Memórias Futuras
Olhar o futuro pelo espelho retrovisor da história. Qual história? Que futuro?
sábado, maio 30, 2015
ANA MOURA - FADO LOUCURA
É uma espécie de B.I., não digo de todos os portugueses mas é, de certo, dos lisboetas. Chorado, carpido, sentido... é uma expressão muito nossa que vem cá de dentro. Se alguém que nunca tivesse ouvido falar em nós nos perguntasse quem somos poderíamos responder cantando um fado...
Em Estância não havia como ganhar a vida |
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)
Episódio Nº 256
Em Ilhéus, às ordens, qualquer coisa é
só escrever. Basta botar no envelope: coronel Boaventura Andrade, Ilhéus,
Estado da Bahia, e a carta chega, não faz falta nome de rua, lá todos me conhecem.
A história não era diferente das demais,
repetia-se sempre igual, pequenas discrepâncias de detalhes. Haviam cultivado
terras à meia, conheceram tempos de prosperidade. Depois foi o que se viu: as
terras voltaram à posse do dono, a cana-de-açúcar substituiu o milho e a
mandioca.
Em Estância não havia como ganhar a
vida: nem terras a lavrar, nem empregos no comércio, nada a faze além do eito
nos canaviais do banguê.
Outrora, Estância chegara a ser
metrópole de importância na vida do Estado de Sergipe. As mercadorias,
transportadas por mar, desembarcadas na barra do rio Real, acumulavam-se no porto
do Crasto. De Estância saíam para o sertão, movimento intenso de comboios e
cometas. Mas os trilhos da estrada de ferro que ligaram a Bahia a Sergipe passaram
longe da cidade e assim a condenaram se não à morte, à decadência.
Aos estancianos não restou alternativa além da
partida para o sul: a fama do cacau arrastava os deserdados. Ainda mais se
haviam perdido terra, lavoura e esperança.
Então sia Leocádia lembrou-se do parente
distante e milionário. Reuniu o clã, propôs o êxodo. Somavam vinte e três
viventes, pais e irmãos, tios e primos, o mesmo sangue: sete mulheres, seis
homens e dez filhos menores, de várias idades.
A moça Neneca recusou partir, andava de
namoro firme com Osíris, brilhante orador oficial e medíocre flautista da Lira
Estânciana, vago caixeiro na modesta loja de tecidos do pai, seu Américo, enfim
um morto-em-pé.
Neneca aproveitou o ensejo para sair de
casa e se juntar com o suplicante: um peso a mais nas costas do pobre seu Américo.
Gabriel, pai de Neneca, ameaçou fazer e
acontecer, ela nem ligou e sia Leocádia disse que ele deixasse a água correr,
calasse a boca: se a assanhada queria ficar ali passando fome para acabar
vendendo o corpo, problema dela, eles tinham demais com que se preocupar.
Sia Leocádia escreveu uma carta ao
Coronel, recordando o encontro e os préstimos. Não batera ainda a caçoleta? Perguntara
Vavá, o filho mais velho de sia Leocádia, cinqüentão.
Se houvesse faltado, a notícia do falecimento
teria chegádo a Estância fatalmente, notícias ruins andam ligeiro, não se
perdem nem se atrasam.
Não vai responder, previu o genro
Amândio, incurável desmancha-prazeres.
Não somente respondeu, como o fez por
telegrama, foi uma sensação. Juntaram os teréns, embarcaram na terceira classe
do trem para a Bahia onde tomariam o navio para ilhéus, contando o dinheiro
parco. Em Ilhéus, o primo se ocuparia deles.
Trabalho não faltava sobretudo na época
da colheita, mas o Coronel não desejava ver seus parentes
mourejando na precária condição de alugados. Lembrou-se de Tocaia Grande,
decidiu ir pessoalmente verificar a situação. Com a assistência de Natário, escolheu
o local, na divisa do roçado e do criatório de Altamirando.
Curso Nocturno
Durante o almoço de trabalho, o Joa
- Bah! …
- Não? Por exemplo, tu sabes quem foi Graham Bell ?...
- Não!
- Foi o que inventou o telefone em 1876. Se
viesses ao Curso Nocturno, sabias…
No dia seguinte, a mesma cena…
- Tu sabes quem foi Alexandre Dumas ?
