Abra o ecrã e veja, com banda sonora de Carmina Burana, as imagens espectaculares de surfistas sobre as ondas do mar alteroso da Nazaré e também a acção das motas de água no seu apoio. Exemplos de coragem e de elevadíssimo risco.
Olhar o futuro pelo espelho retrovisor da história. Qual história? Que futuro?
Teologia da Libertação - Violência estrutural |
Além disso, o facto do Movimento de Jesus nascer e crescer na Galiléia torna lógico pensar que os Zelotas tivessem participado no seu Movimento. Entre "os doze" Apóstolos, Judas, certamente foi um deles. Simão, um dos doze, é mesmo apelidado de "o Zelota" (Lc 6, 15).
A alcunha que Jesus deu aos irmãos Tiago e João, chamando-lhes os "Boanerges" (filhos do trovão), e o apelido que ele deu a Simão Pedro, chamando-lhe "Barjona”, nome guerreiro, também parece estar associado ao Movimento Zelota.
Sessão de Terapia de Grupo
O primeiro diz:
A terceira diz:
Faz-se um silêncio.
Mal tinha apagado as luzes, veio ele, em silêncio... e não perdendo tempo ou palavras, salta para a cama e faz amor com toda a fogosidade, Quando terminaram, e ainda ofegante, a mulher disse:
- "Não esperavas encontrar-me nesta cama!" e, de súbito, ligou a luz.
- "Não, minha senhora"- diz o jardineiro.
O sofrimento da guerra |
O comportamento humano ainda está cheio de inércias e de rastos de comportamentos atávicos dos primatas que nos levam a guerras. Esses comportamentos, que partilhamos com eles são três:
Os comportamentos agressivos para defender o território, a propriedade e a liderança hierárquica estão na origem de todas as controvérsias, de todos os conflitos, de toda a guerra humana, já que são os mesmos que também estão na raiz de todas as guerras dos primatas.
Portanto, a partilha dos bens, a eliminação das fronteiras, respeitando e celebrando as diferenças, e a eliminação de hierarquias são estratégias da humanidade.
Interpretar o seguinte poema de Camões:
Não vendam essa vaca |