha, talvez, esta agitação mas estaria ainda mais cavado. Digamos que era uma enorme, gigante e pacífica montanha russa que o Huíge descia, mergulhando completamente e subia trepando as montanhas de água que eram prependiculares à trajectória do navio. O Huíge, de passageiros e carga, felizmente trazia um bom lastro de milho que tinha carregado no Funchal. As sensações e reaçções... bom...variavam: Lembro-me de senhoras a chorarem agarradas aos filhos nos degraus das escadas... fazendo juras e promessas. A minha sensação, de rapazinho novo, foi de um medo temperado pela imponência do espetáculo, pela força da natureza, pela fragilidade humana e pela admiração por todos os homens que fazem a sua vida no mar. E, a esta distância, uma palavra para o Huíge que se portou muito bem. Ele foi o herói...
TEREZA
HISTÓRIAS
INFORMAÇÔES ADICIONAIS
TEREZA
ENTREVISTA COM JESUS Nº 22
Oração das Mulheres Resolvidas
TEREZA
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
TEREZA
HISTÓRIAS DE HODJA
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
VÍDEO
Não tenho a veleidade de vos mostrar algo que não conheçam já mas quem resiste a ver novamente este prodígio da tecnologia. Ele, Elvis, canta em 1968, ela, Lisa Marie, sua filha, entra em cena 40 anos depois, em 2008. E, no entanto, não soubéssemos nós isso, qual de nós iria pôr em causa a autenticidade deste maravilhoso dueto. Só que, aquele rapaz, naquela altura, não podia ser o pai daquela linda jovem...
A FESTA
DO
CASAMENTO
BATISTA
OU
A GREVE DO BALAIO FECHADO NA BAHIA
OU
TEREZA BATISTA
DESCARREGA A MORTE NO MAR
Episódio Nº 232
1
Seja bem-vindo, tome assento, esteja em casa neste terreiro de Xangô, enquanto preparo a mesa e os búzios para olhar. Quer apenas esclarecer pequena dúvida? Uma informação somente?
Aqui chega recomendado por amigo de tanta estimação, me ponho às suas ordens, pode perguntar, pois neste axé, afora os orixás, quem manda e desmanda é a amizade, não conheço outro senhor.
Deseja saber a verdade sobre o santo de Tereza, quem lhe determina a vida e a protege contra o mal, o anjo da guarda, o dono da cabeça? Tem ouvido por aí, nas encruzilhadas da Bahia, muito disparate, contínuo desacordo, está confuso?
É natural esse desacordo nas notícias, acontece com frequência, pois nos tempos de agora todo o mundo sabe tudo, ninguém confessa ignorância, inventar não custa.
Em troca, a guarda dos Orixás custa a vida inteira e ai da escolhida mãe de santo que, não podendo dar conta do recado, queira enganar o raio e o trovão, as folhas do mato e as ondas do mar, o arco-íris e a flor disparada.
Ninguém consegue iludir os encantados e quem não tiver competência para tomar a navalha na hora certa do efun, quem não recebeu o deká com a chave do segredo, a resposta da advinha, é melhor não se meter a sebo, essas coisas não são de brincadeiras, o perigo é mortal.
Muitos casos, posso lhe contar noutra ocasião, quando lhe sobre tempo e paciência para ouvir.
Para atirar búzios sobre a mesa basta ter mão e atrevimento. Mas para ler a resposta escrita nesses búzios pelos encantados é preciso saber do claro e do escuro, do dia e da noite, do nascente e do poente, do ódio e do amor.
Recebi meu nome antes de nascer, comecei a aprender desde menina. Quando fui levantada e confirmada, chorei de medo, mas os orixás me deram forças e iluminaram meu pensar.
HISTÓRIAS
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
HOJE É