- Não!
- Foi o autor de ”Os Três Mosqueteiros”. Se
viesses ao Curso Nocturno, sabias…
No dia seguinte, de novo…
-E sabes quem foi Miguel Cervantes?
-Não!
-Foi o autor de ”D Quixote”. Se viesses ao Curso
Nocturno, sabias…
Já em brasa, o Joaqui m
pergunta:
- Ouve lá Raul, e tu sabes quem é Armando Filipe?
- Não !
- Pois é o gajo que anda
com a tua mulher! Se deixasses o Curso Nocturno… saberias!
Prémio Nobel em Etologia em 1973 |
Richard Dawkins
Tantas vezes citado e transcrito neste blog faz todo o sentido que aqui também fique registado, um pouco mais em pormenor, quem é Richard Dawkins.
Nasceu em Nairobi, capital do Quénia, em 1941. Estudou Zoologia em Oxford, tendo-se doutorado sob a direcção do biólogo Nicolaas Tinbergen, Prémio Nobel em 1973 pelos seus estudos em Etologia (disciplina que estuda o comportamento animal).
Foi professor de Zoologia na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Presentemente é catedrático na Universidade de Oxford.
Para lá de cientista e académico, tornou-se conhecido como um dos intelectuais mais influentes da actualidade.
Defensor intransigente da evolução segundo a teoria de Darwin é um divulgador ágil da ciência e do pensamento científico.
Intelectual polémico, defende fervorosa e militantemente o “orgulho de ser ateu”.
As religiões, que tiveram a sua génese na evolução, por causa de alguma vantagem selectiva na moralidade, devem agora, com a explicação científica, serem metidas no caixote das velharias.
Sobre o seu livro, A Desilusão de Deus, disse J. Craig Venter decifrador do genoma humano:
“Esta é uma leitura excepcional – chega a ser divertida…Nem é preciso comprar toda a colecção de Dawkins para se orgulharem da sua coragem de expor o mal que as religiões podem fazer. Os zelosos fundamentalistas da Bíblia vão, sem dúvida, afirmar que encontraram Satanás encarnado”
Matt Ridley, Zoólogo, autor da obra “O Que nos faz Humanos”, ainda sobre o livro afirma o seguinte:
“Dawkins dá ás compaixões e emoções humanas o seu devido valor, que é uma das coisas que confere força às suas críticas à religião.
Hoje em dia, muitos líderes religiosos são homens que, o que é óbvio para qualquer pessoa except o para os seus perturbados seguidores, estão dispostos a sancionar a crueldade perversa ao serviço da sua fé.
Dawkins atinge-os com todo o poder que a razão pode exercer, destruindo as suas absurdas tentativas de provar a existência de Deus ou as suas presunçosas reivindicações de que a religião é a única base da moralidade, ou que os seus livros sagrados são literalmente verdadeiros”.
No Prefácio do seu livro, Richard relata um episódio que se passou com a sua mulher quando ainda era criança.
Ela detestava tanto a escola que frequentava que queria deixá-la. Mais tarde, já com mais de 20 anos, revelou aos pais este triste facto, o que deixou a mãe horrorizada: “Mas, minha querida, por que não nos contaste?” ao que ela respondeu: “Mas eu não sabia que podia contar”.
“Eu não sabia que podia”
Há por aí muitas pessoas que foram educadas de acordo com uma determinada religião, que são infelizes nela, que não acreditam nela ou que se preocupam com os males cometidos em nome dela; são pessoas que sentem uma vaga ânsia de deixar a religião dos pais e gostariam de o fazer, mas que pura e simplesmente não compreendem que isso seja uma opção.
O livro “A Desilusão de Deus” tem como objectivo despertar consciências, dar a perceber a essas pessoas que, afinal, “elas podem”e que é possível ser-se ateu sem deixar de ser uma pessoa feliz, equi librada, com sentido moral, e intelectualmente realizada.
Nota
O seu livro, “A Desilusão de Deus”, durante muito tempo esteve à direita na minha secretária como apoio ao meu blog. Com ele não me fiz ateu porque há muito estava no mundo dos descrentes e não porque tenha deixado de ser crente, simplesmente porque nunca o fui.
Richard Dawkins reforçou a minha posição e como cientista de eleição que é explicou-me comportamentos que eu não tinha aprendido nem compreendido.
Richard Dawkins é daqueles professores de quem ficamos amigos para sempre porque nos enriquece com o seu saber e tudo de uma forma muito humana. A sua posição relativamente a Jesus da Nazaré diz tudo sobre o seu carácter e personalidade.
Eu daria um conselho aos razoavelmente crentes: não leiam este livro porque ficam atravessados de dúvidas que os vão perturbar mesmo que não o reconheçam.
Os crentes fervorosos não pensem sequer em lê-lo porque seria como chocarem contra uma parede o que era insuportável.
Todos os outros, que na nossa sociedade constituem a maioria, façam o favor de o ler: é como beber um copo de água fresca da fonte. Ficam interiormente refrescados.
sexta-feira, maio 29, 2015
Gente simples e direita. |
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)
Episódio Nº 255
Vendo-o de olhos fechados, Zilda se
retirou de mansinho, evitando fazer barulho. O Coronel não a reteve, deixou-a
partir sem retomar o fio da conversa: não gostava de falar sobre a ausência do
filho. Devido, quem sabe, ao desgosto dessa ausência, apegaya-se ainda mais aos
velhos servidores, gente simples.
Sai Pequena que envelhecera na casa-grande,
sem um só dia de descanso. O negro Espiridião, a carapinha branca. Quando viera
com o bacamarte era um cabra de meia-idade e desde então velava na casa-grande
o sono do Coronel. A comadre Zilda e o compadre Natário.
Natário terminara compadre e capitão,
pois além da valentia e da lealdade, comuns a ele e a Espiridião, tinha
inteligência, sabia ler e escrever e sobretudo sabia comandar.
Gente simples e direita, também a moça
Sacramento que jamais o tratou por tu ou por você. Dizia vosmicê e coronel, mas
a voz e os modos eram um consolo para as agruras e o descaso; restauravam-lhe
as forças e a vontade de viver.
Catava-lhe cafuné, ele na rede, ela
sentada no chão, cheirava a folha de pitanga, na cama acolhia-se em seu peito,
ria e suspirava. Conselho de Natário, o Coronel o seguira. Dera-se bem como
aliás sempre acontecera.
10
Quando se viram no mato sem cachorro,
reduzidos ao dinheiro das benfeitorias e mais um pouco posto por caridade por Leovigildo
Calasans, dono do banguê, sia Leocádia, octogenária, viúva, mãe, sogra, tia,
avó, recordou-se do parentesco.
Naquela hora de atribulação, quem os
poderia socorrer senão o primo?
Primo em terceiro ou quatro grau, nem
por isso desconsiderado. O coronel Boaventura Andrade, na última vez em que
estivera em Estância, fazia um tempão, os reconhecera e saudara na feira onde
expunham e vendiam a fartura da meação.
Milionário, não sabendo onde botar o
dinheiro, não desdenhara da pobreza dos parentes. Sentado num caixote ao lado
da prima Leocádia, demorara-se a conversar, relembrando pessoas e
acontecimentos, uns engraçados, outros tristes.
Além de prima, Leocádia fora namorada do
trombonista José de Andrade, pai do Coronel. Muitas mazurcas, muitos xotes
haviam traçado juntos nas festas da Lira Estânciana, inesquecíveis.
- Por pouco não fui sua mãe, primo
Boaventura.
Enternecido, o lorde grapiúna abriu a
carteira e deu uns trocados para a criançada. Uns trocados? Maqui a grossa que Leocádia guardou para uma
necessidade de saúde e médico.
Ao despedir-se, o Coronel ofereceu os
préstimos se um dia viessem a precisar.
Afinal, ela corta ou não corta? |
Afinal, cortam
ou
não cortam?
Com tantos pensionistas e reformados a poderem usar o
direito de voto nas próximas eleições legislativas de Outubro, começar a falar
no corte das pensões constitui um crime “lesa majestade” em termos eleitorais.
Eu ouvi a ministra das Finanças, Maria Luís, dizer aqui lo que disse no encontro com os jovens da JSD e o
que ela afirmou não foi que ia cortar nas pensões actuais.
O que ela disse foi: "É honesto dizer aos portugueses que será preciso fazer alguma coisa sobre as pensões para garantir a sustentabilidade da Segurança Social. E isso pode passar por alguma redução mesmo nos actuais pensionistas." o que bate certo com a economia de 600 milhões nesta área que consta do
Orçamento para este ano e até já foi enviado para Bruxelas.
Por outras palavras: “vamos cortar nas pensões" e ponto
final.
De resto, esta é a solução fácil e intuitiva não, necessariamente
a certa, com a vantagem de não exigir rasgos de imaginação para problemas e
situações deste género.
Quando Salazar chegou ao poder e encontrou as finanças desequi libradas a medida que tomou foi cortar nas despesas,
aumentar os impostos e logo a seguir cortar também nas liberdades com a criação
da Polícia de Estado para dar uns “abanões e puxões de orelhas” a quem
contestasse essas medidas.
A Coligação tem exactamente o mesmo programa o qual, de
resto, vem sendo aplicado desde que subiu ao poder com grande entusiasmo e apoio
dos mercados e instâncias internacionais financeiras e sobre as quais não
pretende enganar ninguém. Por isso, Maria Luís disse o que disse.
Tirar rendimentos às pessoas, e são muitas, que pela sua
idade já não podem voltar ao mercado de trabalho e muito menos emigrar, é condená-las
a uma vida progressivamente de maiores dificuldades para elas e para os filhos e netos de quem são, muitas vezes,
amparo com a agravante que não se ouve uma palavra de esperança nos rostos
austeros de Passos Coelho e Maria Luís e do agoirento e descorçoante número dois do
PSD, Marco António.
Fazer diferente daqui lo
que fez Salazar e do que Passos Coelho está a fazer, é a aposta na outra via,
de uma margem que é estreita, e na qual António Costa, do Partido Socialista,
acredita.
Procurar o desenvolvimento da economia, fazer crescer o emprego para aumentar o poder de compra dos consumidores com impacto favorável nas pequenas e médias empresas que foram tão atingidas fazendo crescer, desta maneira, os descontos para a Segurança Social, é a grande proposta do PS.
António Costa
sempre disse que o futuro do país está mais na Europa e na política da
Comunidade Europeia do que, propriamente, a nível interno que dificilmente
melhorará se o externo não melhorar.
Por isso, insiste que em colaboração com outros países
europeus que nos estão mais próximos, devemos tentar influenciar essas políticas
para que as nossas condições de progresso sejam mais favoráveis e não impliquem
tantos sacrifícios.
Costa é um homem inteligente que faz uma leitura
correcta da situação internacional, com uma extensa formação política e embora
não tenha “ventoinhas na cabeça” como António Vitorino, tem uma experiência de
vários anos de governar a Câmara Municipal de Lisboa com o agrado da
generalidade dos lisboetas tendo dado provas, ao longo desses anos, de ser um
político paciente que sabe ouvir e dialogar.
Temos agora aí à porta a saída ou não saída da Grécia da
zona Euro. Percebe-se pela leitura dos jornais que as tensões estão a ser
puxadas ao máximo e a minha esperança e a de muitos portugueses e europeus, é
que Tsipras compreenda que em política o que interessa é “a vitória do possível”
e que os gregos lhe ficarão agradecidos por qualquer vantagem que ele consiga
no resultado final das negociações.
Se a Grécia sai da Zona Euro é mau para Portugal, para a
Europa no seu conjunto mas péssimo para a Grécia por muito que lhe possa
agradar a “defesa da honra”.
O caminho que a Europa tem que percorrer e as lutas que
os países do Sul têm que travar serão mais longas e difíceis do que desejaríamos. Para essas batalhas da justiça, igualdade e
solidariedade entre todos os países da Comunidade Europeia, precisamos da Grécia,
que é um dos nossos.
Se ela sair do “ringue” é uma capitulação, uma vitória
dos países do Norte, uma derrota dos países do Sul a quem as normas têm sido
impostas.
Tenhamos esperança na “vitória grega do possível”.
quinta-feira, maio 28, 2015
IMAGEM
Rua em Pompeia
Toda a cidade de pompeia estava inclinada relativamente ao mar. Quando chovia as ruas eram pequenos rios correndo por ali abaixo, por isso, os passeios estavam sobre elevados cerca de 20 cm e estas pedras que se vêm, arredondadas, permitiam que as pessoas mudassem de passeio sem se molharem. Os carros podiam igualmente passar porque as rodas passavam entre as pedras como se percebe pelas marcas dos sulcos.
André Rieu - Ballade pour Adeline
Richard Claydman, pianista francês, viu a sua vida mudar drasticamente em 1976, quando o produtor francês Olivier
Toussaint compôs uma balada em homenagem à sua filha recem nascida, Adeline, e contatou Richard para executar sua obra e gravá-la em LP.
Uma rua em Pompeia |
POMPEIA
Em 22 de Abril de 2008, na sequência de uma viagem de
passeio a Itália que incluía a visita a Pompeia, coloquei aqui no meu blog este texto. Sete anos depois
reponho-o novamente e peço a todos que tenham a possibilidade de fazer essa
viagem e gostem de coscuvilhar na vida dos outros que viveram há dois mil anos,
façam também esta visita e oxalá que tenham a sorte de serem acompanhados de
uma Guia turística tão boa como aquela que me acompanhou.
Vão aprender mais do que aqui lo
que estudaram durante anos sobre os romanos ou melhor, vão aprender coisas
diferentes ou, melhor ainda, vão conhecê-los. As nossas raízes culturais e
civilizacionais estão ali...
Pompeia
Visitar Pompeia é dar um salto a um passado, ao nosso passado, com 2 mil anos
que não é possível fazer em mais nenhum sítio do mundo.
Dezoito mil pessoas, 80% da população
de uma cidade que fervilhava de vida, tiveram uma morte horrível sacrificadas
no altar da história pelas cinzas de um vulcão para que hoje nos seja possível,
com toda a sem cerimónia, vasculhar nas suas vidas.
As ruínas de Pompeia constituem uma
espécie de cápsula do tempo e eu estou feliz por ter podido, na semana passada,
ainda que por um reduzido período de tempo, sentir o impacto de uma cidade à
qual apenas faltam pouco mais que as estruturas de madeira e que permaneceu
escondida debaixo de 7
metros de cinzas vulcânicas aguardando que a destapassem
para que de novo pudesse voltar à luz do sol.
A história de Pompeia é conhecida de
todos, muito em especial dos europeus, pois ela aconteceu numa cidade do sul da
Europa e na orla do Mediterrâneo onde se desenvolveu a cultura greco-romana que
mais influenciou aqui lo que somos
hoje como povo.
Mas saber, ver fotografias ou
documentários é muito diferente do que estar presente, olhar e sentir,
calcorrear ruas e passeios, entrar dentro das casas, observar os trilhos feitos
pelos rodados nas lajes das ruas ao longo dos séculos, ruas que numa cidade
situada numa encosta que ia dar praia, se transformavam em leitos de pequenos
rios que escoavam até ao mar as águas das chuvas.
E ao longo das ruas lá estão as
tabernas, padarias, lojas, aqui lo
que hoje seriam os restaurantes, edifícios públicos, residências de pessoas
ricas como a de Meneandro, única pela quantidade e qualidade do artesanato que
continha, bordéis (foram encontrados 25) o teatro, os armazéns, os grandes
espaços públicos onde os comerciantes discutiam sobre os negócios e eram
expostas as estátuas dos deuses venerados como Apolo, mas também os Templos
(haviam 3 dedicados a Apolo, Júpiter e Vénus e um 4º à deusa egípcia Ísis) as
arenas, os banhos públicos, enfim, tudo o que era uma cidade daquele tempo.
Ressuscitada com tantos testemunhos a
reprodução da vida do dia a dia daquelas pessoas pode hoje ser feita no
pormenor desde como viviam, comiam e até como faziam sexo o que terá permitido
à guia afirmar que os romanos eram bissexuais.
Os prostíbulos eram constituídos por
uma série de quartos cuja mobília era apenas uma cama de pedra com um colchão
por cima. À porta, uma simples cortina onde constava o preço e a especialidade
da prostituta.
Estas, conhecidas na antiguidade por
“lobas”, aguardavam os clientes à entrada vestindo uma toga curta e uma rede
fina de fios dourados cobrindo os seios.
Os preços eram populares e
correspondiam, nos bordéis ordinários ao preço equi valente
a duas taças de vinho barato enquanto que, nos que se destinavam à elite
romana, o preço poderia quadruplicar.
Uma das contribuições mais recentes
para o entendimento desta memória foi a exposição que teve lugar no Museu
Nacional de Arqueologia de Nápoles de um conjunto de 250 de pinturas e estátuas
eróticas recolhidas dos escombros da cidade de Pompeia e de outras três
vizinhas que igualmente foram soterradas pelas cinzas do Vesúvio.
São peças de deuses, sátiros e ninfas
protagonizando cenas de sexo e um conjunto de frescos que formam uma espécie de
Kama Sutra romano.
Esta colecção, por influência da
Igreja Católica, esteve sempre guardado numa “sala secreta” cujo acesso só era
permitido aos estudiosos.
Diante de tudo isto que era
desenterrado em Pompeia alguns chegaram a classificar a cidade como um antro de
luxúria e de devassidão, uma espécie de Las Vegas do Império Romano. Esta ideia
era reforçada pelas inscrições feitas nos muros da cidade com frases que
poderiam estar nas portas das casas de banho de uma cidade moderna.
Mas esta conclusão é demasiado
simplista e não corresponde à verdade de acordo com a opinião de reputados
antropólogos. Os romanos não faziam sexo com mais frequência do que as pessoas
de hoje, simplesmente atribuíam ao acto um carácter religioso e
representavam-no na sua arte.
Para os romanos, a reprodução era um
momento mágico, sagrado e os falos eram a imagem mais divulgada que se pode
ver. Nas paredes, à entrada das casas como sinal de riqueza e prestígio do
proprietário, no chão das ruas para indicar a direcção do bordel mais próximo,
nos amuletos que se usavam ao pescoço para proteger, no meio das plantações
para assegurar a fertilidade dos campos, nas candeias, penduradas à beira das
camas, para assegurar ao casal bons fluidos adequados a uma noite de amor.
As romanas, na época do Império,
gozavam de muito maior prestígio do que as mulheres contemporâneas de outras
civilizações.
Enquanto que na Grécia, por exemplo,
o sexo feminino vivia segregado as romanas podiam participar em banquetes, ter
propriedades e gerir pequenos comércios e se não tinham direito a voto podiam
participar nas campanhas e apoiar os seus candidatos.
Pompeia desfrutava de uma economia
próspera com base no seu principal produto que era o vinho mas também a lã e
objectos de bronze que trocavam por couro, âmbar e escravos.
Metade da sua população era
constituída por crianças e a esperança de vida andava por volta dos 40 anos.
E o que faziam os habitantes de
Pompeia num dia normal das suas vidas?
Além das termas e banhos públicos
lotavam as tabernas cujos balcões se prolongavam ao longo da rua e nos quais os
clientes apressados poderiam beber um copo de vinho acompanhado de uma salsicha
ou de um doce quente.
A maioria dos moradores frequentava
as 3 arenas da cidade a maior das quais tinha capacidade para 20.000
espectadores e onde assistiam a lutas de gladiadores o mais famoso dos quais,
Spartacus, esteve aqui em instalações
que nos foi possível visitar.
Mas todos eles gozavam de
popularidade tal como hoje os desportistas tendo mesmo direito a adept os organizados e em 59 D.C., durante uma luta
entre dois gladiadores, gerou-se uma zaragata tão grande entre as claques opostas
que o estádio esteve interdito durante 10 anos.
Dois qui ntos
da cidade de Pompeia está agora a ser descoberta das cinzas mas com cuidados
rigorosos que não foram tidos nos trabalhos anteriores havendo a preocupação de
não retirar nada dos locais onde as coisas são encontradas para que a noção do
conjunto daquela realidade histórica permaneça o mais possível intocável.
A explosão do Vesúvio constituiu um
fenómeno de proporções difíceis de imaginar.
A nuvem resultante dessa explosão foi
vista em Londres e o espectáculo foi observado de Roma a 200 km de distância. Pedras
com 8 toneladas foram arremessadas a kms e uma montanha com mais de 3100 metros de altura
de encostas recobertas de árvores que à curta distancia a que se encontrava de
Pompeia constituía uma vista de grande beleza que hoje só podemos imaginar,
ficou reduzida a um monte escuro, sem graça, com pouco mais de 1.000 metros .
A maioria das pessoas morreu sufocada
pelo ácido clorídrico e outras agonizaram a um calor de quase 500 graus. De seguida,
todas foram recobertas pelas cinzas molhadas que com o tempo secaram
ajustando-se perfeitamente aos corpos de forma a registar as expressões faciais
nos momentos derradeiros.
Depois dos processos de decomposição
ficaram moldes ocos que preenchidos com gesso líqui do
trouxeram de novo para a actualidade as mais famosas imagens da cidade.
O historiador Plínio “O Jovem” que
assistiu à distância e pôde sobreviver para contar escreveu:
“Era possível ouvir o lamento das
mulheres, o choro das crianças, o grito dos homens. Alguns estavam tão
aterrorizados que rezavam pela morte. Outros levantavam as mãos para os deuses
e muitos desacreditaram da existência deles naquela noite interminável”.
A cidade permaneceu sepultada durante 1500 anos. Em 1594, o ar
O Vesúvio não é um vulcão extinto.
Ele apenas está adormecido! Pode voltar
a ser activo e, por isso, é monitorado.
Para evitar outra
tragédia, o governo italiano implantou um plano de incentivo para ajudar locais
a se mudarem (são 26 mil habitantes). O problema é que muitos resistem (e
denunciam que o valor oferecido pelo governo não é o bastante para uma mudança
digna), correndo o risco de viverem um espectáculo de horror como o de quase
2000 anos atrás.
Que achou da terra, Coronel? |
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)
Episódio Nº 254
O Coronel nunca conseguira explicar o condão que permitia ao mameluco ler os pensamentos, adivinhar o futuro. O sangue índio, outra coisa não seria.
Foram por fim tomar um trago, antes do
almoço, na venda de Fadul.
- Que achou da terra, Coronel?
- Com mais uns anos passa Taquaras. Só
está faltando o trilho do trem chegar aqui .
Empachado, saiu da mesa direto para a
rede na varanda a fim de tirar um cochilo. Antes, porém, de ressonar, o Coronel
trocou dois dedos de prosa com a comadre Zilda e lhe contou as novas da
Atalaia. Sia Pequena ganhara uma ajudante, a filha do finado Tiburcinho: se
recorda dela, comadre?
- Sacramento? Se lembro muito bem... Uma
lindeza de menina.
No rosto do Coronel, marcado pelo tempo
e pela vida, pelas amarguras, despontou um sorriso acanhado, quase tímido.
- Sia Pequena mal consegue andar. A
sorte foi essa moça, trabalhadeira não tem outra. Moça boa, comadre. A casa
está de fazer gosto e até de mim ela se ocupa. - Falava de criada ou de amásia?
- Aqui pra nós, comadre, lhe digo
que agora passo mais tempo na Atalaia do que em ilhéus.
-
E Venturinha, compadre? Tem dado notícia?
O sorriso sumiu do rosto do Coronel:
- Continua pelo Rio, penso que se mudou
de vez.
- Sempre nos estudos? É caprichoso
mesmo, nunca vi gostar tanto de estudar. - Puras palavras de louvor, inocentes,
sem
malícia.
- Pois é, comadre, já era
tempo de parar. Com estudo demais, doutor
acaba virando vagabundo.
O grito fanhoso do papagaio cortou o
diálogo:
- Filho da puta! Vá tomar no cu!
O Coronel cerrou os olhos tentando
afastar o pensamento de
Venturinha a trocar pernas no Rio de
Janeiro, de que adiantava se afligir? Mas se afligia, qui sesse
ou não, o sem-juízo era seu filho, o único. Por causa dele trabalhara sem
descanso, dia e noite.
Rompera a mata e a desbravara, plantara léguas
de cacau. Empunhara armas, combatera, arriscara a vida, mandara matar e matara.
Ah, se não fosse a moça Sacramento já
teria perdido por completo o gosto de viver - não bastam o dinheiro e o
poderio.